Enquete

Você está preparado para a web semântica?

[[preparo:=yes]]
5 (20.8%)
eu não acho que isso vá ter futuro
1 (4.2%)
o que é web semântica?
12 (50%)
o que é web?
0 (0%)
Fabi para ditadora!
6 (25%)

Votos Totais: 18

Autor Tópico: Você está preparado para a web semântica?  (Lida 2855 vezes)

Raphael

• Visitante
Re: Você está preparado para a web semântica?
« Resposta #25 Online: 24 de Abril de 2007, 01:52:04 »
Ué, parou de me chamar de fedida com tanta facilidade?

(acho que tenho que abrir um tópico sobre percepeção de cheio nos homossexuais)

Chamo todos de fedidos, isso é brincadeira, em alguns casos. Quando é pra ofender, eu chamo também, para não ofender com palavrões. :D
Mas pode crer, não estou com o intuito de ofender você não. Por exemplo, eu chamo o Bush de fedido, mas é pra ofender ele, sacou, chamo ele de filho da puta, cuzão, escroto e terrorista, mas nem é ofensa, é a realidade mesmo. :D

O que percepção de cheio?

Offline Frango

• Nível 21
  • *
  • Tá olhando o quê?
    • O projeto Sem Nome
« Resposta #26 Online: 24 de Abril de 2007, 08:37:42 »
Humpf. Seria tão mais fácil se os computadores entendessem o que a gente escreve...
"Ser original é tudo na vida. Citar os outros é falta de opinião própria" C. D. Thomas

Você já entrou no chat hoje?

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 25 de Abril de 2007, 12:36:52 »
Tem um desses ", diz estudo" por aí falando nisso...

Humpf. Seria tão mais fácil se os computadores entendessem o que a gente escreve…
A web semântica não é exatamente uma substituta do processamento de linguagem natural.

Suponha que você queria escrever um romance que se passa nos anos 50 e queria saber quem era o presidente do Brasil na época. Com a web semântica daria pra fazer uma consulta fácil e rápida pra descobrir, mas pensando bem com texto normal também dá com facilidade.

Agora suponha que ao invés disso, a máquina descobrisse no meio do mundaréu de dados, que o carro que você pôs no romance não tinha começado a ser fabricado em 1950. Quer dizer, estou tentando dar um exemplo de uma consulta que você NÃO FEZ, mas que a máquina pode te informar, fazendo inferências em cima dos dados.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #28 Online: 25 de Abril de 2007, 12:47:46 »
Tem um desses ", diz estudo" por aí falando nisso…

Humpf. Seria tão mais fácil se os computadores entendessem o que a gente escreve…
A web semântica não é exatamente uma substituta do processamento de linguagem natural.

Suponha que você queria escrever um romance que se passa nos anos 50 e queria saber quem era o presidente do Brasil na época. Com a web semântica daria pra fazer uma consulta fácil e rápida pra descobrir, mas pensando bem com texto normal também dá com facilidade.

Agora suponha que ao invés disso, a máquina descobrisse no meio do mundaréu de dados, que o carro que você pôs no romance não tinha começado a ser fabricado em 1950. Quer dizer, estou tentando dar um exemplo de uma consulta que você NÃO FEZ, mas que a máquina pode te informar, fazendo inferências em cima dos dados.

Bah que lixo!...vai dar para desligar a intrometida???
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #29 Online: 25 de Abril de 2007, 12:55:22 »
Guinevere não entendeu muito bem.

Web Semântica é assim: você escreve um texto na internet, tipo um review de um jogo de videogame. Se você usar o Microformato hReview, que consiste em colocar classes e tags padronizadas, um serviço de busca pode indexar seu review e criar um meio para que as pessoas possam buscar reviews específicos sobre o jogo. Assim poderiam ter uma idéia se o jogo é bom ou não baseado nas notas que as pessoas dão.

Outro exemplo: você cria uma espécie de cartão de visita em um site, como o meu. Se usar o Microformato hCard, que consiste em colocar nas tags algumas classes específicas, um programa pode identificar que ali tem um cartão e jogar os dados no seu Catálogo de Endereços. Assim você não precisa digitá-lo.

Web Semântica significa dar um significado ao que se publica, para que um programa possa entender e separar melhor o que você escreveu. Se algo é um título, usando uma tag do tipo <h1> o Google vai saber que aquilo é um título. Se usar algo como <font size="30px" color="red">, o Google não vai entender como um título, mas sim como um texto colorido e grande. Esse texto não vai ter um peso maior numa busca do Google, por exemplo.

Entendeu?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #30 Online: 25 de Abril de 2007, 13:00:48 »
Vamos ver um exemplo prático:

http://microformats.org/wiki/firefox-extensions

Com estas extensões do Firefox, ele pode reconhecer os microformatos e extrair arquivos com as informações que elas reconhecerem.

Acho que uma delas pode reconhecer o microformato "geo" para deduzir sua posição geográfica e fazer uma busca no Google Maps para saber aonde o endereço aponta por exemplo. Ou criar arquivos "vCard" baseados nos hCards das páginas que o programa achar… etc.

Outras podem reconhecer quando um link aponta para um arquivo de download, ou pode identificar se o link é endossado pelo site, por exemplo.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #31 Online: 25 de Abril de 2007, 14:47:36 »
Web Semântica significa dar um significado ao que se publica, para que um programa possa entender e separar melhor o que você escreveu. Se algo é um título, usando uma tag do tipo <h1> o Google vai saber que aquilo é um título. Se usar algo como <font size="30px" color="red">, o Google não vai entender como um título, mas sim como um texto colorido e grande. Esse texto não vai ter um peso maior numa busca do Google, por exemplo.

Entendeu?

Não não! Web Semântica não é só isso. Isso aí é apenas semântica em documentos. Microformatos não passam de uma extensão do HTML puro.

Web Semântica é a idéia de uma internet que pode ler essas informações e não simplesmente indexar.

Meu currículo, por exemplo, está em hReview. O fato de eu ter publicado ele nesse formato permite sim que um mecanismo de busca indexe ele melhor, inclusive permite que ele participe de um diretório de currículos em hReview, mas isso não é muito inovador.

Interessante mesmo será quando os sites das empresas buscarem automaticamente na internet os candidatos pra novas vagas, baseado nas informações que os mesmos colocam em seus currículos e cruzando dados com o perfil da empresa. Isso é web semântica, é tornar algumas buscas que nós humanos fazemos diariamente (não necessariamente no Google, qualquer tipo de busca) automatica.

O exemplo que a Gui citou é muito interessante. Talvez o computador não avise: "sua anta, você tá colocando um Corvete em um romance da época da brilhantina", ele apenas mostrará os dados do carro (como data de lançamento e concepção) assim que você digitar "Corvete" no editor de textos, como uma maneira de auxiliá-lo. Inclusive, já existe um sistema muito semelhante a esse chamado System One.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 25 de Abril de 2007, 16:39:38 »
Seria muito bom um recurso desse tipo no fórum em que muitas discussões travam devido a semântica, aos diversos entendimentos acerca de uma palavra ou conceito.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 26 de Abril de 2007, 13:00:34 »
Seria muito bom um recurso desse tipo no fórum em que muitas discussões travam devido a semântica, aos diversos entendimentos acerca de uma palavra ou conceito.
Definitivamente não estamos falando do mesmo assunto. :D :d

Bah que lixo!…vai dar para desligar a intrometida???
:D :D :D

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 07 de Maio de 2007, 15:11:01 »
http://www.acordapraweb.com/um-gigante-adormecido/

Se você ler o que eu escrevi sobre ontologias, talvez fique mais claro entender o que eu estou tentando dizer com esse artigo.Wikipedia - Um gigante adormecido?Imagine se pudessemos ensinar uma máquina tudo que a humanidade aprendeu. É um dos primeiros passos pra criação da tão sonhada (e temida) Inteligência Artificial.

A primeira etapa pra criar um sistema que ensine tudo (ou quase tudo) que os humanos conhecem à uma máquina é organizar todo esse conteúdo, e posso dizer que estamos quase lá.

A Wikipedia é um bom começo. Lá há uma enorme fonte de informações organizada por categorias, atualizada com frequência e armazenada digitalmente. Se pudessemos transformar todo conhecimento armazenado na Wikipedia em ontologias, teríamos uma base riquíssima de informações.

Um exemplo do que poderíamos fazer, seria consultar a Wikipedia como se fosse um banco de dados, através de qualquer sistema. Poderíamos por exemplo pesquisar automaticamente todos os autores franceses de livros que nasceram entre 1850 e 1950, e obter um resultado com os livros que eles publicaram, autores influenciados e tudo mais. Potencial não falta.

Já existem alguns grupos se empenhando em tornar isso uma realidade, como o banco de dados Wikipedia³, criado pelo mesmo pessoal do SystemOne, e a dbpedia.org.

A Wikipedia é gigante sim, e mesmo dormindo já é tem um poder incrível. Quando ela acordar pra web semântica é revolução na certa.

Acessem o original pra links

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 07 de Maio de 2007, 16:05:24 »
Concordo a Gui. Acho que a Wikipédia está bem próxima disso.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 09 de Maio de 2007, 13:17:56 »
Alê…

http://blog.elcio.com.br/encontro-locaweb-de-profissionais-web-em-curitiba-amanha/

No encontro lá em Porto Alegre mais de 300 pessoas. Foi muito divertido.

Amanhã é a edição do evento em Curitiba, e como nos outros, vou estar apresentando a palestra "Microformats, a web semântica com letra minúscula". Você pode se inscrever direto no local (Estação 21 Convention Center.)

E a brincadeira continua. Se você for e tiver condições, leve uma extensão para me emprestar. Uma extensão elétrica comum, com tomada de pinos redondos, qualquer uma serve.

Achei legal a definição negritada. Tudo bem?

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #37 Online: 10 de Maio de 2007, 22:41:28 »
Alê…

http://blog.elcio.com.br/encontro-locaweb-de-profissionais-web-em-curitiba-amanha/

No encontro lá em Porto Alegre mais de 300 pessoas. Foi muito divertido.

Amanhã é a edição do evento em Curitiba, e como nos outros, vou estar apresentando a palestra "Microformats, a web semântica com letra minúscula". Você pode se inscrever direto no local (Estação 21 Convention Center.)

E a brincadeira continua. Se você for e tiver condições, leve uma extensão para me emprestar. Uma extensão elétrica comum, com tomada de pinos redondos, qualquer uma serve.

Achei legal a definição negritada. Tudo bem?

Microformatos são legais, mas esse lance de "web semântica em letras minúsculas" é marketing :P

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!