Uma vez, aqui mesmo no clube cético, um cara se irritou porque algumas pessoas consideram o ateísmo o simples fato de uma pessoa não ter como verdadeiro nenhum deus. Eu concordo. E aí, o ateísmo é algo que oferece algo? Ou é o simples fato de não ter como verdadeiro nenhum deus? Para mim o ateísmo não uma instituição e nem deveria ser. Não se preocupa com o conforto psicológico de ninguém, assim como não dita uma moral ou valores e é simples como dito no começo do assunto. O que acham?
Concordo. O ateísmo não oferece nada, em princípio. Não consola, não dá esperanças, não promete.
Entretanto, se considerarmos a religião como uma coisa ruim, um engano, uma lavagem cerebral (ainda que seus seguidores tenhas as melhores intenções), então o ateísmo pode oferecer a liberdade de pensar com a própria cabeça, de fazer o que é melhor para todos e não o que Deus acha que tem ser feito.
E grupos de ateus podem se opor a imposições de grupos religiosos.
No meu caso particular, foi um alívio não ter mais que aceitar tantas contradições e absurdos. Por outro lado, eu não tinha uma dependência psicológica da religião. Outros têm e, para eles, ateísmo é ruim.