Autor Tópico: Psicologia vs Psiquiatria  (Lida 2823 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Psicologia vs Psiquiatria
« Resposta #25 Online: 14 de Abril de 2007, 07:44:59 »
Concondo que tenha que existir uma especialidade na área da psicologia para ajudar o quanto mais pessoas, nas quais, as mesmas não fiquem restristas a uma só opinião.

Toda especialidade da psicologia procura ajudar tantas pessoas quanto pode - até mesmo as áreas puramente teóricas.  E as opiniões não são determinadas pela especialidade; inclinações pessoais, características do paciente e outros fatores contam.

Supondo que eu te entendi.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #26 Online: 14 de Abril de 2007, 08:53:04 »
Enfermeiro não é médico, farmaceutico não é médico, psicólogo não é médico………

Se não é médico não deve receitar remédio…. ponto.

Barata. Por favor, eu sei disso e não é isso que estamos discutindo. Se for partir pra este lado, vamos ter então:

Sem farmaceuticos, os médicos não existiriam, sem enfermeiras, os médicos sucumbiriam e sem psicólogos, os médicos não teriam o que tratar, pois um psicólogo pode encaminhar um paciente para o devido tratamento psiquiátrico.

As profissões se intercomunicam e isso é fato, não acho tão abominável assim um psicólogo capaz poder receitar remédios.

Óbvio que todas as proffissões são importantes, nunca neguei isso.Mas cada um exercendo o que estudou.

Um psicólogo capaz de receitar remádio é aquele que TAMBEM fez medicina......

O que voce não não quer entender é que receitar remédio é uma coisa muito , muito, mas muito mesmo perigosa.Mesmo médicos com anos de estudo erram as vezes.

Não se pode deixar que alguém que não fez medicina saia por ai receitando remédios.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #27 Online: 14 de Abril de 2007, 13:22:13 »
As profissões se intercomunicam e isso é fato, não acho tão abominável assim um psicólogo capaz poder receitar remédios.
Eu acho, remédios que psiquiatras receitam são os chamados remédios psicotrópicos, eles agem no sistema nervoso central, o uso excessivo deles causa dependencia, podem trazer sequelas, e ainda levar a morte. Não estamos falando de remédios pra dor de cabeça, ou dor nas costas, estamos falando de remédios que agem no cérebro, são remédios controlados. Entendeu?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 14 de Abril de 2007, 14:53:32 »
Bem lembrado, Fabi.

Acho que é esse tipo de raciocínio que o Raphael está defendendo que leva muitos psicoterapeutas a se interessar por florais e homeopatia, que não tem esses riscos ou restrições legais significativas.

(Se adianta é outra história.  Mas pelo menos um efeito placebo terapêutico provavelmenta acaba se estabelecendo).
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!