Vejamos: não sei se já foi feita alguma pesquisa sistemática sobre esta correlação, mas eu tenho para mim que as pessoas tendem a procurar mais as religiões quando estão em dificuldades do que quando estão satisfeitas e de bem com a vida. É notório que em épocas e locais em que há maior intensidade de calamidades, há um paralelo crescimento da quantidade de pessoas religiosas e do número de seitas e religiões. Também é sabido que a maioria das pessoas tendem a "relaxar" religiosamente quando não estão com problemas, só recorrendo a "Deus" quando se encontram em má situação; tanto é que é comum a frase ameaçadora dos religiosos:"na hora das dificuldades, a quem você recorre? Hein?".
Ou seja, quanto mais ruim estiver a vida e mais calamidades e coisas más ocorrem, mais as pessoas tendem a procurar a religião. Desta forma, aumenta-se a probabilidade de encontrarem Deus se salvarem. O Diabo deveria então promover o bem o máximo possível, pois desta forma estaria afastando mais as pessoas de deus e aumentando a probabilidade delas ir para o inferno, o que constitui a sua missão. Porém o que mais vejo são as igrejas cristãs atribuindo todos os males do mundo ao diabo, ora, por que ele faz o mal se isto acaba contribuindo para aproximar as pessoas de Deus?
Gostaria que algum cristão me explicasse isso.