Autor Tópico: Um assassino frio é recuperável?  (Lida 8205 vezes)

blue pill

• Visitante
Re: Um assassino frio é recuperável?
« Resposta #25 Online: 23 de Abril de 2007, 17:53:59 »
Os religiosos diriam que sim, é possível curar o indivíduo do demônio que está dentro dele derrepente, pois teriamos o livre-arbítrio de mudar derrepente para o bem.
As ciências exatas diriam que pra tratar uma pessoa dessa deve levar um tempo até que ajuste todos os "bits" do cerebro com remédios psiconeurológicos e uma psicoterapia (lavagem cerebral).
A questão é que ninguem sabe qual é o ponto justamente onde se encontram cada uma dessas idéias.

Raphael

• Visitante
« Resposta #26 Online: 24 de Abril de 2007, 02:57:04 »
Raphael, em termos sociais somos iguais, temos os mesmos direitos/deveres, etc.

De onde vc baseia sua afirmação de psicopatas serem doentes e precisarem ser tratados ?

Há vários links.... mas vou colocar este aqui ó.

http://www.cerebromente.org.br/n07/doencas/index_p.html

Todos temos um pouco de "psicopatas" dentro de nós, só que não colocamos isso pra fora, devido as circustâncias. Normal.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 24 de Abril de 2007, 12:21:28 »
Não sei… creio que seja improvável com as atuais técnicas/medicamentos, mas cada caso é distinto do outro. Talvez o tratamento que funcione para um paciente A não apresente resposta alguma no paciente B… estamos lidando com a mente humana e como ela se comporta... com as suas motivações, não acredito que exista um padrão fixo para todos os casos.
Mas não me atreveria a dizer enfaticamente que NÃO!, IMPOSSÍVEL… prefiro dizer AINDA não.  :wink:

Agora, nenhum tratamento funcionará a contento se o paciente não desejar ser curado.  :wink:

Raphael

• Visitante
« Resposta #28 Online: 24 de Abril de 2007, 12:34:25 »
Spitfire, este teu post me fez lembrar um livro que ainda não terminei de ler, fala exatamente sobre isso, tratamento de psicopatas e pessoas com problemas mentais, e é exatamente como você disse, a mente humana jamais pode ser tida como um padrão fixo.

blue pill

• Visitante
« Resposta #29 Online: 24 de Abril de 2007, 12:42:36 »
Spitfire, este teu post me fez lembrar um livro que ainda não terminei de ler, fala exatamente sobre isso, tratamento de psicopatas e pessoas com problemas mentais, e é exatamente como você disse, a mente humana jamais pode ser tida como um padrão fixo.

Não necessáriamente, pode existir padrão fixo e ainda ser desconhecido por nós.

Raphael

• Visitante
« Resposta #30 Online: 24 de Abril de 2007, 12:44:53 »
Pode ser, não havia pensado nesta possibilidade. Uma boa questão Blue, boa mesmo.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2007, 12:49:49 »

Não necessáriamente, pode existir padrão fixo e ainda ser desconhecido por nós.

Veja bem... estou colocando padrão fixo como causa, não como efeito.  :wink:
Muito menos como padrão para terapia/tratamento.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 24 de Abril de 2007, 13:37:24 »
Não sei se é uma fonte confiável, mas assisti há meses um documentário em que assassinos violentos estavam sendo experimentados e observados em um presídio americano. Segundo o documentário foi observado que esses homens possuiam um alto nível de testosterona, muito acima da média, o que acreditam ser a fonte do problema.

Após um longo tratamento com injeções diárias de não sei-o-quê, para baixar os altos níveis do hormônio no organismo, esses homens mostraram uma incrível mudança de comportamento e de consciência.

Um dos entrevistados que havia assassinado violentamente três mulheres, lamentava não ter tido a chance de se submeter ao tratamento antes do ocorrido. Pois, não podia acreditar, naquele instante, que uma simples intervenção médica o pudesse transformar em outra pessoa.

Ah! Eu também assisti isso no Discovery acho eu…  Eu acho que é credível sim. Já vi outros programas que falam da relação de níveis altos de testosterona com a violência. Mas acho também que nem todos são violentos pela mesma causa…Penso que existam várias causas para um ser humano se tornar um "animal irracional"… Esta é só uma delas.  ::)
« Última modificação: 24 de Abril de 2007, 13:44:02 por Alegra »
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2007, 14:02:13 »
Eu tenho menos medo de enfrentar um "macho pra caralho" (vulgarmente conhecido como orelhas anabolizadas) do que enfrentar um fracote covarde.
Do "machão" tu sabes o que vem… consegues te preparar antes… é um ataque sincero e frontal… mas do covarde não… é imprevisível, é instável… pode acovardar-se e fugir como pode te atacar pelas costas.
Acho que o covarde consegue ser mais passional… de cometer mais desatinos… tal qual o oriental pistoleiro nos EUA.

Não creio que este negócio de testosterona seja (pelo menos) o fator primordial que faz de uma pessoa um psicopata… até mesmo porque existem mulheres (testosterona free) psicopatas também.  :wink:

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2007, 14:09:27 »
Mas acho também que nem todos são violentos pela mesma causa…Penso que existam várias causas para um ser humano se tornar um "animal irracional"… Esta é só uma delas.
Mas não é algo que trabalhe em termos individuais. É impossível dizer se uma pessoa cometeu crimes sim ou não pela testosterona, mas quando analisa-se grupos de cidadãos e criminosos, os dados estatísticos apontam que é sim. Em outras palavras, sabemos que a testosterona interfere, mas não há como comprovar se ocorreu ou não.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Junho de 2007, 00:42:46 »
Um assassino frio é recuperável? Sim. Mas cada caso é um caso. Por exemplo, pessoas que geralmente são calmas demais pode ser que isso aconteça, sei lá...

Agora se uma pessoa mata a "sangue frio" uma outra por nada, aí não... Acho que não tem jeito...   :stunned:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 16 de Julho de 2007, 22:58:31 »
Atrasados, meus dois centavos:

Será que a Técnica Ludovico não funcionaria? Mas por favor, sem tocar Beethoven!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 16 de Julho de 2007, 23:00:20 »
De onde vc baseia sua afirmação de psicopatas serem doentes e precisarem ser tratados ?

Psicopatas são, por definição, portadores de psicopatias, ou seja, de doenças de ordem psicológica. Duvidoso é dizer que todo criminoso é psicopata.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lemanto_Pictures

• Nível 00
  • *
« Resposta #38 Online: 17 de Julho de 2007, 23:28:37 »
Acho que depende muito de pessoa pra pessoa  :?
Aproveite a vida sem medo, não vai sair dela vivo =o

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #39 Online: 17 de Julho de 2007, 23:30:08 »
Acho que depende muito de pessoa pra pessoa  :?

Bem-vindo Lemanto_Pictures :) Dá uma passada no tópico de apresentações:

../forum/topic=7873.0.html

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #40 Online: 17 de Julho de 2007, 23:31:23 »
 :hihi: Aparentemente, mais um fã de Death Note.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #41 Online: 27 de Dezembro de 2007, 08:41:00 »
Atrasados, meus dois centavos:

Será que a Técnica Ludovico não funcionaria? Mas por favor, sem tocar Beethoven!

O que é importante na paródia de Burgess é que Alex não é 'curado', a técnica visa à adequação à sociedade desse individuo (tratado mais bem como um objeto, o que é consequência aliás do relacionamento nulo com os seus pais, o relacionamento de poder com seus 'drugos').

Justamente o que a novela planteia é : se fazemos uma dicotomia 'individuo versus sociedade', de duas uma: ou o individuo se aproveita do sistema e espanca mendigos na rua, ou reprime-se o individuo até lhe retirar até a personalidade (Alex tem 'arrancado' o gosto pela violência assim como o gosto por Beethoven).

O pior é que curar um psicopata, até onde sei, é impossível.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #42 Online: 27 de Dezembro de 2007, 08:44:19 »
Raphael, em termos sociais somos iguais, temos os mesmos direitos/deveres, etc.

Há vários links.... mas vou colocar este aqui ó.

http://www.cerebromente.org.br/n07/doencas/index_p.html

Todos temos um pouco de "psicopatas" dentro de nós, só que não colocamos isso pra fora, devido as circustâncias. Normal.

Raphael, no fundo está respondendo positivamente o que eu disse: no CID o sociopata é enquadrado numa síndrome, ou num distúrbio. Ainda este diagnóstico toma como referência a sociedade (um sociopata seria um anti-social).

O que quero dizer, simplificando bastante (espero que não esteja simplificando demais), se vc tiver gonorréia, é uma doença, é um corpo estranho alterando o funcionamento do teu corpo, e que causa moléstias, distúrbios no seu funcionamento.

Já o sociopata nasceu assim, ou assim se adaptou para sobreviver, e não está doente no sentido de não ter uma 'cura', não ser algo externo.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 08:48:30 por JCatino »
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Laura Demarchi

• Nível 15
  • *
« Resposta #43 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:47:57 »
Uma criança com poucos anos de vida mataria tranquilamente outra se tivesse meios para isso, constatei isto algumas vezes com as briguinhas por ciumes de duas meninas (uma com pouco mais de 2 anos e a outra com 1 ano e meio) vizinhas de um tio meu de SBC e depois com algumas crianças de um abrigo para menores que meus pais vizitam todos os finais de semana aqui em Itajaí....há algo de sinistro no ser humano, controlamos por ser o melhor para nossa evolução concluo eu.....recuperar? Sim, acho que é possivel, mas não estaria nada tranquila em conviver com um assassino recuperado, sei lá, teria medo, muito medo! :medo:

beijos
Porque concluir é melhor que acreditar!

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #44 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:59:32 »
Assassino, frio e recuperável são vocábulos muito vagos, ao meu ver.Ouvi um caso onde uma mulher deu um flagrante em seu marido e a amante e matou ambos com requintes de crueldade - esfaqueou e esquartejou ambos.E depois? Enfartou! Ficou um tempo na Terapia Intensiva e foi pra enfermaria.Com a custódia dos policiais, lógico!!!
Agora, serial killers são casos pra internação mesmo.Não enxergo uma outra alternativa.Se são recuperáveis? Não sei é uma ótima resposta.Reflete humildade e o fato de que temos muito o que aprender em termos de comportamento humano, cientificamente falando.Abraços.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Atheist

• Visitante
« Resposta #45 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:06:55 »
Uma criança com poucos anos de vida mataria tranquilamente outra se tivesse meios para isso, constatei isto algumas vezes com as briguinhas por ciumes de duas meninas (uma com pouco mais de 2 anos e a outra com 1 ano e meio) vizinhas de um tio meu de SBC e depois com algumas crianças de um abrigo para menores que meus pais vizitam todos os finais de semana aqui em Itajaí....há algo de sinistro no ser humano, controlamos por ser o melhor para nossa evolução concluo eu.....recuperar? Sim, acho que é possivel, mas não estaria nada tranquila em conviver com um assassino recuperado, sei lá, teria medo, muito medo! :medo:

beijos

Isso porque uma criança é altamente instintiva e seu sistema nervoso central ainda está em desenvolvimento. Muitas vezes ela não tem uma idéia adequada de causa e efeito e não sabe medir as consequências de seus atos. Se um adulto tem estas características é doente e precisa ser tratado. Como? Não tenho idéia mas talvez haja alguma coisa em algum livro de Oliver Sacks.

Atheist

• Visitante
« Resposta #46 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:13:15 »
Assassino, frio e recuperável são vocábulos muito vagos, ao meu ver.Ouvi um caso onde uma mulher deu um flagrante em seu marido e a amante e matou ambos com requintes de crueldade - esfaqueou e esquartejou ambos.E depois? Enfartou! Ficou um tempo na Terapia Intensiva e foi pra enfermaria.Com a custódia dos policiais, lógico!!!
Agora, serial killers são casos pra internação mesmo.Não enxergo uma outra alternativa.Se são recuperáveis? Não sei é uma ótima resposta.Reflete humildade e o fato de que temos muito o que aprender em termos de comportamento humano, cientificamente falando.Abraços.

O primeiro caso é crime passional. Eu não tenho coragem de fazer o mal a alguém deliberadamente, no entanto, certamente poderia fazer algo extremamente cruel se minha família estivesse em perigo.

O segundo caso é diferente. São pessoas que não têm empatia. Provavelmente são pessoas com problemas nos seus neurônios espelho (neurônios que são ativados quando você executa uma ação e também quando apenas vê alguém executando a mesma ação). Neste caso pode ser  um problema de desenvolvimento do cérebro, pode ser problemas de receptores de neurotransmissores ou da sua produção e/ou recaptação, ou ainda pode ser um problema hormonal, como foi citado em relação à testosterona.

Eu estimo que em um futuro não muito distantes conheceremos suficiente as atividades cerebrais a ponto de controlar tais comportamentos desviantes. A questão é: queremos ou temos o direito de ter este controle?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #47 Online: 28 de Dezembro de 2007, 10:02:53 »
Uma criança com poucos anos de vida mataria tranquilamente outra se tivesse meios para isso(...)

Porém o meu filho (de quase 10 meses de idade) já sabe quando machuca a gente -isso porque nós dizemos que machuca e ele percebe que é algo que não é bom (nem mesmo percebe quando ele mesmo se machuca!)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 28 de Dezembro de 2007, 10:17:24 »
Criação faz mesmo muita diferença... :)
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #49 Online: 28 de Dezembro de 2007, 10:24:12 »
É engraçado (e educativo) ver como vai moldando pensamentos! Quando tinha uns 6 meses percebeu que era divertido mexer a cabeça de um lado para outro. Daí as pessoas diziam 'não, não' quando ele mexia a cabeça assim (como se fizesse não, porém para ele era uma brincadeira).

Agora percebeu que esse movimento tem um significado especial, e ainda está começando a entender esse significado.

Aliás, foi interessante ver como ele 'inventou' a brincadeira sozinho -e passou a noite mexendo a vabecinha e rindo, e daí para frente quando fica contente, mexe a cabeça de um lado para outro. Agora quando dizemos 'não, não, não, isso machuca!' ele nos olha e mexe a cabecinha...

A mente é algo deslumbrante mesmo...
--
Si hemos de salvar o no,

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!