Baal também era um deus ali da área, e tinha um (não sei se o mesmo) que era adorado em forma de cordeiro.
Não sei se é verdade, porém.
Marco, tô vendo umas coisas aí de ir no candomblé, assim que eu conseguir ter um fds em paz. Te conto como foi, se quiser. Se é que candomblé vale também, eu não sei.
Baal-zedoth ou "Senhor das Moscas" é um insulto dos judeus a um dos nomes originais do Baal (senhor) cananita, embora eu realmente não me recorde qual.
Na verdade, Baal era uma divindade guerreira muito popular entre os palestinos. Em cidades diferentes ele podia assumir epígrafes, formas e personalidades diferentes, mas o cordeiro seguramente era uma delas.
Como já observaram vários estudiosos, o Baal cananita é parte componente da personalidade do Javé do velho testamento, principalmente o deus guerreiro que ajuda Josué a conquistar a "terra santa"; também do deus vingador que ajudá Moisés a tirar seu polvo do pseudo-julgo egípcio.
Curiosamente, certos círculos maçonicos, segundo supõem-se (rito escocês), representam seu "arquiteto universal" como um mix de três deuses: Osíres, Javé e Baal.
JOHN FORD TAMBÉM É CULTURA!!!
Valeu queridão!!! Eu acho essas histórias as mais legais. Conta pra nós quantas e quais são as versões do mioto do surgimento do bem e do mal em que existe bem e mal "personificados"... tem umas MIL do Lúcifer, era coisa que valia a pena pesquisar, viu...
E eu tô com TANTA COISA "que até vale a pena pesquisar, viu..." que não tá dando tempo... e aí eu peço mastigadinho haha, como se resolvesse...
Essa coisa do candomblé é porque eu fui escrever aquele trabalho lá e travei animal porque nunca VI, entendem, precisa viver um pouco a coisa, criar o clima e tal. Aí comentei isso com um amigo que entendeu o interesse antropológico da parada e disse que vai me levar, mas eu tô enrolando porque NUNCA DÁ TEMPO pra nada e eu nem vida social tenho mais, bleh. Maio é foda.