Autor Tópico: "eu morro como Jesus Cristo", disse assassino de Virginia  (Lida 11265 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: "eu morro como Jesus Cristo", disse assassino de Virginia
« Resposta #75 Online: 21 de Maio de 2007, 12:14:13 »
Adriano,

1 - Ninguém vive fora dos ritos.
Que selecionemos os melhores ritos então, o método científico e o de filosofar.

Ciência e filosofia não são ritos e não deveriam ser distorcidos para passar a ser, Adriano.

Obrigado, então volto ao que tinha dito, que não necessitamos de ritos, principalmente os religiosos.

Citação de:
Citação de: One
2 - Cultura é inseparável da religião, o que não significa inexistência para lá desta.

Cultura é independente de religião, esta que é inseparável da cultura, não inverta.

Devagar aí, vamos pôr ordem nos conceitos.  Por exemplo, como é que duas entidades podem ser independentes e inseparáveis ao mesmo tempo?  Isso merece um pouco mais de cuidado na apresentação.

Você e One estão usando conceitos de religião que são praticamente antônimos um do outro.
Estou considerando a religião como produto da cultura humana, e o secularismo como oposição a religião. Embora o secularismo acontece de forma natural apenas com a ausência da prática religiosa. E não estou priorizando a religião como sistema moral por existir conhecimento superior de moralidade na sociedade secular.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #76 Online: 21 de Maio de 2007, 12:22:52 »
Adriano,

Ciência e filosofia não são ritos e não deveriam ser distorcidos para passar a ser, Adriano.

Obrigado, então volto ao que tinha dito, que não necessitamos de ritos, principalmente os religiosos.

Não sei se você está percebendo a desonestidade intelectual que acaba de cometer.  Se você não concorda quanto à necessidade dos ritos, não devia dizer que concorda.

Citação de:
(...)
Estou considerando a religião como produto da cultura humana, e o secularismo como oposição a religião. Embora o secularismo acontece de forma natural apenas com a ausência da prática religiosa. E não estou priorizando a religião como sistema moral por existir conhecimento superior de moralidade na sociedade secular.

O que você está fazendo é querer impor uma distinção artificial entre religião e cultura.   Isso vai bem além do simples laicismo e entra no terreno do revisionismo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #77 Online: 21 de Maio de 2007, 13:01:00 »
Adriano é o que considero de sectário.
Obviamente ele já se tinha sentido atingido, só que tentou considerar minhas mensagens como se dirigindo aos ateus em geral o que não corresponde à verdade.

One

• Visitante
« Resposta #78 Online: 21 de Maio de 2007, 13:02:58 »
rito:

conjunto de cerimónias que se praticam numa religião;
    culto;
    qualquer cerimonial;
    praxe;
    etiqueta;
    cada um dos sistemas de uma organização maçónica;
    seita.

do Lat. caerimonia

s. f.,
    forma exterior e regular do culto religioso;
    solenidade religiosa;
    pompa e formalidades para maior brilho de solenidades oficiais;
    conjunto de formalidades de civilidade, de preceitos de cortesia entre particulares ou entidades;
fam.,
    embaraço, acanhamento;
    (no pl. ) formalidades rituais

do Fr. étiquette

s. f.,
    conjunto de cerimónias usadas na corte e no trato social;
    trato cerimonioso;
    regra;
    estilo;
    legenda;
    rótulo que se põe sobre alguma coisa para indicar o conteúdo, o preço, etc. .

One

• Visitante
« Resposta #79 Online: 21 de Maio de 2007, 13:03:46 »
do Lat. cultura

s. f.,
    acto, efeito de cultivar.

do Al. kultur

s. f.,
    desenvolvimento intelectual, saber;
    utilização industrial de certos produtos naturais;
    estudo, elegância;
    esmero;
    conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade;
    civilização.

One

• Visitante
« Resposta #80 Online: 21 de Maio de 2007, 13:04:34 »
do Lat. sectariu

adj.,
    relativo a seita;
s. m.,
    partidário obstinado de seita ou de qualquer sistema doutrinário ou político;
    membro de uma seita.

One

• Visitante
« Resposta #81 Online: 21 de Maio de 2007, 13:06:30 »
Excluir parte do movimento cultural existente de uma civilização, seja do passado ou do presente é pura estupidez.

O problema de alguns militantes do ateísmo é caírem nos mesmos erros das religiões, o da exclusão...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #82 Online: 21 de Maio de 2007, 13:08:36 »
Adriano,

Não sei se você está percebendo a desonestidade intelectual que acaba de cometer.  Se você não concorda quanto à necessidade dos ritos, não devia dizer que concorda.
Mais especificamente os ritos religiosos, a chamada prática religiosa que eu critico, pode ser que o One estivesse se referindo a ritos sociais. Me refiro a religiões teísta e você e o One tem uma tendência de pensar muito nas religiões orientais, que conheço pouco, mas tenho ceticismo quanto à meditação e desconheço outras práticas, mas sou cético quanto a utilidade da práticas religiosas.

Citação de:
(…)

O que você está fazendo é querer impor uma distinção artificial entre religião e cultura.   Isso vai bem além do simples laicismo e entra no terreno do revisionismo.
Discordo que seja imposição minha, existem diversas linhas de pensamento principalmente no que concerne a religião. Parece uma distinção artificial pois a religião (monoteístas) tem bases artificiais e baseiam sua moralidade nessas bases, temos o catolicismo o islamismo e o judaismo assim. As religiões orientais como o budismo e o confucionismo são outra história.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #83 Online: 21 de Maio de 2007, 13:19:58 »
Excluir parte do movimento cultural existente de uma civilização, seja do passado ou do presente é pura estupidez.
Estupidez é achar a religião necessário e útil apenas por fazer parte da cultura. 

O problema de alguns militantes do ateísmo é caírem nos mesmos erros das religiões, o da exclusão…

O fato de eu não achar a religião adequada a sociedade não significa que eu não apoie o laicismo, pelo contrário, o laicismo beneficia mais o ateu do que qualquer religião. E o melhor do laicismo é que além de beneficiar o ateu beneficía as religiões em geral por dar espaço a todas. Mas eu creio que as religiões se anulam com o passar do tempo por não terem base real para se manterem, é questão de amadurecimento da sociedade.

Agora vejo como uma grande falácia a deseja da religião com base na moradalide, pois o que mais noticíamos é as atrocidades hediondas cometidas por atos religiosos. Eu insisto nesse ponto que a moralidade não necessita da religião, e a que se baseia nela não é de qualidade tem pressupostos falsos. E se são de qualidade podem ser incorporados a sociedade sem a imposição de seus dogmas e ritos, pois não são todos que estão dispostos a tal situação e seria justo compartilhar tal conhecimento.

One

• Visitante
« Resposta #84 Online: 21 de Maio de 2007, 13:52:34 »
Quem disse que religião (teísta) é necessário?

Ela existe e faz parte, nada mais do que isso.

Eu insisto nesse ponto que a moralidade não necessita da religião, e a que se baseia nela não é de qualidade tem pressupostos falsos. E se são de qualidade podem ser incorporados a sociedade sem a imposição de seus dogmas e ritos, pois não são todos que estão dispostos a tal situação e seria justo compartilhar tal conhecimento.

Claro, excepto no que se refere à qualidade… o mesmo deverá ocorrer no sentido inverso.
E já foram incorporados na sociedade, por mais que muitos neguem a nossa moralidade é fruto de uma tradição milenar religiosa…Não se precisou da religião para manter essa moralidade.
« Última modificação: 21 de Maio de 2007, 13:56:20 por One »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #85 Online: 21 de Maio de 2007, 17:38:45 »
Mais especificamente os ritos religiosos, a chamada prática religiosa que eu critico, pode ser que o One estivesse se referindo a ritos sociais. Me refiro a religiões teísta e você e o One tem uma tendência de pensar muito nas religiões orientais, que conheço pouco, mas tenho ceticismo quanto à meditação e desconheço outras práticas, mas sou cético quanto a utilidade da práticas religiosas.

Até tenho mesmo a tendência a me lembrar das religiões orientais, mas isso não ajuda a te desculpar, Adriano... crer em Deus NÃO é crime, NÃO é indício de falta de caráter nem de deficiência intelectual.  É simplesmente uma opção religiosa e estética.

E a questão nem era essa para começo de conversa, de qualquer jeito...

Citação de:
(…)

O que você está fazendo é querer impor uma distinção artificial entre religião e cultura.   Isso vai bem além do simples laicismo e entra no terreno do revisionismo.
Discordo que seja imposição minha, existem diversas linhas de pensamento principalmente no que concerne a religião. Parece uma distinção artificial pois a religião (monoteístas) tem bases artificiais e baseiam sua moralidade nessas bases, temos o catolicismo o islamismo e o judaismo assim. As religiões orientais como o budismo e o confucionismo são outra história.

Toda religião é um construto humano; aliás, quem mais nega isso são as religiões abraâmicas.

E TODAS ELAS fazem parte da cultura... se não fizessem nem haveria por que se lembrar delas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #86 Online: 21 de Maio de 2007, 18:00:58 »

Até tenho mesmo a tendência a me lembrar das religiões orientais, mas isso não ajuda a te desculpar, Adriano… crer em Deus NÃO é crime, NÃO é indício de falta de caráter nem de deficiência intelectual.  É simplesmente uma opção religiosa e estética.

E a questão nem era essa para começo de conversa, de qualquer jeito…
Sim temos o artigo 5.o da constituição que garante a liberdadade religiosa e filosófica.
E sim, existem teísta ciêntístas e em todas as grandes áreas da humanidade.

O que acontece são crimes motivados pela religião e pessoas de mal caráter que se aproveitam da fragilidade dessas instituições através da credibilidade moral ou as vezes por loucura mesmo mas sempre associada aos dogmas e crenças.

Citação de:
(…)

Toda religião é um construto humano; aliás, quem mais nega isso são as religiões abraâmicas.

E TODAS ELAS fazem parte da cultura… se não fizessem nem haveria por que se lembrar delas.

É exatamente como eu penso, as religiões fazem parte da cultura.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 21 de Maio de 2007, 18:23:21 »
Religiões vem e vão, milhares (ou poderiam ser milhões) delas ao longo da história humana... Nascem, florescem e morrem, muitas delas nem seguer chegam a deixar nenhuma influência na cultura (veja bem, estou falando a nível MACRO)... religião pode fazer parte da cultura, mas não a cultura fazer parte da religião como sonham alguns deslumbrados. Todas elas passarão, algumas poderão deixar algumas marcas na cultura... mesmo assim, cultura evolui... serão digeridas e expelidas... o que for nutritivo se aproveita, e o bagaço se joga fora.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
  • "Adoro tudo o que eu não conheço."
« Resposta #88 Online: 23 de Maio de 2007, 17:09:51 »
Isto mostra como adolescentes podem realmente ser cruéis. Nós hoje, podemos sóimaginar o seguinte, um louco que matou 30 pessoas(foram 30! as outras duas pularam do prédio, o que significa que se trata de um suicídio, foram direto para o inferno!) mas ninguém para para pensar o que ele passou antes de tudo. É como se não fosse igual você seriaum nada. Religião nada teve com isso. Diriam:"ele poderia ter ido a um psiquiatra", mas quem realmente está doente? Um garota que não conseguiu viver na opressão da sociedade, ou aquele que não consegue viver com diferenças?
Não dá pra culpar a sociedade por tudo, esse sul coreano que matou essas pessoas podia ter transtorno de personalidade Anti-Social, só devia ter sido detectado isso a tempo, acho que as universidades e escolas dos estados unidos deviam fazer todo ano uma avaliação psicológica dos alunos, um psicólogo e um psiquiatra veria na hora que esse sul coreano tinha alguma coisa errada.
Como pode ser sociavel, se as pessoas não te aceitam?
"Adoro tudo que eu não conheço."

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #89 Online: 23 de Maio de 2007, 17:25:33 »
Como pode ser sociavel, se as pessoas não te aceitam?
Personalidade anti-social não tem nada a ver com isso, é um transtorno de personalidade, digamos assim.

As pessoas tem uma idéia meio irreal dos americanos, pra começar o mundo inteiro não gosta de americanos, tanto é que muitas vezes quando eles vão para certos países eles dizem que são canadenses.

Nos estados unidos os imigrantes não se misturam muito com os americanos, eu não sei como é nas Universidades, mas no geral brasileiro faz amizade com brasileiro...e por aí vai...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #90 Online: 23 de Maio de 2007, 17:49:34 »
É complicado dizer que funciona de tal forma, sendo que não acontece com tal pessoa

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #91 Online: 23 de Maio de 2007, 17:57:43 »
É complicado dizer que funciona de tal forma, sendo que não acontece com tal pessoa
Então eu suponho que você tenha conhecido o sul-coreano e sabe tudo que ele passou, então qualquer pessoa discriminada deve matar 30 pessoas é isso?
A sociedade sendo injusta e opressora, como você disse, justifica os assassinatos? :hein:

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #92 Online: 23 de Maio de 2007, 18:00:52 »
Desculpe se fui grossa, é que trabalhando com pessoas, eu sou enfermeira. Eu sei que pessoas não são só pesquisas cada pessoa é diferente. É isso que aprendi e que vejo diariamente.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #93 Online: 23 de Maio de 2007, 18:13:00 »
Desculpe se fui grossa, é que trabalhando com pessoas, eu sou enfermeira. Eu sei que pessoas não são só pesquisas cada pessoa é diferente. É isso que aprendi e que vejo diariamente.
Eu sei que as pessoas são diferentes, mas nada justifica sair atirando por aí...

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #94 Online: 23 de Maio de 2007, 18:25:01 »
Também não se justifica  que devemos zombar de alguem diferente, ou mais pobre.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #95 Online: 23 de Maio de 2007, 18:32:14 »
Você está supondo que ele sofreu, mas as coisas podem não ter sido assim, e você sabe disso, como você mesmo disse as pessoas são diferentes...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 23 de Maio de 2007, 21:54:04 »
Também não se justifica  que devemos zombar de alguem diferente, ou mais pobre.
Dizer que alguém tem uma doença psiquiatra não é zombar, é ter conhecimento de uma realidade que pode acontecer com qualquer um principalmente com homicídas, devido a natureza do fato.

Offline Josilene

• Nível 21
  • *
« Resposta #97 Online: 14 de Junho de 2007, 14:24:13 »
Eu acho que se ele já tinha um comportamente anti-social, as manifestações dos"colegas" contribuiram para o final.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!