Sim, Angelo, compreendo - as minhas dúvidas são a respeito de a quem estamos nos referindo aqui no fórum quando dizemos "criacionistas"; Algumas vezes eu me perco nessas citações.
Por exemplo: alguém que acredita que deus existe, criou o Universo e a vida e que interfere de uma forma sutil na criação, seja lá como for, mas acredita também que todo o conhecimento científico é verdadeiro e descreve da melhor forma a forma como esse deus criou todas as coisas é considerado um criacionista?
Não, seria um "evolucionista", e também teísta. Mesmo que ele defendesse que o conhecimento científico atual, sobre big-bang, evolução, seleção natural, etc
provasse a existência de um deus e que somos criação divina. Esses são teístas defensores de um "universo precisamente ajustado".
Criacionistas geralmente negam alguma coisa nesse interim, que teria surgido de repente, por uma intervenção muito pouco sutil, quebrando as leis físicas por milagre, ou apenas aparentemente, numa exceção inexplicável pelo nosso conhecimento atual, segundo alguns que gostam de filosofar mais, ou ainda, agindo antes das leis físicas estarem vigentes no universo.
Há uns casos meio nebulosos em uns pontos, como um criacionista do século passado que aceitava que a gravidade era tal como descrita nas teorias, mas que deus ativamente fazia infinitos cálculos para todas as interações gravitacionais do universo e movia as porções de massa de acordo. Se ele também não negasse a evolução biológica, possivelmente não seria rotulável como criacionista apesar disso... ainda que seria um deus um tanto estranho....