Autor Tópico: Psicologia vs Psiquiatria  (Lida 2822 vezes)

Raphael

• Visitante
Psicologia vs Psiquiatria
« Online: 13 de Abril de 2007, 02:37:27 »
Olá a todos.

Bem, eu estou a ler um livro bem chatinho por sinal, o nome do livro é O Futuro da Humanidade, escrito por Augusto Cury, tenho que ler este livro pra comentar em uma aula na faculdade.

Enfim, o propósito do tópico é o seguinte. É que neste livro, o autor refere-se as discrepâncias existentes entre a psicologia e a psiquiatria, diz que a ciência está doente, pois psicólogos deveriam receitar remédios, e isso não teria que ficar restritos à médicos, pois isso é perda de tempo.

Diz ele que enquanto o homem(médico)procura entender a mente humana, com seus efeitos psicoativos e tudo mais, esquece-se que ali não estão somente um conjunto de bactérias, de células específicas que efetuam determinadas funções, mas sim, seres humanos. Noção esta que a psicologia dá.

Queria saber o que vocês acham disso. Será mesmo possível haver uma união entre a psicologia e a psiquiatria?

Abraços.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Psicologia vs Psiquiatria
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2007, 05:05:40 »
neste livro, o autor refere-se as discrepâncias existentes entre a psicologia e a psiquiatria, diz que a ciência está doente, pois psicólogos deveriam receitar remédios, e isso não teria que ficar restritos à médicos, pois isso é perda de tempo.

Sério?  Ele consegue ser irresponsável de duas maneiras diferentes ao mesmo tempo, então.

Diz ele que enquanto o homem (médico) procura entender a mente humana, com seus efeitos psicoativos e tudo mais, esquece-se que ali não estão somente um conjunto de bactérias, de células específicas que efetuam determinadas funções, mas sim, seres humanos. Noção esta que a psicologia dá.

Mas... esse é um argumento útil para limitar o poder dos psiquiatras, não para defender que psicólogos receitem fármacos!

Queria saber o que vocês acham disso. Será mesmo possível haver uma união entre a psicologia e a psiquiatria?

No sentido em que vale a pena pensar no assunto, já há; é muito comum psiquiatras trabalharem em conjunto com psicoterapeutas, ou mesmo terem formação psicoterapêutica mais específica.

Discrepâncias entre a psicoterapia e a psiquiatria certamente há, em boa parte devido à controvérsia sobre as causas da doença mental e formas de tratá-la.  No momento a psiquiatria está em alta e há uma tendência a ver doença mental como um fenômeno bioquímico ou mesmo neurológico em vez de cognitivo e comportamental.

E, claro, todos os quatro fatores podem causar problemas e de fato causam.  Raramente todos os quatro ao mesmo tempo na mesma pessoa, mas não tenho dúvida de que a maioria dos terapeutas acaba lidando com pelo menos três dos quatro.

Quanto às abordagens de tratamento, os fármacos tem o mérito de causar efeitos mais rapidamente e, suponho, são indispensáveis em alguns casos, mas eu também os considero mais perigosos e muito mais invasivos.  E envolvem questões éticas sérias.

Acho que é bom reler esse livro e tentar colocar em outras palavras a idéia que ele defende.  Do jeito que você postou parece que há alguma confusão.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2007, 05:11:25 »
Parece que há mesmo uma confusão.  Se entendi bem este review, Augusto Cury defende nesse livro que os psiquiatras (ou hipotéticos outros terapeutas com poder de receitar fármacos) tenham uma formação e uma postura mais voltada à pessoa como um todo em vez de apenas à compensação bioquímica de suas supostas mazelas.

E se é esse o caso, eu não posso deixar de concordar com ele.

http://www.esextante.com.br/publique/cgi/public/cgilua.exe/web/templates/htm/principal/view_0002.htm?editionsectionid=2&infoid=1584&user=reader

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #3 Online: 13 de Abril de 2007, 05:17:02 »
Acho que é bom reler esse livro e tentar colocar em outras palavras a idéia que ele defende.  Do jeito que você postou parece que há alguma confusão.

Ainda não terminei de ler Luiz, mas é isso mesmo. Ele tenta mostrar que a psicologia poderia ajudar e muito a psiquiatria se fossem as duas unidas. Ele diz isso em uma palestra, palestra esta que é minstrada pelo Marco Polo, que é o foco do livro. Mas o livro é fictício, creio eu.

Como ele seria irresponsável de duas maneiras ao mesmo tempo?. Só porque diz que psicólogos deveriam receitar remédios e que enquanto o paciente fica restrito a espera de um tratamento psiquiátrico, que é lento, é isso?

O argumento que coloquei sobre os psiquiatras serem restritos, foi para expor que o autor do livro tenta mostrar que a psiquiatria é uma ciência muito limitada a receitar remédios, só isso, não querendo e abrindo portas para entender o problema em que o paciente se encontra.

No sentido em que vale a pena pensar no assunto, já há; é muito comum psiquiatras trabalharem em conjunto com psicoterapeutas, ou mesmo terem formação psicoterapêutica mais específica.

Ele diz isso no livro, só que disse que isso ocorre de forma muito amena, leve. Sacou?

Quanto às abordagens de tratamento, os fármacos tem o mérito de causar efeitos mais rapidamente e, suponho, são indispensáveis em alguns casos, mas eu também os considero mais perigosos e muito mais invasivos.  E envolvem questões éticas sérias.

:D

Ele também diz isso no livro.

« Última modificação: 13 de Abril de 2007, 05:22:20 por Raphael »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 13 de Abril de 2007, 05:23:00 »
É, pelo visto minha impressão inicial foi bem injusta e apressada mesmo.

Duas formas: uma, ao querer que psicólogos sem formação sobre fármacos e seus efeitos e riscos tenham o poder de receitá-los; outra, por achar "perda de tempo" outras abordagens que não se baseiem em fármacos.

Mas isso é o que eu entendi a partir do seu primeiro parágrafo; agora percebo que provavelmente não é o que ele propõe.

Raphael

• Visitante
« Resposta #5 Online: 13 de Abril de 2007, 05:26:57 »
É, pelo visto minha impressão inicial foi bem injusta e apressada mesmo.

Duas formas: uma, ao querer que psicólogos sem formação sobre fármacos e seus efeitos e riscos tenham o poder de receitá-los; outra, por achar "perda de tempo" outras abordagens que não se baseiem em fármacos.

Mas isso é o que eu entendi a partir do seu primeiro parágrafo; agora percebo que provavelmente não é o que ele propõe.

Talvez seja pelo título do tópico, não?

Não é mesmo o que eu proponho. Quero dizer, eu queria saber o que os foristas(isso inclui você :lol: ) acham da idéia de haver uma especialização na área da psicologia que venha a trabalhar com a hipótese que eles possam receitar medicamentos, sem que encaminhem pacientes para psiquiatras, sacou?

E outra, por que não existir uma especialização também para psiquiatras pra auxiliar a como tratar pacientes como humanos, e não como um montante de células.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 13 de Abril de 2007, 05:36:05 »
eu queria saber o que os foristas (isso inclui você :lol: ) acham da idéia de haver uma especialização na área da psicologia que venha a trabalhar com a hipótese que eles possam receitar medicamentos, sem que encaminhem pacientes para psiquiatras, sacou?

Nesses termos exatos, é ilegal e por bons motivos.  Talvez se possa pensar em algum tipo de formação simplificada de psiquiatria para psicólogos (não sei se isso faria sentido), mas não quero nem saber de receitadores sem formação.  Pensar nisso é assustador.

E outra, por que não existir uma especialização também para psiquiatras pra auxiliar a como tratar pacientes como humanos, e não como um montante de células.

Psiquiatria, por definição, é a especialidade da medicina voltada à psicoterapia; o que você está propondo portanto parece mais com uma mudança de ênfase na formação psiquiátrica do que propriamente com uma sub-especialização psiquiátrica.

Melhor ainda, na minha opinião, seria procurar algum tipo de adaptação da idéia psicanalítica de controle recíproco para a psiquiatria e até mesmo a psicologia.  Quem receita fármacos tem muito poder sobre o paciente, e deveria ser regularmente questionado, e seus pacientes deveriam ter garantido o direito a uma segunda opinião ou mesmo um segundo acompanhamento.

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 13 de Abril de 2007, 05:45:11 »
Com certeza é assustador pensar mesmo que um psicólogo pode te receitar, sem nem saber, medicamentos que podem trazer-te efeitos colaterais terríveis. Até a morte, por que não?

Sobre suas opiniões à respeito de psiquiatras se especializarem em algo sobre psicologia, o que você sugere então?

Se formar em psicologia e depois, psiquiatria, é isso?, iria ser maravilhoso pra mim, mas se eu gostasse de medicina iria ser melhor ainda. :( Se não me engano, medicina são 10 anos, e psicologia 5, que coisa não? 15 anos para começar a trabalhar? :D

Ps- Este papo está me lembrando o quanto eu detesto imunologia, eu tenho prova na segunda, é um porre, não aguento mais linfócitos, monócitos, neutrófilos, basófilos. Cara, vou virar ófilo.... :D

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #8 Online: 13 de Abril de 2007, 13:23:02 »
Com certeza é assustador pensar mesmo que um psicólogo pode te receitar, sem nem saber, medicamentos que podem trazer-te efeitos colaterais terríveis. Até a morte, por que não?

Sobre suas opiniões à respeito de psiquiatras se especializarem em algo sobre psicologia, o que você sugere então?

Se formar em psicologia e depois, psiquiatria, é isso?, iria ser maravilhoso pra mim, mas se eu gostasse de medicina iria ser melhor ainda. :( Se não me engano, medicina são 10 anos, e psicologia 5, que coisa não? 15 anos para começar a trabalhar? :D

Ps- Este papo está me lembrando o quanto eu detesto imunologia, eu tenho prova na segunda, é um porre, não aguento mais linfócitos, monócitos, neutrófilos, basófilos. Cara, vou virar ófilo… :D
Psiquiatras aprendem psicologia. Uma parte durante a graduação médica, quando temos cadeira de psicologia, e mais aprofundada na especialização.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Raphael

• Visitante
« Resposta #9 Online: 14 de Abril de 2007, 02:14:39 »
Olá Stéfano. Se eu entendi bem, você disse que psiquiatras tem aula de psicologia enquanto a sua formação, isso é verdade?

Quero dizer, você como médico, teve aula de psicologia? Se sim, voltada pra que?

Rhyan

• Visitante
« Resposta #10 Online: 14 de Abril de 2007, 02:17:58 »
Destesto psicologia pois dá grande espaço para teorias furadas, é pouco científico.

Hoje eu me trato com um psiquiatra e remédios, dispensei a psicóloga.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 14 de Abril de 2007, 02:25:07 »
Não é mesmo o que eu proponho. Quero dizer, eu queria saber o que os foristas(isso inclui você :lol: ) acham da idéia de haver uma especialização na área da psicologia que venha a trabalhar com a hipótese que eles possam receitar medicamentos, sem que encaminhem pacientes para psiquiatras, sacou?
Você tem idéia de que remédios um psiquiatra dá receita?
Remédios tarjas pretas, que são remédios controlados, que causam dependencia, e só com acompanhamento médico pode ser receitado.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Raphael

• Visitante
« Resposta #12 Online: 14 de Abril de 2007, 02:26:00 »
Fabi, isso não invalida o fato de um psicólogo capaz poder efetuar o mesmo procedimento.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #13 Online: 14 de Abril de 2007, 02:43:52 »
Fabi, isso não invalida o fato de um psicólogo capaz poder efetuar o mesmo procedimento.
Claro que invalida, um médico psiquiatra estuda 6 anos e mais especialização...  :zzz: ... hmmm :sono: os remédios tarjas pretas são controlados porque o abuso deles pode trazer sérias consequencias.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 14 de Abril de 2007, 03:26:50 »

Se por "capaz" você quer dizer "devidamente formado em medicina e habilitado no exercício da profissão" então eu concordo.

Raphael

• Visitante
« Resposta #15 Online: 14 de Abril de 2007, 03:44:06 »

Se por "capaz" você quer dizer "devidamente formado em medicina e habilitado no exercício da profissão" então eu concordo.

Luiz, como eu disse, um psicólogo para ser médico, tem que fazer psicologia e depois medicina, o que demoraria muito, pois não?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #16 Online: 14 de Abril de 2007, 03:51:33 »

Luiz, como eu disse, um psicólogo para ser médico, tem que fazer psicologia e depois medicina, o que demoraria muito, pois não?

Demora muito porque é uma coisa séria...... Prescrever remédio é uma coisa muito perigora pra ser feito por qualquer um.....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Raphael

• Visitante
« Resposta #17 Online: 14 de Abril de 2007, 03:54:14 »
Psicólogos capazes seriam qualquer um?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 14 de Abril de 2007, 03:57:42 »
Um psicólogo sabe como um medicamento age no organismo?Sabe que mudanças celulares cada componente do remédio pode causar?Sabe distinguir sintomas físicos de doenças cerebrais?sabe distinguir efeitos colaterias causados por remédios e o que se deve ser feito em relação a eles?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #19 Online: 14 de Abril de 2007, 03:58:31 »
Um psicólogo não pode receitar remédio pelo mesmo motivo que uma enfermeira e um farmaceutico também não podem....

Raphael

• Visitante
« Resposta #20 Online: 14 de Abril de 2007, 04:05:08 »
Um psicólogo sabe como um medicamento age no organismo?
Sabe que mudanças celulares cada componente do remédio pode causar?Sabe distinguir sintomas físicos de doenças cerebrais?sabe distinguir efeitos colaterias causados por remédios e o que se deve ser feito em relação a eles?

É sobre isso que estamos discutindo.

Um psicólogo não pode receitar remédio pelo mesmo motivo que uma enfermeira e um farmaceutico também não podem…

Ao que eu saiba, enfermeiros não são médicos, fazem cursos específicos visando o acompanhamento e ajudam os médicos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enfermeira

Enquanto a farmaceutico, eles são os que produzem o remédio, não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 14 de Abril de 2007, 04:10:34 »
um psicólogo para ser médico, tem que fazer psicologia e depois medicina, o que demoraria muito, pois não?

E é para demorar mesmo.  Se vamos correr o risco de erros de diagnóstico e dosagem, que seja com pessoal bem treinado e pouco propenso a erros.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #22 Online: 14 de Abril de 2007, 04:12:03 »
Enfermeiro não é médico, farmaceutico não é médico, psicólogo não é médico............

Se não é médico não deve receitar remédio...... ponto.

Raphael

• Visitante
« Resposta #23 Online: 14 de Abril de 2007, 04:25:18 »
um psicólogo para ser médico, tem que fazer psicologia e depois medicina, o que demoraria muito, pois não?

E é para demorar mesmo.  Se vamos correr o risco de erros de diagnóstico e dosagem, que seja com pessoal bem treinado e pouco propenso a erros.

Concondo que tenha que existir uma especialidade na área da psicologia para ajudar o quanto mais pessoas, nas quais, as mesmas não fiquem restristas a uma só opinião.

Raphael

• Visitante
« Resposta #24 Online: 14 de Abril de 2007, 04:27:43 »
Enfermeiro não é médico, farmaceutico não é médico, psicólogo não é médico………

Se não é médico não deve receitar remédio…. ponto.

Barata. Por favor, eu sei disso e não é isso que estamos discutindo. Se for partir pra este lado, vamos ter então:

Sem farmaceuticos, os médicos não existiriam, sem enfermeiras, os médicos sucumbiriam e sem psicólogos, os médicos não teriam o que tratar, pois um psicólogo pode encaminhar um paciente para o devido tratamento psiquiátrico.

As profissões se intercomunicam e isso é fato, não acho tão abominável assim um psicólogo capaz poder receitar remédios.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!