Também não vi exatamente validação, mas acho que merecia condenação, não condescendência. A coisa mais próxima de validação foi colocar no tempo presente o açoitamento.
Não é muito diferente de dizer que é totalmente natural que filhos de um casal nazista sejam nazistinhas, por isso é completamente natural coisas como aquelas "prussian blue".
Ambas as situações são "naturais" a tendência do comportamento humano em desenvolvimento no meio da cultura que está inserido. De certa forma o exemplo dos nazistas é até melhor, porque não exige que os brancos estejam açoitando negros ainda hoje, o que mesmo metaforicamente é bem questionável.
A coisa mais parecida com que a ministra disse, mas mais coerente com a realidade, seria que é natural que os negros se sintam ressentidos com brancos se crescem em meio à uma cultura que coloca a si mesmos como vítimas dos brancos dominadores, uma cultura que possivelmente nasceu nos tempos da escravização dos negros por pessoas que na maioria eram brancos, no Brasil, e do preconceito mais generalizado que se sucedeu.