Na minha opinião a suposição de que o Universo tenha uma vontade (e siga um modelo baseado no cérebro humano) é que mistifica a situação, Pill.
Quanto a ser ininteligível, por que isso seria necessário para caracterizar seu conceito de universo como divindade?
Continuo achando que esse seu modelo é francamente panteísta. Nada contra, mas panteísmo é panteísmo.
Se o universo tem muitas cabeças pensantes e com consciência, ele não pode ser menos cosciênte do que a soma de todo mundo que está contido nele.
É uma questão conceitual de universo isso, universo TEM que ter mais consciência do que a soma de toda a consciência que esta dentro dele.
Uma pedra não fala, não anda, mas isso não tem nada a ver com o conceito...
Imagine dois universos conversando, o nosso conversando com o vizinho.
O que nosso universo poderia falar pro outro ? (Veja que o universo não é um deus) Poderia qualquer pessoa daqui ir la no universo vizinho e falar o que quiser, poderia ir eu, você, qualquer um.
Então eu posso dizer que ISSO caracteriza o nosso universo ser pelo menos tão consciênte quanto a soma de todo mundo que esta dentro dele.
E se o universo existe, é uma caracteristica dele isto.
Eu posso dizer que uma lei da gravidade da vida, é uma vontade do universo, veja que não to dizendo que a lei da gravidade pensa, mas que o universo age assim, entâo é uma vontade dele.
Eu to querendo chegar no ponto em que não da pra distinguir um ser humano do resto do universo...
Nós somos parte dele, nossa consciência é parte dele também, como poderia estar fora ?