Vamos tentar.

===//===//===
Imagino algum sistema que seria algo baseado em méritos, então vamos chamá-lo de "Sistema de méritos" mesmo.
Fundamentos:
- Não há moeda, existem "cartões de créditos" do governo em um sistema global de registro financeiro (quase um banco estatal). Seu dinheiro, que não é acessível diretamente, está guardado lá.
- Você não pode dar o que é seu para outro. Você não pode dar seu carro a seu filho* ou a algum primo necessitado. Caso sejam pegos dirigindo tal, virá a punição penal.
*Obviamente após a idade legal de maioridade, onde não está mais dependente dos pais.
- Dependendo do seu sucesso e trabalho, você recebe méritos do governo, ou seja, mais dinheiro em uma conta não acessível.
Basicamente seria se opor aos casos:
Capitalismo: Desrespeito a vida humana, as pessoas nascem com mais que outras, com mais acesso a saúde e educação. O que em nenhum ponto é justificável em termos humanos como um todo, e sim pessoais da necessidade de ajudar seu conhecido íntimo não como outros.
Socialismo: Nenhum incentivo ao desenvolvimento. Vide o tópico "Socialistas fizeram algo que tenha existido no mundo real?".
Basicamente então criamos um sistema onde todos tem a mesma oportunidade, mas não necessariamente o mesmo progresso.
1 - Evitaria o mercado ilegal
Não há dinheiro. Como você vai vender algo? Vai trocar por barras de ouro? Como quem as conseguiu irá trocá-las? Será preciso ser não-registrado na sociedade ou coisa parecida para conseguir vender algo sem ser descoberto. Além do mais não serve no mercado legal.
2 - Todos terão a mesma oportunidade
Hospitais e escolas gratuítos. Você não herdará algo de seus pais, eles tem méritos, não dinheiro. Bens materiais retornam a suas origens. Não há mais injustiça, exceto natural (alguns mais inteligentes que outros) para garantir o incentivo ao progresso.
3 - Você pode prestar trabalho aos pobres (o que adiciona mais explicação ao 2)
O médico não tem de cobrar dinheiro, não tem de se preocupar se o cliente pode pagar. Você ganha méritos para a qualidade do seu serviço prestado, independente para quem seja.
4 - Sem charlatões
Não há picaretas, homeopatas, pastores, exorcistas que aceitam cartões de créditos, etc… não há méritos para serviços de mentira.
5 - Grandes avanços científicos.
O maior prêmio que é o Nobel, apesar do reconhecimento, o 1 milhão (se não me engano) é justo?
Os méritos sim garantiriam o incentivo ao desenvolvimento.
O problema seria que acabaria com o dinheiro de graça - não haverá heranças ou loterias, o que muitos não gostariam.
===//===//===
Bom, imagino que virão idéias melhores adiante.