Autor Tópico: Banco Real demonstra Laicidade  (Lida 3807 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Banco Real demonstra Laicidade
« Resposta #25 Online: 03 de Abril de 2007, 10:36:09 »
agora, imaginem entrar em um banco onde adornos de todas as religiões existentes lá estarão?

Seria um avanço.  Mostraria respeito, e não submissão, às crenças.

Luiz, há 7,500 deuses críveis no mundo. Ou seja, há, por baixo, umas 5 mil religiões, deu pra captar a idéia?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 03 de Abril de 2007, 10:49:07 »
Vinte mil religiões, segundo o adherents.org.  E elas não são necessariamente definidas por "deuses", muito menos por "credibilidade"... :)

Mas e daí?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #27 Online: 03 de Abril de 2007, 10:54:35 »
Vinte mil religiões, segundo o adherents.org.  E elas não são necessariamente definidas por "deuses", muito menos por "credibilidade"… :)

Mas e daí?

E daí que os adornos religiosos não caberiam em um banco, ou você concorda que caberiam?, se disser que sim eu juro que me enforco.  :teehee: :nuke:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 03 de Abril de 2007, 10:57:30 »
Não, não caberiam.  Mas não importa, eu não espero mesmo que banco seja algum tipo de representação equalitária das diversas crenças.  Não é para isso que eles existem, nem seria prático ou justo cobrar que fossem.

Mas se tentarem se aproximar dessa meta, por mim tudo bem; ao reconhecer a pluralidade religiosa acabam por flexibilizar o pensamento e colaborar para a consolidação do laicismo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #29 Online: 03 de Abril de 2007, 11:19:20 »
Não, não caberiam.  Mas não importa, eu não espero mesmo que banco seja algum tipo de representação equalitária das diversas crenças.  Não é para isso que eles existem, nem seria prático ou justo cobrar que fossem.

Concordo....
Mas se tentarem se aproximar dessa meta, por mim tudo bem; ao reconhecer a pluralidade religiosa acabam por flexibilizar o pensamento e colaborar para a consolidação do laicismo.

Luiz, acho que toda vez que debater consigo, tenho que me validar de um dicionário Dantanes. Como que a presença de adornos religiosos em um banco vai colaborar para a consolidação do laicismo?

Concordo com a flexibilização do pensamento religioso, mas consolidar o laicismo, são opostos completamente diferentes, não?, ou estou louco mesmo? :{

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 03 de Abril de 2007, 11:47:25 »
Luiz, acho que toda vez que debater consigo, tenho que me validar de um dicionário Dantanes. Como que a presença de adornos religiosos em um banco vai colaborar para a consolidação do laicismo?

Explicitando que existem várias crenças e não há nenhuma verdadeira associação entre qualquer uma delas especificamente e "decência" ou "propriedade".

Concordo com a flexibilização do pensamento religioso, mas consolidar o laicismo, são opostos completamente diferentes, não?, ou estou louco mesmo? :{

Diferentes, sim, mas não opostos.  A flexibilização é uma etapa necessária no caminho até o laicismo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 03 de Abril de 2007, 12:33:58 »
A flexibilização é uma etapa necessária no caminho até o laicismo.

E é justamente por isso que acho que debater crucifixos e expressões de louvor é uma perda de tempo...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 03 de Abril de 2007, 22:10:59 »
É claro que tem, pois é uma afirmação falsa que os teístas se utilizam e somos ateus justamente para se opor a essa crença. Mesmo que seja no nível de descrença e não de negação.

Eu sou ateu porque não creio em Deus, não para me opor à crença.  Acho estranho dar mais importância a Deus do que a maioria dos teístas.

Se não crê em deus, não aceita a idéia de deus como um ser real. Dou muita importância a idéia de deus como ser real (não seria necessário ver ambiquidade na frase!), pois a considero falsa e prejudicial.

Se Deus existe, ele se destaca por ser muito discreto e até irrelevante, não por ser um "inimigo" meu; o problema não é Deus, não é nem mesmo a crença em Deus - é a falta de responsabilidade e de sanidade que por vezes se esconde por trás dessa crença.
Exatamente, chegamos a um entendimento pois quando me refiro a deus estou me referindo a crença em deus e consequentemente a falta de responsabilidade e sanidade no uso dessa crença, endosso.
« Última modificação: 04 de Abril de 2007, 07:18:03 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 03 de Abril de 2007, 22:13:34 »

E é justamente por isso que acho que debater crucifixos e expressões de louvor é uma perda de tempo…

Esses debates não tem relação negativa com a flexibilização mas sim positiva, pois a induzem.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #34 Online: 03 de Abril de 2007, 23:28:08 »
Diferentes, sim, mas não opostos.  A flexibilização é uma etapa necessária no caminho até o laicismo.

Acho que agora eu entendi o seu ponto de vista. :ok:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #35 Online: 04 de Abril de 2007, 09:13:55 »

E é justamente por isso que acho que debater crucifixos e expressões de louvor é uma perda de tempo…

Esses debates não tem relação negativa com a flexibilização mas sim positiva, pois a induzem.

Com quem?

Com o povo que gosta do crucifixo é que não é. Você já tentou sentar e falar com uma velhinha católica -- rica ou pobre -- sobre esse assunto? Com um jovem de um grupo bíblico universitário?

Não, meu caro… eu acho que há muito mais a perder (para todas as partes envolvidas) do que a ganhar num debate como esse.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 04 de Abril de 2007, 09:28:21 »

Com quem?

Com o povo que gosta do crucifixo é que não é. Você já tentou sentar e falar com uma velhinha católica -- rica ou pobre -- sobre esse assunto? Com um jovem de um grupo bíblico universitário?

Não, meu caro… eu acho que há muito mais a perder (para todas as partes envolvidas) do que a ganhar num debate como esse.
Primeiro quero deixar claro que estou expondo minha opinião e não tenho a intenção de ofender nem insultar, e muito menos ser o dono da verdade, exponho apenas o que me parece lógico.

A idéia de retirada dos cruxifixos é para que seja dado o devido respeito a todas as religiões ou ausência de religião, não privilegiando apenas uma como ocorre no caso do cruxifíxo que privilegia a igreja católica.
O laicismo portanto é ferido nessa situação e a retirada de um símbolo de determinada religião demonstra o respeito e apreço por toda diversidade religiosa.

Creio que não é dificil explicar para um velhinha católica esse assunto, muito menos para um grupo bíblico universitário. Minha avó é evangélica da igreja adventista do sétimo dia, e conversei com ela numa boa sobre o ateísmo, ela ouvindo a minha opinião, mesmo que não concorde com grande parte das idéais, tem argumentos que são muito claros e que propõe a reflexão.

A proposta não é brigar e fazer estardalhaço, pelo contrário, utilizar dos mecanismos legais para auferir um direito, o direito a um país laico e que tem como prerrogativa a constituição.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 04 de Abril de 2007, 10:27:32 »
Você já tentou sentar e falar com uma velhinha católica -- rica ou pobre -- sobre esse assunto? Com um jovem de um grupo bíblico universitário?

Debate, realmente talvez seja o caso de evitar.  Mas lançar a idéia de leve para uma assimilação gradual, já acho uma boa idéia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #38 Online: 04 de Abril de 2007, 10:37:33 »
Citação de: Adriano
A proposta não é brigar e fazer estardalhaço, pelo contrário, utilizar dos mecanismos legais para auferir um direito, o direito a um país laico e que tem como prerrogativa a constituição.

Aquela mesma que tem uma expressão de louvor no Preâmbulo? ;-)

Veja bem, eu concordo com você -- apenas discordo quanto aos métodos e sua eficácia. Você prefere uma estratégia de médio prazo. Eu prefiro uma de (muito) longo prazo, por achar que esse tipo de debate tende a gerar resistência na população.

Citação de: Luiz Dantas
Debate, realmente talvez seja o caso de evitar.  Mas lançar a idéia de leve para uma assimilação gradual, já acho uma boa idéia.

Que é exatamente o que eu proponho, através dos processos de educação, da tolerância, da criação em casa, etc.

O campo de batalha do Laicismo são as mentes das gerações mais novas.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #39 Online: 04 de Abril de 2007, 11:30:09 »
Citação de: Luiz Dantas

Que é exatamente o que eu proponho, através dos processos de educação, da tolerância, da criação em casa, etc.

O campo de batalha do Laicismo são as mentes das gerações mais novas.

Concordo e acho mais eficiente, mas é dificil uma atitude prática nesse sentido. O que poderia ser feito? Como se propor a laicidade, se questões que não custam nada, apenas defesa de uma idéia são desmerecidas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 04 de Abril de 2007, 11:39:34 »
Idéias novas sempre serão desmerecidas; é parte da natureza humana resistir a mudanças, principalmente no campo das idéias.

Por isso é preciso ser tão gradual e ir desfazendo preconceitos e receios.  Ainda há muita gente que se assusta só de pensar que pode lidar com alguém que "não seja cristão".

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!