Se o Universo é composto de partes conscientes (humanos) e partes sem consciência (o resto), é possível atribuir consciência ao Universo?
Por uma analogia fraca, sim. Se quisermos ser precisos, não. Pois o sujeito "humano" é que tem o predicado "consciente". O Universo, apesar de ser a união do que é consciente com o que é desprovido de consciência, não transporta, para si, os atributos de suas partes, pois a consciência, entendo eu, se dá em uma mente. E o Universo não é ou não possui mente própria. Ele abriga humanos, mas isto não o torna uma "super-mente".
Daí a confusão. Por exemplo: não posso dizer que "a humanidade", enquanto todo, seja consciente. Não: consciente é cada uma das pessoas, não "a humanidade", apesar de "a humanidade" ser uma idéia cujas partes perfazem todos os seres humanos conscientes.
Depende seu conceito de consciência, como eu disse…
Deterministicamente falando, um montão de memória é uma consciência…
Analize a origem da palavra… Ciência .. saber... conhecer...
O que acontece, no geral, é como os caras ja falaram, que pressupoem que o ser humano tem um "extra" e dão a esse extra o nome de consciência.
Mas como pensar em "extra" "Além do universo" "sobrenatura", são tudo crenças ué… Eu não acredito em crenças, mas sim em evidências, e para mim a evidência maior até hoje é que tudo caminha para a explicação completa do funcionamento da mecanica, e é a partir dessa premissa que a ciência continua a existir, pois é o mesmo motivo que eu também continuo a tentar a achar uma explicação para o universo.
Se um dia a física for dixavada completamente, (temos que pressupor isto para fazer essas implicações), então tudo ha de ter uma explicação, e com certeza terá também a explicação de que é feito isso que chamamos de consciência.
Sendo assim, o universo tem um mecanismo de "criar" consciência, o universo sabe o que é uma consciência, pois existem consciências vagando por ai, eu tenho uma, você tem uma, enfim… a humanidade inteira…
O universo sabe o que é a gravidade, pois se você for em qualquer lugar do universo e criar uma situação que tenha gravidade, vai ter gravidade, o universo sabe que tem que ter gravidade naquela situação que você criou…
Assim eu digo que a consciência, sendo fruto apenas de elementos do universo, é conhecida pelo universo.
Todos os seres que tem consciência (que sabem coisas) só sabem coisas que o universo também sabe, então posso dizer que o universo sabe PELO MENOS tudo o que a humanidade junta sabe. (sem colocar-mos a possibilidade de vida extra-terrestre)