A flexibilização é uma etapa necessária no caminho até o laicismo.
E é justamente por isso que acho que debater crucifixos e expressões de louvor é uma perda de tempo…
Esses debates não tem relação negativa com a flexibilização mas sim positiva, pois a induzem.
Com quem?
Com o povo que gosta do crucifixo é que não é. Você já tentou sentar e falar com uma velhinha católica -- rica ou pobre -- sobre esse assunto? Com um jovem de um grupo bíblico universitário?
Não, meu caro… eu acho que há muito mais a perder (para todas as partes envolvidas) do que a ganhar num debate como esse.
Primeiro quero deixar claro que estou expondo minha opinião e não tenho a intenção de ofender nem insultar, e muito menos ser o dono da verdade, exponho apenas o que me parece lógico.
A idéia de retirada dos cruxifixos é para que seja dado o devido respeito a todas as religiões ou ausência de religião, não privilegiando apenas uma como ocorre no caso do cruxifíxo que privilegia a igreja católica.
O laicismo portanto é ferido nessa situação e a retirada de um símbolo de determinada religião demonstra o respeito e apreço por toda diversidade religiosa.
Creio que não é dificil explicar para um velhinha católica esse assunto, muito menos para um grupo bíblico universitário. Minha avó é evangélica da igreja adventista do sétimo dia, e conversei com ela numa boa sobre o ateísmo, ela ouvindo a minha opinião, mesmo que não concorde com grande parte das idéais, tem argumentos que são muito claros e que propõe a reflexão.
A proposta não é brigar e fazer estardalhaço, pelo contrário, utilizar dos mecanismos legais para auferir um direito, o direito a um país laico e que tem como prerrogativa a constituição.