Autor Tópico: Contradições do ateísmo  (Lida 3512 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Contradições do ateísmo
« Online: 06 de Abril de 2007, 00:15:03 »
Nesse comunidade eu vou me envolver, pois não estão falando de teísmo e sim criticando o ateísmo, não gostei nada disso.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15220045

Edit - Vendo melhor a comunidade, pode ser proveitoso, se houver um respeito da parte deles no debate.
« Última modificação: 06 de Abril de 2007, 00:41:00 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Contradições do ateísmo
« Resposta #1 Online: 06 de Abril de 2007, 00:32:42 »
A maior balela do ateísmo!
.

Constantemente, vejo no Orkut vários ateus que quando "postos contra a parede", "tiram da cartola" o seguinte:

Argumento:"O ateísmo é SOMENTE a negação da(s)crença(s) em qualquer tipo de divindade(s).

SOMENTE isso.Ateísmo não tem nada haver com materialismo, evolucionismo, não é filosofia, doutrina ou religião e não pode responder pelo absoluto ceticismo".

Paródia:".Eu gosto de sorvete de abacaxi e você de sorvete de milho verde.O sorvete de abacaxi é SOMENTE à oposição ao sorvete de milho verde.Isso significa que o sorvete de milho verde não é tão gostoso quanto o de abacaxi, SOMENTE isso.

Refutação:Se o ateísmo fosse SOMENTE descrença em divindades, não veríamos ateus militantes (combatentes), pois a "descrença em divindades" não é apenas mais uma "questão de opinião, de gosto" mas, uma tentativa de demonstrar a todo custo que a cosmovisão ateísta é verdadeira.Mas para demonstrar cosmovisão ateísta é quem está com a razão, o ateu deveria refutar a cosmovisão teísta (demonstrá-la falsa).

Se a cosmovisão ateísta deve ser demonstrada verdadeira e (consequentemente a teísta falsa), o argumento " SOMENTE simples descrença" é inválido
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=15220045&tid=2524222408111801455

Esse argumento eu concordo com ele. É um argumento que enfraquece a posição atéista e não tem muito lógica a palavra "somente" na frase. Penso isso devido a posição individualista do ateísmo, que o propõe como algo individual "apenas".
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2007, 01:07:01 »
Tá falando sério, Adriano? Sorvete de um sabor é negação de outro?!! Andou comendo maconha?

Quando se diz que ateísmo é negação de teísmo, é porque o ateísmo em sí consiste apenas na negação de uma deidade. Geralmente as afirmações que justificam o ateísmo partem de outros ramos de filosofia como o ceticismo por exemplo.

O argumento citado nada mais é do que uma tentativa de se comparar o ateísmo a uma religião. O ateísmo não é uma religião pois não envolve crenças, dogmas, doutrinas, orações, milagres, deuses, etc. Pelo contrário, é a negação dessas coisas.

O ateísmo sequer está no mesmo patamar das religiões! O ateísmo está no mesmo patamar do teísmo, deísmo, panteísmo, etc. É um tipo de filosofia, que serve para classificar sua natureza. Algo que estaria no patamar das religiões são os subtipos do ateísmo em sí, como o ceticismo, humanismo, racionalismo, etc assim como cada uma das religiões justificam o tipo de teísmo das pessoas.

E por fim, não é que o ateísmo é somente uma descrença. O ateísmo é uma descrença, pois é sua definição! A descrença em Deus.

Vai por mim. Os donos da comunidade sequer sabem o que é ateísmo. Discutir com eles é o mesmo que discutir mecatrônica com a faxineira do prédio.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2007, 01:20:14 »
A paródia realmente é ridícula mas a refutação é semelhante a que eu fiz em outro tópico:

Tenho impressão que você trata o "ateísmo" como uma filosofia de vida, sendo que o termo não se propõe a isto.
Ateísmo é apenas um termo? Dezenas de livros pelo mundo, grandes pensadores, muitas ongs por diversos países, participação ativa na internet que é o meio de comunicação mais eficiente da atualidade e com grande interatividade, o que camufla como "virtual" a mobilização dos ateus. A proposta do humanismo secular e do utilitarismo, como doutrinas éticas. Tem o contexto histórico com a contribuição de muitos ateus. Realmente ateísmo são é simplesmente não acreditar em deus.

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 06 de Abril de 2007, 02:28:27 »
Estou com o Alê, normalmente, repito, normalmente, quem cria este tipo de comunidade no orkut, não entende "bulhufas" do ateísmo.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #5 Online: 07 de Abril de 2007, 11:21:04 »
Estranho... já existia uma comunidade 'Contradições do ateísmo', que foi sumariamente deletada um mes atrás... comenta isso lá, que eu fazia parte e pedri muuuuuitos posts muito bons !

Está me cheirando mal...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 07 de Abril de 2007, 12:27:28 »
Estou chegando agora na comunidade, me parece até meio agressiva.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Abril de 2007, 12:53:23 »
que péssimo argumento o do picolé.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 07 de Abril de 2007, 13:59:26 »
"contradições do ateísmo" é um nonsense.

O único modo de ateísmo ser contraditório é se estivessemos falando dum hipotético "ateísmo teísta" ou algo assim.

Orkut.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 07 de Abril de 2007, 14:07:58 »
Estou me divertindo na comunidade, e também colho opiniões de teísta, é importante ver o pensamento contrário, ainda mais quanto direcionado ao ateísmo, mas é claro que tem que peneirar muita coisa.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 10 de Abril de 2007, 02:04:25 »
.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!