Entenda que o que pode estar claro para você, pode não estar para outros participantes. Você está em um debate. Se está desinteressado não vejo motivos para emitir opinião, ou simular que está participando, já que a mesma naturalmente poderá ser questionada em um fórum.
Por isso não tento esconder meu desinteresse. Se algo não está claro, cabe a quem não entendeu se manifestar.
Como coloquei no post anterior, ele me pareceu diferenciar "cultura" e "religião", dando a entender que um trata-se de "princípios e valores" e outro "credo e tradição religiosa".
É mesmo? Se você se refere a este trecho
Ouviram que há pessoas que resistem em educar os filhos mesmo em sua própria religião. Igualmente poderia haver pessoas que resistissem em educar aos filhos em sua própria civilização.
Diferenciando religião e civilização [conjunto de características próprias à vida social coletiva; cultura].
para mim parece que ele está dizendo exatamente o oposto do que você entendeu. Ele diz que é
tão impossível deixar a religião de fora da criação de um filho quanto seria cuidar para que a cultura "não interfira" nessa mesma criação.
Na concepção dele religião é algo que se passa
inevitavelmente para os filhos; a escolha não é passar religião ou não, e sim passá-la intencionalmente e conscientemente ou caoticamente e sem cuidado.
E essa concepção faz sentido, desde, é claro, que se adote um conceito amplo de religião em vez de um conceito restrito.