Autor Tópico: Banco Real demonstra Laicidade  (Lida 3806 vezes)

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
Banco Real demonstra Laicidade
« Online: 02 de Abril de 2007, 17:11:23 »
Vejam estes links: Que Jesus proteja o nosso... dinheiro? e Banco Real atende solicitação de Ateu

BANCO REAL ATENDE SOLICITAÇÃO DE ATEU
O Banco Real (ABN Amro Bank) atendeu no último dia 28 de março de 2007 a solicitação de processo interno iniciada por mim (Gabriel Gonzales), que questiona a presença de Crucifixos nas agências do banco. O Banco Real é uma empresa privada que possui inúmeros clientes, não só católicos, mas ateus, evangélicos, espíritas, judeus, islamicos, enfim de todos os credos,que efetuam os mesmos pagamentos de taxas, iguais à qualquer cliente católico, e a presença de tal símbolo fere a liberdade de expressão religiosa ou de ausência dela. Devido a tal, a superintendência do Banco determinou que os crucifixos das agências 0432 e 1299 respectivamente nas cidades de Araraquara e Presidente Prudente (ambas no Estado de São Paulo) sejam removidos imediatamente.
Como tal, fica arquivada a decisão como exemplo para todas as agências da rede, sendo necessária a constatação da presença do símbolo para ser determinada a retirada de tal. Em outras palavras, é necessário que denunciem o número da agência do banco Real que possui o crucifixo para que seja indicada a remoção.
Denuncie a agência da sua cidade pelo telefone 0800 7072399
Segundo frase do próprio banco: "Banco Real, repeitando a liberdade de culto e religião na teoria e também na prática!"

Vejo como um grande avanço na liberdade de expresão no Brasil tal prática do banco, já que nem os órgãos públicos respeitam a determinação da constituição federal de 1988 que caracteriza o Brasil como estado Laico.
Uma vitória para nós ateus!!!
Abraço à todos
Gabriel Gonzales

E não é que reclamar funciona mesmo? Estou quase mudando de banco!  :oba:
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Banco Real demonstra Laicidade
« Resposta #1 Online: 02 de Abril de 2007, 17:20:16 »
Muito boa notícia! :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #2 Online: 02 de Abril de 2007, 17:23:37 »
Vou mudar de Banco. :D

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 02 de Abril de 2007, 17:43:38 »
[crente fanático]

Tiraram a cruz do meu banco, daqui a pouco vão estar vindo tirar a bíblia da minha casa e derrubar minha igreja!!!

[/crente fanático]

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #4 Online: 02 de Abril de 2007, 17:50:38 »
Hmmm.

Eu sei que sou minoria nesse ponto, mas crucifixo em local de trabalho realmente não me incomoda. Nem num espaço público, nem num privado.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #5 Online: 02 de Abril de 2007, 17:55:20 »
Hmmm.

Eu sei que sou minoria nesse ponto, mas crucifixo em local de trabalho realmente não me incomoda. Nem num espaço público, nem num privado.
A mim também não, salvo em órgãos judiciais.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #6 Online: 02 de Abril de 2007, 17:58:46 »
Eu pensava assim também, até me dar conta (de novo) que apenas retirar o crucifixo não resolve o problema real :-)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #7 Online: 02 de Abril de 2007, 18:24:51 »
É privado, se quiser ter crucifixos tudo bem. Mas mostra a boa vontade do banco. Mesmo assim não vou mudar, por que o Banco Real é muito ruim, pelo menos na minha cidade.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #8 Online: 02 de Abril de 2007, 18:37:10 »
Aqui na minha cidade o mais vantajoso é ter uma conta no Banco do Brasil. Existem caixas do banco espalhados por toda parte, tornando o acesso à grana muito fácil. Sem contar que os caixas eletrônicos e o Internet Banking são fáceis de usar e compatível com o Firefox.

Já do Banco Real eu não conheço nada.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Abril de 2007, 18:48:22 »
[crente fanático]

Tiraram a cruz do meu banco, daqui a pouco vão estar vindo tirar a bíblia da minha casa e derrubar minha igreja!!!

[/crente fanático]

Deus te ouça!!!!  :histeria:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 02 de Abril de 2007, 20:22:55 »
Eu pensava assim também, até me dar conta (de novo) que apenas retirar o crucifixo não resolve o problema real :-)
Qual é o problema real?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 02 de Abril de 2007, 20:41:11 »
Eu duvido muito que o Ceticismo vai se fortalecer no mundo à base de crucifixos removidos. Isso vem com educação e o ensino do pensamento crítico, não com protestos de clientes aborrecidos.

Confesso que acho essa implicância com os crucifixos, com o "Deus seja louvado" nas moedas, com o prefácio da Constituição uma certa perda de tempo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 02 de Abril de 2007, 20:47:12 »
Tudo bem, fortaleceu a sua argumentação sobre o porque acha que não vale a pena essas reinvindicações, mas eu esperava que fosse falar algo sobre o "problema real", pois vi comentários interessantes sobre a educação e o ensino e também concordo que seja mais importante, apesar de ver importancia nas questões dos simbolos religiosos e até do "deus seja louvado" nas moedas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #13 Online: 02 de Abril de 2007, 22:06:14 »
Aqui na minha cidade o mais vantajoso é ter uma conta no Banco do Brasil. Existem caixas do banco espalhados por toda parte, tornando o acesso à grana muito fácil. Sem contar que os caixas eletrônicos e o Internet Banking são fáceis de usar e compatível com o Firefox.

Sou cliente dos dois. O site do Real é melhor que o do BB. Mas a rede de atendimento do BB é mais ampla.

Mas como minha família inteira trabalha no BB (e portanto, dependemos do banco), tenham conta no Banco do Brasil, minha gente! Lá não tem crucifixo para ser tirados da parede! :P
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Danieli

• Visitante
« Resposta #14 Online: 02 de Abril de 2007, 22:10:30 »
Sou correntista do Real, e gostei da notícia :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #15 Online: 03 de Abril de 2007, 09:06:31 »
Tudo bem, fortaleceu a sua argumentação sobre o porque acha que não vale a pena essas reinvindicações, mas eu esperava que fosse falar algo sobre o "problema real", pois vi comentários interessantes sobre a educação e o ensino e também concordo que seja mais importante, apesar de ver importancia nas questões dos simbolos religiosos e até do "deus seja louvado" nas moedas.

O problema real a que me referia é justamente esse: não adianta tirar os crucifixos se a cabeça das pessoas não mudar. É apenas mais uma medida inócua e que, em minha visão, polariza o debate em torno de algo de importância nula. Corremos o risco de passar anos discutindo ninharias politicamente corretas.

Se em vez disso fomentarmos o debate filosófico, o pensamento crítico etc., os símbolos religiosos descerão naturalmente. Talvez seja uma meta a longuíssimo prazo, mas eu pelo menos acho que é melhor do que fazer todo esse estardalhaço.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 03 de Abril de 2007, 09:19:53 »
Excelente ponto.  Crucifixo não é  atalho.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 03 de Abril de 2007, 09:24:07 »

O problema real a que me referia é justamente esse: não adianta tirar os crucifixos se a cabeça das pessoas não mudar. É apenas mais uma medida inócua e que, em minha visão, polariza o debate em torno de algo de importância nula. Corremos o risco de passar anos discutindo ninharias politicamente corretas.

Se em vez disso fomentarmos o debate filosófico, o pensamento crítico etc., os símbolos religiosos descerão naturalmente. Talvez seja uma meta a longuíssimo prazo, mas eu pelo menos acho que é melhor do que fazer todo esse estardalhaço.

Concordo com o debate filosófico e o pensamento crítico, mas não vejo as outras atitudes como inócua e de importância nula, muito menos ninharia política. É o ativismo ateísta, que possibilita através de atitudes mais impactantes trazer a atenção e possibilitar a discussão a respeito da existência de deus em outras esferas além de se discutir o laicismo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 03 de Abril de 2007, 09:25:53 »
Mas... a existência de Deus tem alguma importância para nós ateus?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 03 de Abril de 2007, 09:28:11 »
Mas… a existência de Deus tem alguma importância para nós ateus?
É claro que tem, pois é uma afirmação falsa que os teístas se utilizam e somos ateus justamente para se opor a essa crença. Mesmo que seja no nível de descrença e não de negação.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #20 Online: 03 de Abril de 2007, 09:54:32 »
Discordo cordialmente :-)

O ativismo que tem que ser feito agora é o combate à tentativas de inserir currículo religioso em escolas, à iniciativas políticas fomentadas por religião, Design Inteligente sendo apresentado como alternativa à Evolução, tratamentos médicos ditos "alternativos" que não curam e por aí vai.

Bater de frente contra crucifixos e expressões de louvor em dinheiro é um desperdício de energia e retórica. Polariza o debate em pontos de menor interesse enquanto os pontos grandes continuam. E o que é mais grave, podem ser encarados (se corretamente ou não é outra história) como uma tentativa de impor o ateísmo, o que apenas gera mais resistência.

Bom ponto.

Como eu costumo dizer para alguns colegas de trabalho evangélicos, mesmo os ateus e agnósticos podem realizar a Obra Divina e glorificar a Deus através de seus atos -- mesmo que eles não pensem assim e nem tenham essa intenção :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 03 de Abril de 2007, 10:03:09 »
É claro que tem, pois é uma afirmação falsa que os teístas se utilizam e somos ateus justamente para se opor a essa crença. Mesmo que seja no nível de descrença e não de negação.

Eu sou ateu porque não creio em Deus, não para me opor à crença.  Acho estranho dar mais importância a Deus do que a maioria dos teístas.

Se Deus existe, ele se destaca por ser muito discreto e até irrelevante, não por ser um "inimigo" meu; o problema não é Deus, não é nem mesmo a crença em Deus - é a falta de responsabilidade e de sanidade que por vezes se esconde por trás dessa crença.
« Última modificação: 03 de Abril de 2007, 10:11:13 por Luis Dantas »

Raphael

• Visitante
« Resposta #22 Online: 03 de Abril de 2007, 10:15:46 »

Por experiência própria este banco é um lixo, tudo bem que você mora em uma cidade que tem milhões de caixas eletrônicos, mas ele é ridículo. Movi uma ação contra eles no Procon do Rio, eles enviaram um cartão de crédito pra minha casa sem eu solicitar, ridículos ao extremo.

E eles também cobram uma taxa de manutenção bancária de 15,00 reais por mês, o que torna o banco mais ladrão ainda.

Infelizmente não posso mudar de banco, eu recebo por ele, a conta é da própria empresa que eu trabalho, mas o bando é uma merda.

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 03 de Abril de 2007, 10:16:55 »
Esqueci de comentar sobre a notícia. Eu acho que foi muito boa, se for favorecer a uma religião somente, as outras vão se sentir injustiçadas, agora, imaginem entrar em um banco onde adornos de todas as religiões existentes lá estarão?

Que coisa não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 03 de Abril de 2007, 10:34:38 »
agora, imaginem entrar em um banco onde adornos de todas as religiões existentes lá estarão?

Seria um avanço.  Mostraria respeito, e não submissão, às crenças.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!