Enquete

Quais destas três proposições lhe parece mais verossímil?

A Matemática é uma disciplina cujo objeto de estudo transcende este mundo, mas ainda assim se impõe inexorávelmente a ele e ao nosso intelecto .
3 (14.3%)
A Matemática é uma ciência que, como todas as demais, estuda os fenômenos deste mundo, distinguindo-se por ser a mais abrangente.
3 (14.3%)
A Matemática é a ciência que formaliza nossas intuições acerca de grandezas, quantidades, relações conjuntos, formas etc.
15 (71.4%)

Votos Totais: 18

Autor Tópico: Enquete sobre Filosofia da Matemática  (Lida 4132 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Enquete sobre Filosofia da Matemática
« Resposta #25 Online: 21 de Abril de 2007, 05:44:51 »
Posso estar errado, mas me parece (até pelo que já vi escrito pelo Dante em outros tópicos, acho mesmo que aquele voto solitário na primeira opção é dele) que o que se quis dizer na primeira alternativa é que a matemática seria imaterial, independente do como é o mundo, não que ela seja metafísica (não sei se dá para perceber a diferença, ou mesmo se há alguma), embora admita que a maneira como está formulada dê margem à segunda interpretação.

assim ele poderia ter dito 'abstrata'. mas dizer que 'a matemática é imaterial' seria uma tautologia gritante; ninguém aqui acha que símbolos se leva no bolso.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #26 Online: 21 de Abril de 2007, 05:49:45 »
Exatamente, abstrata, é esse o termo que estava na ponta da língua (mas não saía) quando escrevi a mensagem … Então, onde diz imaterial que se leia abstrata.
Quanto a não se carregar símbolos no bolso há quem discorde, em particular um colega meu que os leva no bolso, na sola do sapato em cópias reduzidas, onde puder junto consigo sempre que tem prova...
« Última modificação: 21 de Abril de 2007, 05:55:35 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Raphael

• Visitante
« Resposta #27 Online: 21 de Abril de 2007, 05:52:25 »
Ahh, queria que o pessoal se atentasse aos comentários do Luis Fabris, ele é um cara muito bom em debates, principalmente quando se tem crentes. :D

http://www.e-cristianismo.com/forum/viewtopic.php?t=1153&postdays=0&postorder=asc&start=60&sid=3cdffc8abc34ed7e6e1b6dc7fb471661

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 21 de Abril de 2007, 11:21:22 »
Ela diz que a matemática é uma ciência, logo de cara, Luis. Acredito que a primeira sugira que ela é uma linguagem, não? Bem, como você costuma dizer que tenho problemas cognitivos, poderia me explicar a real diferença entre uma afirmação e outra, por obséquio.

Vamos por partes.  Eis as três opções, modificadas por um código de cor.

Vermelho para o que discordo diretamente
teal para o que acho controverso ou ambíguo
azul para o que acho correto e importante
preto para o que não me parece particularmente notável

• A Matemática é uma disciplina cujo objeto de estudo transcende este mundo, mas ainda assim se impõe inexorávelmente a ele e ao nosso intelecto.
  • A Matemática é uma ciência que, como todas as demais, estuda os fenômenos deste mundo, distinguindo-se por ser a mais abrangente.
  • A Matemática é a ciência que formaliza nossas intuições acerca de grandezas, quantidades, relações conjuntos, formas etc.

Comentários:

0) Nesta enquete a palavra ciência está sendo usada praticamente como sinônimo de "disciplina", o que a rigor é impróprio mas é também bastante usual.  Por isso coloquei as referências à palavra como teal em vez de vermelho.

1) Na primeira alternativa, transcende é uma palavra um tanto esotérica demais para meu gosto, mas é fato que o objeto da matemática NÃO é o mundo real.  De fato, a maior fraqueza da matemática é que ela não tem QUALQUER ligação formal com o mundo real; a aplicabilidade dos modelos matemáticos à realidade é sempre feita por conta e risco dos seres humanos que a usam, nunca da própria matemática.

2) A matemática pode ou não ser considerada ciência, mas certamente é única, exatamente porque NÃO ESTUDA ESTE MUNDO.  Eu diria até que ela explicitamente estuda um mundo que não é o real, um mundo em que uma reta pode ser infinitamente fina e ao mesmo tempo conter infinitos pontos.

3) O grande mérito da matemática realmente é sua extrema, até absoluta, capacidade de formalização.  A matemática é perfeita e completa, ainda que não completamente "compreendida".  Mas o seu objeto de estudo é fechado em si mesmo, completamente abstrato.  Superlativamente útil em comparações com o mundo real, sim, mas ainda assim completamente abstrato.
« Última modificação: 21 de Abril de 2007, 11:25:40 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 21 de Abril de 2007, 11:26:19 »
De fato, a maior fraqueza da matemática é que ela não tem QUALQUER ligação formal com o mundo real; a aplicabilidade dos modelos matemáticos à realidade é sempre feita por conta e risco dos seres humanos que a usam, nunca da própria matemática.

O que, curiosamente, é parte de sua força também :-)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 21 de Abril de 2007, 11:27:45 »
Sim, é algo tão curioso que estou surpreso de não ter visto ainda ser usado como argumento criacionista...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eleitor de Mário Oliveira

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #31 Online: 21 de Abril de 2007, 12:59:27 »
Agora eu vejo que deveria ter colocado o termo "disciplina" no lugar de "ciência" para evitar o debate sobre o problema da delimitação científica. Agora já foi.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #32 Online: 21 de Abril de 2007, 13:10:50 »
Posso estar errado, mas me parece (até pelo que já vi escrito pelo Dante em outros tópicos, acho mesmo que aquele voto solitário na primeira opção é dele) que o que se quis dizer na primeira alternativa é que a matemática seria imaterial, independente do como é o mundo, não que ela seja metafísica (não sei se dá para perceber a diferença, ou mesmo se há alguma), embora admita que a maneira como está formulada dê margem à segunda interpretação.

Para ser sincero, eu fico bastante dividido entre a primeira e a terceira opção.
Poderia ser o caso de que a Matemática seja algo exterior ao universo, mas se imponha tão fortemente ao nosso intelecto que pareça fruto dele.

Por outro lado, a Matemática poderia ser fruto do nosso intelecto. Assim, o universo parece se comportar matemáticamente justamente porque percebemos o universo por meio do nosso intelecto.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #33 Online: 21 de Abril de 2007, 13:13:20 »

assim ele poderia ter dito 'abstrata'. mas dizer que 'a matemática é imaterial' seria uma tautologia gritante; ninguém aqui acha que símbolos se leva no bolso.

Na verdade, sou da posição que todo conhecimento é abstração.

• Nível 37
  • *
    • Lattes
« Resposta #34 Online: 21 de Abril de 2007, 13:14:32 »
Sim, é algo tão curioso que estou surpreso de não ter visto ainda ser usado como argumento criacionista…

Talvez porque a Matemática limitaria inclusive os poderes do criador.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #35 Online: 21 de Abril de 2007, 13:48:39 »

Para ser sincero, eu fico bastante dividido entre a primeira e a terceira opção.
Poderia ser o caso de que a Matemática seja algo exterior ao universo, mas se imponha tão fortemente ao nosso intelecto que pareça fruto dele.

Por outro lado, a Matemática poderia ser fruto do nosso intelecto. Assim, o universo parece se comportar matemáticamente justamente porque percebemos o universo por meio do nosso intelecto.

Pois é Dante, também fiquei dividido entre a primeira e terceira opções mas o que me fez escolher a terceira foi a cautela, li as alternativas de forma semelhante ao Dantas:

• A Matemática é uma disciplina cujo objeto de estudo transcende este mundo, mas ainda assim se impõe inexorávelmente a ele e ao nosso intelecto.
  • A Matemática é uma ciência que, como todas as demais, estuda os fenômenos deste mundo, distinguindo-se por ser a mais abrangente.
  • A Matemática é a ciência que formaliza nossas intuições acerca de grandezas, quantidades, relações conjuntos, formas etc.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

blue pill

• Visitante
« Resposta #36 Online: 21 de Abril de 2007, 22:23:21 »
Na minha opinião é a 3

Raphael

• Visitante
« Resposta #37 Online: 22 de Abril de 2007, 01:01:02 »
Obrigado pelas explicações Luis, sinceramente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!