Web Semântica significa dar um significado ao que se publica, para que um programa possa entender e separar melhor o que você escreveu. Se algo é um título, usando uma tag do tipo <h1> o Google vai saber que aquilo é um título. Se usar algo como <font size="30px" color="red">, o Google não vai entender como um título, mas sim como um texto colorido e grande. Esse texto não vai ter um peso maior numa busca do Google, por exemplo.
Entendeu?
Não não! Web Semântica não é só isso. Isso aí é apenas semântica em documentos. Microformatos não passam de uma extensão do HTML puro.
Web Semântica é a idéia de uma internet que pode
ler essas informações e não simplesmente indexar.
Meu currículo, por exemplo, está em hReview. O fato de eu ter publicado ele nesse formato permite sim que um mecanismo de busca indexe ele melhor, inclusive permite que ele participe de um diretório de currículos em hReview, mas isso não é muito inovador.
Interessante mesmo será quando os sites das empresas buscarem automaticamente na internet os candidatos pra novas vagas, baseado nas informações que os mesmos colocam em seus currículos e cruzando dados com o perfil da empresa. Isso é web semântica, é tornar algumas buscas que nós humanos fazemos diariamente (não necessariamente no Google, qualquer tipo de busca) automatica.
Suponha que você queria escrever um romance que se passa nos anos 50 e queria saber quem era o presidente do Brasil na época. Com a web semântica daria pra fazer uma consulta fácil e rápida pra descobrir, mas pensando bem com texto normal também dá com facilidade.
Agora suponha que ao invés disso, a máquina descobrisse no meio do mundaréu de dados, que o carro que você pôs no romance não tinha começado a ser fabricado em 1950. Quer dizer, estou tentando dar um exemplo de uma consulta que você NÃO FEZ, mas que a máquina pode te informar, fazendo inferências em cima dos dados.
O exemplo que a Gui citou é muito interessante. Talvez o computador não avise: "sua anta, você tá colocando um Corvete em um romance da época da brilhantina", ele apenas mostrará os dados do carro (como data de lançamento e concepção) assim que você digitar "Corvete" no editor de textos, como uma maneira de auxiliá-lo. Inclusive, já existe um sistema muito semelhante a esse chamado
System One.