Autor Tópico: É melhor educar uma criança em uma religião? (mail)  (Lida 6154 vezes)

Offline Discípulo da Razão

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
Re: É melhor educar uma criança em uma religião? (mail)
« Resposta #50 Online: 27 de Abril de 2007, 08:19:51 »
Luis,

Antes, quero deixar claro que minhas indagações e comparações são apenas e justamente para podermos chegarmos a um entendimento claro sobre esta possível interpretação do conceito "religião".

Me parece que "religião", da forma que você apresenta, significa o mesmo que cultura:

Confesso que nem li o texto, DdR.

Assim não ajuda o desenvolvimento do assunto, já que expus o texto especialmente para averiguar a possível relação entre cultura e religião.

Em vez disso vou te perguntar se no seu entender cultura inclui um senso de comprometimento e fraternidade. Não como meta, mas como algo que existe no dia-a-dia.

Não vejo por que pensar que não.

Se inclui, então sim, cultura é algo inerentemente ligado à vida religiosa e vice-versa.

Ok.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #51 Online: 27 de Abril de 2007, 08:28:15 »
Assim não ajuda o desenvolvimento do assunto, já que expus o texto especialmente para averiguar a possível relação entre cultura e religião.

Lamento, mas em que ler outra opinião vai ajudar?  Eu já li muitas opiniões.  Se a questão é você entender a minha, vamos falar sobre a minha.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #52 Online: 27 de Abril de 2007, 08:36:36 »
Luis,
Citação de: Luis Dantas
Estamos novamente entendendo duas coisas distintas por "religião". 

O texto de Chesterton claramente associa a palavra ao repasse de valores e prioridades, enquanto que muitos neste tópico preferem tratá-la como sinônimo de "superstição" ou algo similar.

Em uma rápida leitura, o texto me deixou a impressão que "religião" foi citada no sentido de "credo".
Colocarei alguns trechos abaixo:

Se ela opta por deixar de lado a religião, já está escolhendo um meio ambiente; e além disso, um meio ambiente funesto e contranatural.

É possível deixar de lado tão facilmente os próprios princípios/valores ["religião" no sentido que você associou] para a criação do filho?

A mãe, para que seu filho não sofra influência de superstições e tradições sociais, terá que isolá-lo em uma ilha deserta e ali educá-lo. Mas a mãe está escolhendo a ilha, o lago e a solidão.

Ouviram que há pessoas que resistem em educar os filhos mesmo em sua própria religião. Igualmente poderia haver pessoas que resistissem em educar aos filhos em sua própria civilização.

Diferenciando religião e civilização [conjunto de características próprias à vida social coletiva; cultura].

Se a criança quando for maior, pode preferir outro credo, é igualmente certo que pode preferir outra cultura.
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 08:47:30 por Discípulo da Razão »

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #53 Online: 27 de Abril de 2007, 08:46:28 »
Luis,

Lamento, mas em que ler outra opinião vai ajudar?  Eu já li muitas opiniões.  Se a questão é você entender a minha, vamos falar sobre a minha.

Vai ajudar fazermos a correta correlação entre os termos.

Às vezes você me parece uma pessoa desinteressada, lançando seus próprios conceitos e fechado para o desenvolvimento de um debate. Mas posso estar errado.
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 08:48:32 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #54 Online: 27 de Abril de 2007, 08:52:05 »
Algumas vezes eu estou desinteressado mesmo.  Vem com a idade.

No caso, eu estou desinteressado em voltar a indicar o que já está bem claro no próprio texto original do Chesterton: que ele vê a religião como uma forma organizada de passar valores e prioridades para crianças e jovens, e por isso mesmo não vê benefício possível em "fugir" da religião - a única alternativa é passar valores e prioridades de forma desorganizada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

• Nível 13
  • *
    • Dejetos Racionais
« Resposta #55 Online: 27 de Abril de 2007, 09:04:13 »
Algumas vezes eu estou desinteressado mesmo.  Vem com a idade.

No caso, eu estou desinteressado em voltar a indicar o que já está bem claro no próprio texto original do Chesterton:

Entenda que o que pode estar claro para você, pode não estar para outros participantes. Você está em um debate. Se está desinteressado não vejo motivos para emitir opinião, ou simular que está participando, já que a mesma naturalmente poderá ser questionada em um fórum.

que ele vê a religião como uma forma organizada de passar valores e prioridades para crianças e jovens, e por isso mesmo não vê benefício possível em "fugir" da religião - a única alternativa é passar valores e prioridades de forma desorganizada.

Como coloquei no post anterior, ele me pareceu diferenciar "cultura" e "religião", dando a entender que um trata-se de "princípios e valores" e outro "credo e tradição religiosa".

« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 09:06:19 por Discípulo da Razão »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #56 Online: 27 de Abril de 2007, 09:18:29 »
Entenda que o que pode estar claro para você, pode não estar para outros participantes. Você está em um debate. Se está desinteressado não vejo motivos para emitir opinião, ou simular que está participando, já que a mesma naturalmente poderá ser questionada em um fórum.

Por isso não tento esconder meu desinteresse.  Se algo não está claro, cabe a quem não entendeu se manifestar.

Como coloquei no post anterior, ele me pareceu diferenciar "cultura" e "religião", dando a entender que um trata-se de "princípios e valores" e outro "credo e tradição religiosa".

É mesmo?  Se você se refere a este trecho

Ouviram que há pessoas que resistem em educar os filhos mesmo em sua própria religião. Igualmente poderia haver pessoas que resistissem em educar aos filhos em sua própria civilização.

Diferenciando religião e civilização [conjunto de características próprias à vida social coletiva; cultura].

para mim parece que ele está dizendo exatamente o oposto do que você entendeu.  Ele diz que é tão impossível deixar a religião de fora da criação de um filho quanto seria cuidar para que a cultura "não interfira" nessa mesma criação.

Na concepção dele religião é algo que se passa inevitavelmente para os filhos; a escolha não é passar religião ou não, e sim passá-la intencionalmente e conscientemente ou caoticamente e sem cuidado.

E essa concepção faz sentido, desde, é claro, que se adote um conceito amplo de religião em vez de um conceito restrito.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #57 Online: 29 de Abril de 2007, 01:00:03 »
Os filhos se espelham nos pais, mesmo que eles não ensinem, eles influenciam. Pode o pai fanático milagrosamente não ensinar a religião para seus filhos, mas eles acabarão por absorvê-la por conviver com ele.
Não só isso, como se apegar a religião dominante no país por ser altamente tolerada (mesmo ensinando maluquisse ninguém a trata como tal) ou praticada.

One

• Visitante
« Resposta #58 Online: 29 de Abril de 2007, 12:20:42 »
Os filhos se espelham nos pais, mesmo que eles não ensinem, eles influenciam. Pode o pai fanático milagrosamente não ensinar a religião para seus filhos, mas eles acabarão por absorvê-la por conviver com ele.
Não só isso, como se apegar a religião dominante no país por ser altamente tolerada (mesmo ensinando maluquisse ninguém a trata como tal) ou praticada.

Os meus pais não são religiosos no sentido de praticar alguma religião.
Pode ser esse o motivo que me faz ficar distante, apesar do interesse...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!