Autor Tópico: Qual das religiões é mais maluca: O Cristianismo ou O Islamismo?  (Lida 4479 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Qual das religiões é mais maluca: O Cristianismo ou O Islamismo?
« Online: 20 de Abril de 2007, 17:21:43 »
Olá pessoal,

Fiquei outro dia pensando qual das duas maiores religiões do mundo é mais adoidada. Por um lado temos o Cristianismo com suas idéias chumbadas de santos, paraíso, ressureição e outras ladainhas. Por outro temos o Islamismo que é para todos os efeitos me parece uma bobagem sem tamanho(Vivemos num país livre e assim espero que seja enquanto viver) com umas tais hurias ou virgens divinas que vão afagar as magoas dos seguidores dessa religião e outras histórias pra boi dormir. Mas históricamente vemos que essas religiões quando estiveram no auge do poder oprimiram povos e promoveram guerras santas e cruzadas e coisas do tipo. Minha conclusão é que o Cristianismo apesar dos seus inumeros defeitos é um pouco mais liberal do que o Islamismo e isso proporciona uma vida um pouquinho só melhor para seus seguidores. Mas o que os amigos pensam a respeito?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Qual das religiões é mais maluca: O Cristianismo ou O Islamismo?
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2007, 17:23:42 »
O Cristianismo é mais maluco, embora circunstancialmente mais liberal.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #2 Online: 20 de Abril de 2007, 20:57:04 »
Nem tanto, recentemente, na semana da páscoa, os canais da Discovery e National Geographic mostraram vários documentários sobre adeptos ao cristianismo e afins.
Os números variaram em 40%, 50% e 60%, mas foram esses para identificar as taxas de americanos que acreditam que o arrebatamento e apocalipse vai acontecer enquanto ainda estiverem vivos.
« Última modificação: 21 de Abril de 2007, 00:04:50 por Ilovefoxes »

Offline Wolfischer

• Nível 27
  • *
  • Que sono!
« Resposta #3 Online: 20 de Abril de 2007, 22:55:41 »
Pelo que me lembro, quando o Islã esteve no auge de seu poder ele não perseguia os membros de outras religiões.
Vide o século de ouro na Espanha dos mouros e as terras árabes no tempo de Harum A-rashid.

Raphael

• Visitante
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2007, 00:40:36 »
Não seriamos nós, malucos, só por achar que religiões são malucas?
Acho que este argumento de maluquice abre portas para o preconceito, pois valida o fato de um religioso chamar um ateu de maluco.

Offline LuizJB

• Nível 12
  • *
  • Wallace e Darwin
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2007, 00:45:46 »
Nem tanto, recentemente, na semana da páscoa, os canais da Discovery e National Geographic mostraram vários documentários sobre adeptos ao cristianismo e afins.
Os números variaram em 40%, 50% e 60%, mas foram esses para identificar as taxas de americanos que acreditam que o arrebatamento e apocalipse vai acontecer enquanto ainda estiverem vivos.

Como já dizia Greg Graffin..."Fuck armageddon....This is Hell."
:)
"Predadores parecem "projetados" de forma bela para caçar presas, enquanto que as presas parecem igualmente "projetadas" de forma bela para escapar deles. De que lado deus está?"
Richard Dawkins - O rio que saía do éden

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2007, 02:29:25 »
Acho que este argumento de maluquice abre portas para o preconceito, pois valida o fato de um religioso chamar um ateu de maluco.
Não. Várias religiões são coisa de doido mesmo, como os Adventistas, os Mórmons, os Espíritas…

Tem coisa que "até Deus duvida", mas estes daí parecem não ter problemas em acreditar. :D
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Raphael

• Visitante
« Resposta #7 Online: 21 de Abril de 2007, 02:32:11 »
Não. Várias religiões são coisa de doido mesmo, como os Adventistas, os Mórmons, os Espíritas…

Tem coisa que "até Deus duvida", mas estes daí parecem não ter problemas em acreditar. :D

Alê, olá :tchau:

Maluco pra quem, pra gente, que não pratica a religião, ou pra estes aí que você citou? Tudo é relativo neste mundo, não existe algo que seja absoluto, a não ser meu sério problema em entender algumas coisas que postam aqui. :D

Offline Athena

• Nível 19
  • *
« Resposta #8 Online: 21 de Abril de 2007, 04:09:02 »
Pelo que me lembro, quando o Islã esteve no auge de seu poder ele não perseguia os membros de outras religiões.
Vide o século de ouro na Espanha dos mouros e as terras árabes no tempo de Harum A-rashid.

Será que na atualidade, eles teriam esse mesmo comportamento?
Você nasce sem pedir e morre sem querer.
Aproveite o intervalo!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 21 de Abril de 2007, 04:18:54 »

Maluco pra quem, pra gente, que não pratica a religião, ou pra estes aí que você citou? Tudo é relativo neste mundo, não existe algo que seja absoluto, a não ser meu sério problema em entender algumas coisas que postam aqui. :D
Também não concordo com esses comentários acerca das religiões. Tenho uma postura a favor do ateísmo justamente para não ficar contra as religiões.
Sobre maluquice prefiro uma abordagem psiquiátrica, e como as religiões são aceitas penso por serem uma maluquisse coletiva e tradicional. Estão inseridas dentro de um contexto de permissividade inclusive legal. A situações em que loucura e fé são idênticas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 21 de Abril de 2007, 04:26:45 »
Será que na atualidade, eles teriam esse mesmo comportamento?

Isso, é claro, depende do que exatamente você entende por transportá-los para a atualidade.

Na minha opinião os fatores principais são sócio-econômicos mesmo.  Quando as comunidades tinham tempo e interesse em cuidar melhor de sua transmissão religiosa oral e discutiam mais entre si havia mais facilidade em cultivar verdadeira tolerância religiosa.

Hoje é mais difícil.  Menos por causa dos governantes ou líderes religiosos do que por causa do tipo de vida religiosa que se tem.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Raphael

• Visitante
« Resposta #11 Online: 21 de Abril de 2007, 04:31:19 »

Também não concordo com esses comentários acerca das religiões. Tenho uma postura a favor do ateísmo justamente para não ficar contra as religiões.
Sobre maluquice prefiro uma abordagem psiquiátrica, e como as religiões são aceitas penso por serem uma maluquisse coletiva e tradicional. Estão inseridas dentro de um contexto de permissividade inclusive legal. A situações em que loucura e fé são idênticas.

Adriano, pelo menos alguém que me entende aqui. Ufa, pensei que fosse um ET. :D
Mas vi que é só na aparência mesmo.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 21 de Abril de 2007, 04:32:39 »
Esses relativistas são um caso sério... :)

Raphael

• Visitante
« Resposta #13 Online: 21 de Abril de 2007, 04:34:31 »
Esses relativistas são um caso sério… :)

Melhor que ser determinista, não?
E antes que você fale que não sei o que é, como o de praxe.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Determinismo

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 21 de Abril de 2007, 04:38:08 »
(suspiro...) :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 21 de Abril de 2007, 04:44:20 »
A melhor utilidade do relativismo é na análise religiosa, e de preferência a científica.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Raphael

• Visitante
« Resposta #16 Online: 21 de Abril de 2007, 04:46:05 »
(suspiro…) :)

Agora tudo o que eu falo sobre você, você vai dize que estou te julgando, fala sério Dantas, que nóia.

A melhor utilidade do relativismo é na análise religiosa, e de preferência a científica.

:ok: Sem mais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #17 Online: 21 de Abril de 2007, 04:49:41 »
Sem nóia, Raphael.  Só lamento não adiantar levar a sério.

Raphael

• Visitante
« Resposta #18 Online: 21 de Abril de 2007, 04:57:43 »

Luis, você realmente crê, com todas as forças munidas à você, que todos os muçulmanos ou cristãos(religiosos, no geral) são loucos, insanos, preconceituosos, retardados e um monte de outras coisas feias, só por que alguns religiosos fazem caquinha?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 21 de Abril de 2007, 11:48:11 »
Não, e por isso mesmo eu não disse nada parecido.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #20 Online: 21 de Abril de 2007, 12:52:44 »
Bem, eu chamaria religião de maluquice sim, quem sabe algum desses deus exista mesmo, chances de 0,000000000001% ou menos, quem quer acreditar que acredite, só não venha atacar a ciência ou tentar converter crianças indefesas na sua ignorância.

Seja na dúvida de como o universo começou ou no condicionamento que seus ancestrais te deram, acreditar em um criador de tudo é se conformar com a própria ignorância.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #21 Online: 21 de Abril de 2007, 13:01:47 »
Por enquanto, como somos minoria, nós ateus somos loucos.

Luis, você realmente crê, com todas as forças munidas à você, que todos os muçulmanos ou cristãos(religiosos, no geral) são loucos, insanos, preconceituosos, retardados e um monte de outras coisas feias, só por que alguns religiosos fazem caquinha?
Alguns?

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #22 Online: 21 de Abril de 2007, 13:34:42 »

Alguns?
Alguns fizeram, o resto é capaz de, se levado ao limite ou se alguem mexer com suas crenças ridículas, dogmas absurdos, chutem o que acontecia com médicos abortistas nos EUA.
« Última modificação: 21 de Abril de 2007, 18:57:59 por Daniboy »
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #23 Online: 21 de Abril de 2007, 18:36:02 »
Qual das religiões é mais maluca: O Cristianismo ou O Islamismo?

Para mim é tudo a mesma merda  que no fundo cai na mesma fossa...  :enjoo: :nojo:
PQP todos eles!
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #24 Online: 21 de Abril de 2007, 23:34:07 »

Alguns?
Alguns fizeram, o resto é capaz de, se levado ao limite ou se alguem mexer com suas crenças ridículas, dogmas absurdos, chutem o que acontecia com médicos abortistas nos EUA.
Mas alguns não deixa a entender que é minoria?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!