Eu acho que não to conseguindo ser claro na minha dúvida, porque não seria essa as respostas, ou na verdade é a resposta e você não ta sendo claro…
Se o tecido do espaço-tempo está esticando, a luz deveria mudar a velocidade evidêntemente, pois a velocidade é: espaço / (por) tempo,
Você continua batendo na mesma tecla.Se você coloca dois pontos de tinta numa bexiga murcha e depois começa a inflá-la, isso quer dizer que os pontos de tinta
estão caminhando sobre a bexiga à medida que ela fica maior?Se sua resposta for, SIM, então considere que a velocidade da luz esteja aumentando.Caso contrário…
E caso você não saiba, a própria Relatividade permite que existam outras formas de "violar" o limite da velocidade da luz de 300.000 km/s utilizando o seu raciocínio.
sendo assim surge algumas implicações ao meu ver:
Se a luz não alterou sua velocidade conforme o passar dos anos, e o univero está realmente em expansão, então existe uma razão entre a velocidade da expansão e a velocidade da luz misteriosa, e a luz é relativa a expansão.
OU a luz alterou a sua velocidade conforme o passar dos anos.
Um exemplo pode fazer visualizar melhor o que digo.A radiação de fundo cósmica fundo que nós vemos agora foi emitida aproximadamente 13,7 bilhões de anos (380.000 anos depois do surgimento do Universo).Isso indica que a radiação foi emitida há 13,7 bilhões de anos e não que as galáxias mais antigas estão a 13,7 bilhões de anos-luz de nós.Aquelas galáxias estão agora há aproximadamente 46 bilhões de anos-luz (78 bilhões em outra estimativa dada recentemente) de nós , mas QUANDO A LUZ FOI EMITIDA, a matéria dela estava tão somente a uma distância de aproximadamente 40 milhões de anos-luz da matéria que se transformaria a Terra.Isso significaria que a medida de um ano-luz daquela época seria equivalente, hoje, a mil anos-luz (mais informações aqui:
http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=18948 ).Ora, o tamanho das ondas da radiação cósmica de fundo QUANDO ELA FORA EMITIDA era de 0,001 mm, segundo cálculo de George Gamow e outros em 1948.Se os satélites atuais têm informação que as microondas atuais da RCF têm 1 mm, isso quer dizer que o espaço-tempo se expandiu por um fator de 1000.Não existe razão misteriosa entre a velocidade de expansão e a velocidade da luz.Nem me pergunte detalhes sobre como Gamow chegou a esse número em seus cálculos (ele previu a estimativa até do tamanho atual das microondas de RCF) , porque eu não saberia responder.A única coisa que sei é que pelo fato do Universo ser quase perfeitamente homogêneo e isotrópico, os físicos sabem detalhes fantásticos sobre parâmetros dele em qualquer instante de sua história.Por exemplo, sabe-se estimar a temperatura, a massa e o número de partículas existentes nele em qualquer instante de sua história.Conseguir uma estimativa do tamanho do Universo seria moleza.
Agora me surgiu outra dúvida, que sentido tem dizer que o espaço-tempo esta expandindo, se não existe tempo acima do espaço-tempo ?
Temos que usar um outro tempo pra explicar a expansão do universo certo ?
Ou dizer "expansão" está se referindo apenas a enchergarmos cada vez mais longe, mas o universo sempre esteve la ?
?!?!?!?!?!?!?!?!?!?!