Autor Tópico: É melhor educar uma criança em uma religião? (mail)  (Lida 6153 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: É melhor educar uma criança em uma religião? (mail)
« Resposta #25 Online: 25 de Abril de 2007, 18:39:37 »
Eu não vejo nada demais em educar no ateísmo, não tem nada de mal, e ética e moral independem de religião, pois se dependessem ateus seriam imorais.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #26 Online: 25 de Abril de 2007, 19:20:22 »
E algo importante também é não criticar nenhuma religião próximo à uma criança. Elas tendem a absorver opiniões sem refletir (obviamente). Critique pessoas, critique atos… mas não critique uma religião, você provavelmente estará semeando uma forma de preconceito naquela criança.

Pelo EXATO mesmo motivo não se deve ensinar nenhum tipo de superstição como uma religião às crianças, elas não têm senso crítico por isso não irão refletir, então acreditar nas baboseiras, por isso há tantos teístas e tão poucos ateus no mundo.

Opa, peraí. Religião não é sinônimo de superstição.

É impossível proteger uma criança de ouvir termos religiosos, e é errado tentar fazer isso.

O processo pra criar uma pessoa esclarecida religiosamente não é isolando ela da informação, é esclarecendo. Não diga "deus existe" ou "deus não existe" pro seu filho, plante a semente de dúvida nele, não diga sua opinião sobre o assunto até ele dizer o que pensa, questione e faça-o questionar suas próprias escolhas. Seja qual for a religião que ele escolher, faça-o ter motivos pessoais pra isso e não simplesmente "minha família me ensinou a ser assim".

rizk

• Visitante
« Resposta #27 Online: 25 de Abril de 2007, 19:21:34 »
Ao que eu saiba, são poucos os colégios religiosos no mundo, não?
Educação e religião já estão muito bem separadas, creio eu.

HEIN?!?

Raphael, se há poucos colégios religiosos no mundo, eles devem ter por algum motivo buscado asilo justamente aqui no Brasil então…

É só que acontece que em toda república laica, os melhores colégios são os católicos. Mal aí de ofender as sensibilidates ateosóides, mas é a verdade.

"Eu não vejo nada demais" em não ENFIAR NOSSOS PRECONCEITOS GOELA ABAIXO DA MOLECADA, sejam eles religiosos ou não. Dúvida é uma coisa imprescindível para o homem, qualquer que seja a sua idade; daí que não se mata a curiosidade da criança para não matar a possibilidade de fazer dela um adulto civil e decente. E tenho dito.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 25 de Abril de 2007, 19:44:35 »
E algo importante também é não criticar nenhuma religião próximo à uma criança. Elas tendem a absorver opiniões sem refletir (obviamente). Critique pessoas, critique atos… mas não critique uma religião, você provavelmente estará semeando uma forma de preconceito naquela criança.

Pelo EXATO mesmo motivo não se deve ensinar nenhum tipo de superstição como uma religião às crianças, elas não têm senso crítico por isso não irão refletir, então acreditar nas baboseiras, por isso há tantos teístas e tão poucos ateus no mundo.

Opa, peraí. Religião não é sinônimo de superstição.

É impossível proteger uma criança de ouvir termos religiosos, e é errado tentar fazer isso.

O processo pra criar uma pessoa esclarecida religiosamente não é isolando ela da informação, é esclarecendo. Não diga "deus existe" ou "deus não existe" pro seu filho, plante a semente de dúvida nele, não diga sua opinião sobre o assunto até ele dizer o que pensa, questione e faça-o questionar suas próprias escolhas. Seja qual for a religião que ele escolher, faça-o ter motivos pessoais pra isso e não simplesmente "minha família me ensinou a ser assim".
O agnosticismo é que é melhor então.  :?

Ao que eu saiba, são poucos os colégios religiosos no mundo, não?
Educação e religião já estão muito bem separadas, creio eu.

HEIN?!?

Raphael, se há poucos colégios religiosos no mundo, eles devem ter por algum motivo buscado asilo justamente aqui no Brasil então…

É só que acontece que em toda república laica, os melhores colégios são os católicos. Mal aí de ofender as sensibilidates ateosóides, mas é a verdade.

"Eu não vejo nada demais" em não ENFIAR NOSSOS PRECONCEITOS GOELA ABAIXO DA MOLECADA, sejam eles religiosos ou não. Dúvida é uma coisa imprescindível para o homem, qualquer que seja a sua idade; daí que não se mata a curiosidade da criança para não matar a possibilidade de fazer dela um adulto civil e decente. E tenho dito.

Ou melhor o ceticismo também.  :|

Realmente ninguém impõe o que acha certo, somos totalmente imparciais.  |(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #29 Online: 25 de Abril de 2007, 21:48:45 »
Eu acho muito melhor falar pra uma criança "olha, não roube porque vc esta prejudicando uma pessoa" do que falar "se roubar deus castiga!!".
Quem nunca ouviu isso qdo criança?
no meu ponto de vista é melhor sempre explicar porque algo é errado ou certo, do ponto de vista dos valores morais da sociedade, não sendo necessário nada além disso.
por ex, meu chefe costuma dizer que não é legal sacanear ninguem pq "pode ter certeza que se vc ganha 10 aqui perde 20 em outro lugar". Eu estava refletindo sobre isso e pensei o seguinte "não é legal sacanear alguém pq eu sei q estou prejudicando a pessoa, independentemente se serei punido ou não tenho ciencia disso, não vou fazer".
Eu acho q a base de educação de uma criança tem que ser por ai.

"The sun is the same in a relative way but you're older,
Shorter of breath and one day closer to death. "

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #30 Online: 25 de Abril de 2007, 21:51:58 »
tem um detalhe também, crianças fazem perguntas.
os adultos vão responder de acordo com o que acham certo ou errado.
adultos religiosos tendem a responder perguntas do tipo ""como surgiu o universo?" com deus, ateus provavelmente vao falar de ciencia. acho impossivel não influenciar as crianças com as nossas proprias verdades.
o que eu não gotei do texto foi a "necessidade" que o cara ve de colocar deus na parada, como se qqr outra alternativa fosse criar um monstrinho. mas esse argumento ta disfarçado de ovelhinha, meio que tirando o dele da reta.

Offline OldSkull

• Nível 29
  • *
« Resposta #31 Online: 25 de Abril de 2007, 21:53:41 »
Ah, fora que a comparaçao de criar um filho numa religiao ou nao com "espero que escolherá seus próprios amigos
quando crescer; por isso não quer apresentá-lo aos seus primos e primas" é no minimo uma puta forçassão de barra né.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 25 de Abril de 2007, 21:58:13 »
Até mesmo o ateu, se disser pro filho "não existe papai do céu", estará influenciando ele. Se nós adultos já temos dificuldade de encontrar o que é deus, imagina uma criança :) Ela vai decorar o que você disse mas é pouco provável que entenda.

Nasci ateu… e meu maior problema foi quando tive que ter contato com o ensino religioso… aquilo me pareceu fantasioso demais, absurdo demais… simplesmente não consegui acreditar em nenhuma daquelas baboseiradas, explicações mais detalhadas quando eu pedia eram devolvidas com um festival de enrolação ainda mais absurdo do que a questão em sí.
E acho que atacar (sim, é este o termo mesmo) as crianças quando elas ainda são indefesas contra este festival de absurdos e quando são vulneráveis no ponto em que precisam entender o mundo onde vivem e que depositam toda a credibilidade disto nos adultos, é de uma covardia, de uma baixeza atroz.
É mais absurdo explicar para crianças um conceito de um Deus tão mongol quanto é este deuszinho cristão do que criar ela agnóstica. 

É como quando a criança descobre que papai noel não existe... ela fica frustrada e se sente traida pelo adulto que lhe contou uma mentira.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 25 de Abril de 2007, 22:25:37 »
Permitam-me uma pequena história pessoal:

Sofri de depressão até os trinta anos, depois de uma tentativa frustrada de suicídio (a cadeira que eu subi pra colocar o pescoço na forca quebrou, e eu fiquei me achando a criatura mais incompetente do planeta)  resolvi buscar uma cura não muito ortodoxa.
Me isolei durante quinze dias onde escrevi tudo que lembrava sobre minha infância, pois bem, minha educação foi muito rígida, religiosa ao extremo, extremamente conservadora, por outro lado também vi muita coisa errada.
Meus familiares fazendo fofoca, intrigas, cometendo atos não muito louváveis. Basicamente eu aprendi que podia fazer tudo errado, pois no final do dia era só rezar pedindo perdão e estava tudo bem.
Aprendi a ser covarde, sem iniciativa, frouxo, os outros estavam sempre certos e eu errado.
Aprendi que Deus era vingativo, não podia comer carne na sexta-feira santa, mas negar um pão para alguém com fome era normal. Nunca poderia questionar ninguém, os mais velhos estavam sempre certos, mesmo bêbados.
Roubar era pecado, mas se o cobrador do ônibus errava o troco, azar o dele.
Não podia beber cerveja, mas buscar cachaça para os outros eu podia.
Não podia faltar aula, mas se tivesse que acompanhar alguém até a cidade eu podia mentir pra professora.
Eu sei que a educação religiosa nesse caso não foi o problema e sim meus parentes, a questão que quero levantar é que se você é um tremendo filho-da-puta, bêbado, ladrão, sem-vergonha, o que adianta você ensinar ao seu filho sobre dez mandamentos, doze apóstolos, Jesus… .etc??
Eu educo minhas filhas, já devolvi dinheiro que foi me dado a mais pelo trocador de ônibus (sei que ele vai pagar por esse dinheiro que falta), não bebo, quando acontece delas abrirem uma embalagem de algo no mercado, ao invés de pegar outra fechada  fico com essa mesmo e pago por ela no caixa.
Não tenho religião, mas procuro ter caráter.
Falharam comigo e a segunda chance que eu me dei não a uso para mim e sim para minhas filhas.
« Última modificação: 25 de Abril de 2007, 22:28:40 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #34 Online: 25 de Abril de 2007, 22:32:59 »
Estamos novamente entendendo duas coisas distintas por "religião". 

O texto de Chesterton claramente associa a palavra ao repasse de valores e prioridades, enquanto que muitos neste tópico preferem tratá-la como sinônimo de "superstição" ou algo similar.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 25 de Abril de 2007, 22:36:47 »
Muitos pensam que criança é bobinha... coitados. Criança saca muita coisa até mesmo antes, até mentiras... só que são oprimidas a não questionar.
Meus pais sempre me ensinaram a questionar qualquer coisa... e é assim que educo minhas 2 filhas... e não vai ser PNC católico nenhum que vai me dizer que estou errado. Errado esta ele.

Religião esta muito longe de ensinar moral e ética, pois não colocam na prática aquilo que ensinam na teoria... e por incrível que pareça, crianças percebem isto... deve ser por isto que o numero de pessoas que se dizem sem religião (mesmo acreditando em alguma forma de Deus) tende a ser cada vez maior.
É por isto que gentalha da estirpe do Rat Zinger fica dando xiliquezinho por ai.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 25 de Abril de 2007, 22:45:08 »
Estamos novamente entendendo duas coisas distintas por "religião". 

O texto de Chesterton claramente associa a palavra ao repasse de valores e prioridades, enquanto que muitos neste tópico preferem tratá-la como sinônimo de "superstição" ou algo similar.

Então é uma associação descabida... repasse de valores e prioridades não dependem do conceito de religião mesmo no sentido amplo da palavra. Se fosse assim, até em aulas de educação no transito para crianças, onde valores importantíssimos (e pouca gente percebe isto) poderia ser chamado de religião.

Me poupem, né? É só uma tentativa de dourar a pílula.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 25 de Abril de 2007, 22:50:06 »
Não acho, Spit; eu realmente acredito que G.K. Chesterton faz essa associação.  É até típico para a geração em que ele foi criado, creio.

Também acho que isso não é dourar a pílula, nem desonestidade intelectual.  O texto dele foi bastante específico e não deixava muita margem para interpretações equivocadas.  É simplesmente uma situação em que ele tem uma visão mais ampla do que a sua sobre o papel da religião na formação do indivíduo.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #38 Online: 25 de Abril de 2007, 22:50:34 »
Se ela opta por deixar de lado a religião, já está escolhendo um meio
ambiente; e além disso, um meio ambiente funesto e contranatural.
A mãe, para que seu filho não sofra influência de superstições e
tradições sociais, terá que isolá-lo em uma ilha deserta e ali educá-lo. Mas
a mãe está escolhendo a ilha, o lago e a solidão.
.
.
.
Mas, evidentemente, alguém teve que educá-lo para chegar a esse estado
de lamentar tal ou qual coisa; e a responsabilidade mais grave de todas
é talvez a de não guiar a criança a nenhum fim.

Fonte: G. K. Chesterton

É totalmente tendencioso o que o filósofo e teólogo preferido do Rod Infinity fala a respeito da ausência de religião. Tudo bem se elogiar os atributos éticos e morais da religião, mas ao dizer que a sua ausência é funestra e contranatural e não guia a fim nenhum, está  recriminando os sem religião, agnósticos e ateus. Por aí já se vê a tal moral religiosa.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 25 de Abril de 2007, 23:10:41 »
É um balaio de gatos e um montão de associações descabidas… o tipo de malabarismo intelectual que fazem para justificar suas ações, que ao meu ver são criminosas.

Quero distância deste tipo de gentalha sórdida e nefasta.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #40 Online: 26 de Abril de 2007, 02:15:48 »
Se ela opta por deixar de lado a religião, já está escolhendo um meio
ambiente; e além disso, um meio ambiente funesto e contranatural.
A mãe, para que seu filho não sofra influência de superstições e
tradições sociais, terá que isolá-lo em uma ilha deserta e ali educá-lo. Mas
a mãe está escolhendo a ilha, o lago e a solidão.
.
.
.
Mas, evidentemente, alguém teve que educá-lo para chegar a esse estado
de lamentar tal ou qual coisa; e a responsabilidade mais grave de todas
é talvez a de não guiar a criança a nenhum fim.

Fonte: G. K. Chesterton

É totalmente tendencioso o que o filósofo e teólogo preferido do Rod Infinity fala a respeito da ausência de religião. Tudo bem se elogiar os atributos éticos e morais da religião, mas ao dizer que a sua ausência é funestra e contranatural e não guia a fim nenhum, está  recriminando os sem religião, agnósticos e ateus. Por aí já se vê a tal moral religiosa.
A única coisa que seria preciso é provar estatisticamente que há mais moral entre religiosos que ateus.
Infelizmente as evidências apontam o oposto.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 26 de Abril de 2007, 02:21:04 »
Estatística indica tendências gerais, e ainda assim é preciso ter cuidado para confiar nelas.  Não prova relação de causa-e-efeito.

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #42 Online: 26 de Abril de 2007, 13:14:49 »
Citação de: Luis Dantas

Luis,

Quais seriam suas considerações sobre a suposição do Spitfire, de acordo com sua visão de "religião"?

Segue abaixo:

Citação de: Spitfire
Então é uma associação descabida… repasse de valores e prioridades não dependem do conceito de religião mesmo no sentido amplo da palavra. Se fosse assim, até em aulas de educação no transito para crianças, onde valores importantíssimos (e pouca gente percebe isto) poderia ser chamado de religião.

E, em sua opinião, cultura seria "religião"?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 26 de Abril de 2007, 13:33:31 »
Então é uma associação descabida… repasse de valores e prioridades não dependem do conceito de religião mesmo no sentido amplo da palavra. Se fosse assim, até em aulas de educação no transito para crianças, onde valores importantíssimos (e pouca gente percebe isto) poderia ser chamado de religião.

O exemplo que ele usa é, claramente, uma sátira.  Mas não por uma margem tão grande quanto ele parece pensar.

Em muitos casos é sim.  Na Índia, Japão e em Israel, por exemplo.

No Brasil não chega a ser, por dois motivos básicos: falta de uma verdadeira tradição e a natureza do Catolicismo que predomina aqui.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 26 de Abril de 2007, 13:47:56 »
Por favor... quando se usa argumentos do tipo:

"Ou educa-se a criança totalmente inserida no conjunto de tradições superstições locais ou isole-se em uma ilha"

ou

"Não escolha os amigos do seu filho e não apresente-o a seus primos"

é de um binárismo (nem sei se o termo existe... deriva de binário...) que se não for infantil, então é mal intencionado mesmo.

Ou 1 ou 0...

Francamente, isto é bullshit.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #45 Online: 26 de Abril de 2007, 13:51:58 »

O exemplo que ele usa é, claramente, uma sátira.  Mas não por uma margem tão grande quanto ele parece pensar.

Percebe-se facilmente que foi sátira, mas achei interessante para saber sua opinião sobre ela. Ainda aguardo.

No Brasil não chega a ser, por dois motivos básicos: falta de uma verdadeira tradição e a natureza do Catolicismo que predomina aqui.

1) O que seria "falta de uma verdadeira tradição"?
2) E, por que "a natureza do Catolicismo que predomina aqui", inviabiliza entender nossa cultura como religião, de acordo com sua interpretação?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #46 Online: 26 de Abril de 2007, 16:25:26 »
Percebe-se facilmente que foi sátira, mas achei interessante para saber sua opinião sobre ela. Ainda aguardo.

Ué, não fui claro antes?  Acho que foi uma sátira muito próxima da realidade, e que só tem graça para ele porque ele usa um conceito rígido de religião.  A assimilação e questionamento de valores em atividades supostamente "mundanas" como aulas de trânsito faz sim parte da vida religiosa.

1) O que seria "falta de uma verdadeira tradição"?

Tradição é tradição.  É um hábito e expectativa cultural de que certos valores e noções do que é válido, desejável e útil (não apenas no sentido moral; coisas como linguagem estão inclusas) sejam transmitidos entre cidadãos e gerações.

Isso o Brasil não tem de uma forma geral.

2) E, por que "a natureza do Catolicismo que predomina aqui", inviabiliza entender nossa cultura como religião, de acordo com sua interpretação?

Porque o Catolicismo é a religião predominante no Brasil, mas não tem verdadeiro laço com a cultura local exceto em um sentido bastante frouxo e submisso.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #47 Online: 26 de Abril de 2007, 20:18:43 »
Luis,

Me parece que "religião", da forma que você apresenta, significa o mesmo que cultura:

Cultura

...

* antropologia - esta ciência encara a cultura como o totalidade de padrões aprendidos e desenvolvidos pelo ser humano. Segundo a definição pioneira de Edward Burnett Tylor, sob a etnologia (ciência relativa especificamente do estudo da cultura) a cultura seria “o complexo que inclui conhecimento, crenças, arte, morais, leis, costumes e outras aptidões e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade.”

Portanto corresponde, neste último sentido, às formas de organização de um povo, seus costumes e tradições transmitidas de geração para geração que, a partir de uma vivência e tradição comum, se apresentam como a identidade desse povo.

O uso de abstração é uma característica do que é cultura: os elementos culturais só existem na mente das pessoas, em seus símbolos tais como padrões artísticos e mitos. Entretanto fala-se também em cultura material (por analogia a cultura simbólica) quando do estudo de produtos culturais concretos (obras de arte, escritos, ferramentas, etc). Essa forma de cultura (material) é preservada no tempo com mais facilidade, uma vez que a cultura simbólica é extremamente frágil.

...

Na percepção individual ou coletiva da identidade, a cultura exerce papel primacial para delimitar as diversas personalidades, os padrões de conduta e ainda as características próprias de cada grupo humano.

...

Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em grandes velocidades variadas nas diferentes sociedades.

...

O ser humano comum, imerso em sua própria cultura, tende a encarar seus padrões culturais como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida. Quando muito, percebe algo que é inadequado e que “poderia ser de outra forma.” O que permite uma percepção cultural mais intensa é o contato com outras culturas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #48 Online: 26 de Abril de 2007, 21:20:01 »
Eu já disse o que penso.  Qual é a dúvida?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 27 de Abril de 2007, 06:40:34 »
Me parece que "religião", da forma que você apresenta, significa o mesmo que cultura:

Confesso que nem li o texto, DdR.  Em vez disso vou te perguntar se no seu entender cultura inclui um senso de comprometimento e fraternidade.  Não como meta, mas como algo que existe no dia-a-dia.

Se inclui, então sim, cultura é algo inerentemente ligado à vida religiosa e vice-versa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!