Autor Tópico: Proselitismo ateísta  (Lida 4348 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Proselitismo ateísta
« Online: 27 de Abril de 2007, 07:50:01 »
O proselitismo ateísta consiste na doutrinação através dos já batidos argumentos ateus, que não necessitam de reflexão e já trazem a verdade em si.
Um desses argumentos se refere a amoralidade do ateísmo, considerando o ateísmo isento de qualquer responsabilidade sobre os atos dos ateus, pois estes fazem o que quer e como quizerem, o que eu vejo como sendo o pensamento individualista no ateísmo.

E o aspecto fundamental das condutas de ateus, sejam ateus históricos ou atuais é poder relacionar com uma ética ateísta, mas isso vai de encontro com o "dogma" da amoralidade ateísta, pois ateu é amoral, um ser acima do bem e do mal. Justifica-se essa amoralidade do atéismo com a heterogeneidade dos ateus devido a diversidade de personalidades e pensamentos.

Umas das possibilidades desse meu blog foi justamente poder reunir textos de ateus e não ateus, sobre o ateísmo, com suas opiniões e julgamentos morais acerca dessa doutrina. Mas sei que me é caro o uso da palavra doutrina pois em muitas discussões em fóruns sou alertado da definição de ateísmo, que significa "apenas" não acreditar em deus.

Mas o proselitismo ateu não para por ai, pois como ateus devemos falar na grande maioria dos casos que não acreditamos em deus, pois se algúem falar que acredita que não existe deus, o que em termos linguísticos e para um leigo no assunto não muda nada, veremos nos fóruns ateístas, orkuts, blogs e internet em geral, a reação na tentativa de explicar as diferenças entre não acreditar em deus e não acreditar na existência de deus.

Com isso vemos que a palavra "apenas" perde o seu sentido na tentativa de explicar o complexo pensamento ateísta que carece de muito estudo ainda.

Deixo aqui uma resposta minha num fórum de discussão e que contribui com o texto:

Embora não seja difícil ateus divulgarem os famosos ateus que fizeram grandes avanços para a humanidade, o que é de fato motivo de orgulho, mas quando ocorre o inverso, a questão nos torna ofensiva? Onde está a racionalidade? Não se pode fechar os olhos para os ateus perversos e simplesmente ficar na já batida tese do indivudualismo ateu, que cada um faz o que quer e como quer, isso só já não basta, é uma superficialidade.

Mas enfim, essa é minha opinião, pois colocando dessa forma, está dentro das normas atéias de pensamento individual ateu e de não responsabilidade com um pensamento maior do ateismo.

Filosofia atéista
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 08:04:41 por Adriano »
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
Re: Proselitismo ateísta
« Resposta #1 Online: 27 de Abril de 2007, 11:47:45 »
Chegará o dia onde os títulos deixarão de fazer sentido...

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #2 Online: 27 de Abril de 2007, 13:50:58 »
Adriano e seus super textos copy paste..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 27 de Abril de 2007, 14:22:48 »
Do que está falando, Rod?  O texto é dele.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #4 Online: 27 de Abril de 2007, 15:13:54 »
Ele nem percebeu isso,  :histeria: me critícou sobre os textos que coloco no meu blog, mas não vejo nada de mal, pois são textos que considero importante para mim e me mostram algo mais sobre o ateísmo. Mesmo nos textos que criticam o atéismo vejo informações importantes. Escolho textos que falam por mim.

Mas esse texto eu mesmo escrevi, embora ainda tenha dúvidas sobre a qualidade do mesmo, pois escrever não é fácil, mas talvez seja uma questão de prática.

Aproveito para agradecer ao Dantas, que me deu a sugestão de montar um blog, estou satisfeito com o espaço que tenho e com as visitas recebidas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #5 Online: 27 de Abril de 2007, 15:20:59 »
O proselitismo ateísta consiste na doutrinação através dos já batidos argumentos ateus, que não necessitam de reflexão e já trazem a verdade em si.
Um desses argumentos se refere a amoralidade do ateísmo, considerando o ateísmo isento de qualquer responsabilidade sobre os atos dos ateus, pois estes fazem o que quer e como quizerem, o que eu vejo como sendo o pensamento individualista no ateísmo.
E porque teria que ter responsabilidade? Ateísmo não é religião.
E o aspecto fundamental das condutas de ateus, sejam ateus históricos ou atuais é poder relacionar com uma ética ateísta, mas isso vai de encontro com o "dogma" da amoralidade ateísta, pois ateu é amoral, um ser acima do bem e do mal. Justifica-se essa amoralidade do atéismo com a heterogeneidade dos ateus devido a diversidade de personalidades e pensamentos.
:sleepy: De novo: Ateísmo não é religião, portanto ser ateu não é como o catolicismo que tem que seguir regras da religião, no qual um católico tem que dar o bom exemplo.
Mas o proselitismo ateu não para por ai, pois como ateus devemos falar na grande maioria dos casos que não acreditamos em deus, pois se algúem falar que acredita que não existe deus, o que em termos linguísticos e para um leigo no assunto não muda nada, veremos nos fóruns ateístas, orkuts, blogs e internet em geral, a reação na tentativa de explicar as diferenças entre não acreditar em deus e não acreditar na existência de deus.
E...? Tanto faz ateísmo não é religião.
Com isso vemos que a palavra "apenas" perde o seu sentido na tentativa de explicar o complexo pensamento ateísta que carece de muito estudo ainda.
Carece de estudo? Olha aqui no fórum você tem um ateu budista (o Dantas), um ateu comunista, um ateu capitalista (o Rhyan)...e por aí vai, se você ver os ateus são diferentes entre si.

Deixo aqui uma resposta minha num fórum de discussão e que contribui com o texto:

Embora não seja difícil ateus divulgarem os famosos ateus que fizeram grandes avanços para a humanidade, o que é de fato motivo de orgulho, mas quando ocorre o inverso, a questão nos torna ofensiva? Onde está a racionalidade? Não se pode fechar os olhos para os ateus perversos e simplesmente ficar na já batida tese do indivudualismo ateu, que cada um faz o que quer e como quer, isso só já não basta, é uma superficialidade.

Mas enfim, essa é minha opinião, pois colocando dessa forma, está dentro das normas atéias de pensamento individual ateu e de não responsabilidade com um pensamento maior do ateismo.

Filosofia atéista
Para mim esse seu texto parece algo como:
"o Padre Agostinho fez muitos milagres, durante toda a sua vida foi um homem santo, bondoso e caridoso e sempre esteve ao lado de Deus batalhando pra tornar a fé católica ainda mais forte. O católico que não segue esse exemplo está fora do catolicismo e consequentemente não está ao lado de Deus e vai queimar no inferno"
Percebeu?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #6 Online: 27 de Abril de 2007, 16:26:48 »
E porque teria que ter responsabilidade?
Pois como disse essa irresponsabilidade soa como um pensamento individualista do ateísmo, como algo desorganizado e frágil, sendo alvo fácil de críticas.

Ateísmo não é religião.
Concordo, é por isso que fiz esse texto de forma ironica para criticar o pensamento rígido de alguns ateus, o que fica fácil de correlacionar com um comportamento religioso de proselitismo.

:sleepy: De novo: Ateísmo não é religião, portanto ser ateu não é como o catolicismo que tem que seguir regras da religião, no qual um católico tem que dar o bom exemplo.
Não vejo a necessidade do ateísmo ser uma religião para um ateu querer ser um bom exemplo, é um aspecto ético que independe da religiosidade. E quero poder me espelhar em atitudes correlacionadas ao ateísmo que tenham sido positivas e poder evitar e refletir com atitudes correlacionadas que tenham sido negativas.

E…? Tanto faz ateísmo não é religião.
Mas nessas atitudes que fica bem claro um comportamento de pregação religiosa para esclarecer os leigos sobre as diferenciações do ateísmo, seja sobre o agnosticismo, diferenciar do satanismo, ou as divisões entre ateísmo forte e fraco. Assim como a sua frase repetitiva de "Ateísmo não é religião" sendo mais um exemplo de proselitismo ateu, defendento o ateísmo de uma confusão com as religiões.

Carece de estudo? Olha aqui no fórum você tem um ateu budista (o Dantas), um ateu comunista, um ateu capitalista (o Rhyan)…e por aí vai, se você ver os ateus são diferentes entre si.
Mas o que carece de estudo e o que denomino de complexo pensamento ateísta é justamente essa diferenciação entre os ateus.

Filosofia atéista
Para mim esse seu texto parece algo como:
"o Padre Agostinho fez muitos milagres, durante toda a sua vida foi um homem santo, bondoso e caridoso e sempre esteve ao lado de Deus batalhando pra tornar a fé católica ainda mais forte. O católico que não segue esse exemplo está fora do catolicismo e consequentemente não está ao lado de Deus e vai queimar no inferno"
Percebeu?
Não percebi nada disso, pois não acredito em deus e consequentemente também não em inferno, além de não ter mencionado nada sobre fé no texto.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #7 Online: 27 de Abril de 2007, 16:49:33 »
Não percebi nada disso, pois não acredito em deus e consequentemente também não em inferno, além de não ter mencionado nada sobre fé no texto.
O que eu fiz foi fazer a mesma coisa que você fez com o ateísmo só que com o catolicismo. Olha agora pouco eu estava no outro fórum e alguns ateus estavam falando como ateísmo não é religião e exemplifica bem o que eu penso:

Citação de: O ENCOSTO
Gente, o ateismo é uma maravilha. Sou ateu e não tenho a menor obrigação de defender mostros como Stalin ou qualquer outro ateu. Já os crentes precisam defender Calvino, Lutero e outros diabinhos de nossa historia.
Citação de: Ateu Tímido
Não me sinto identificado com qualquer um pela simples falta de crença em deuses. É só olhar a diversidade da fauna deste fórum para ver que ser ateu não é uma ideologia nem é necessariamente ramificação de uma mesma ideologia.
Citação de: André
(...)Ser descrente, a ausencia de fé religiosa, é uma postura. Para a maioria creio não ser um cavalo de batalha.
Citação de: Fernando Silva
A ética não tem a ver com o ateísmo ou com a religiosidade.
Citação de: Avatar
Não existe lado negro no ateísmo. Ateísmo é tão somente não-crença, não-aceitação de deuses (na falta de uma definição melhor). Existe lado negro em pessoas, e essas pessoas podem, TAMBÉM, ser atéias.

É tão ridículo gabar-se dos grandes feitos de ateus famosos, quanto apontar os crimes de outros. Para sustentar uma idéia infeliz como essa, faz-se necessário demonstrar que uma coisa levou à outra. Acho bem difícil alguém demonstrar que a descoberta de um remédio que salvou milhões de vidas ou o regime totalitário que tirou outras tantas, foram possíveis graças ao ateísmo.
Fonte: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=10941&postdays=0&postorder=asc&start=60

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Abril de 2007, 16:52:04 »

Aproveito para agradecer ao Dantas, que me deu a sugestão de montar um blog, estou satisfeito com o espaço que tenho e com as visitas recebidas.

Qual é seu blog??
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2007, 17:28:31 »

Qual é seu blog??
É http://adrianoped.blogspot.com/ , e está na minha assinatura com o nome de filosofia ateísta.  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2007, 17:54:07 »
O que eu fiz foi fazer a mesma coisa que você fez com o ateísmo só que com o catolicismo.
É a sua forma de dizer que a minha escrita é proselitista em prol do atéismo. Entendi isso. Mas ateísmo não tem nada a ver com catolicismo, e assim como você pode me enquadrar como proselitista, eu fiz o mesmo com os citados  argumentos ateístas que considero batidos e sem reflexão.

Olha agora pouco eu estava no outro fórum e alguns ateus estavam falando como ateísmo não é religião e exemplifica bem o que eu penso:

Citação de: O ENCOSTO
Gente, o ateismo é uma maravilha. Sou ateu e não tenho a menor obrigação de defender mostros como Stalin ou qualquer outro ateu. Já os crentes precisam defender Calvino, Lutero e outros diabinhos de nossa historia.
Está defendendo o ateísmo através do argumento que o ateu é indiferente com o comportamento dos demais ateus. É o princípio ateísta de individualidade.

Citação de: Ateu Tímido
Não me sinto identificado com qualquer um pela simples falta de crença em deuses. É só olhar a diversidade da fauna deste fórum para ver que ser ateu não é uma ideologia nem é necessariamente ramificação de uma mesma ideologia.
Extremo individualismo, não se identifica com ninguém, nem mesmo com outros ateus, simplesmente por diferenças de pensamento.

Citação de: André
(…)Ser descrente, a ausencia de fé religiosa, é uma postura. Para a maioria creio não ser um cavalo de batalha.
Postura agnóstica e que considera o ateísmo como uma postura agressiva.

Citação de: Fernando Silva
A ética não tem a ver com o ateísmo ou com a religiosidade.
Foi o que eu disse no texto em se considerar o ateísmo amoral, acima do bem e do mal.

Citação de: Avatar
Não existe lado negro no ateísmo. Ateísmo é tão somente não-crença, não-aceitação de deuses (na falta de uma definição melhor). Existe lado negro em pessoas, e essas pessoas podem, TAMBÉM, ser atéias.

É tão ridículo gabar-se dos grandes feitos de ateus famosos, quanto apontar os crimes de outros. Para sustentar uma idéia infeliz como essa, faz-se necessário demonstrar que uma coisa levou à outra. Acho bem difícil alguém demonstrar que a descoberta de um remédio que salvou milhões de vidas ou o regime totalitário que tirou outras tantas, foram possíveis graças ao ateísmo.
Foi uma resposta ao que escrevi. É um reforço do posicionamento de que ateísmo é "apenas" não acreditar em deus" e de que não se quer saber de mais nada além disso. Uma postura de desinteresse no comportamento ético de ateus e consequentemente um aprofundamento no entendimento do ateísmo.

Fonte: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=10941&postdays=0&postorder=asc&start=60
E foi desse tópico que tirei a citação que está no texto, e me motivou a escreve-lo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #11 Online: 27 de Abril de 2007, 18:25:33 »
Hmmm....descobri sua identidade secreta :umm:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #12 Online: 27 de Abril de 2007, 19:00:29 »
Hmmm…descobri sua identidade secreta :umm:
:P

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #13 Online: 27 de Abril de 2007, 20:44:59 »

Tanto faz, é só transferir o comentário pra outro post, ele já fez vários.
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #14 Online: 27 de Abril de 2007, 22:18:29 »
Adriano e seus super textos copy paste…

:| Isso me lembra um velho ditado popular:

Quem desdenha quer…

:P Já ouviu falar Rod?

:P Crie textos melhores antes de desdenhar outros.
« Última modificação: 27 de Abril de 2007, 22:26:32 por Lela »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 27 de Abril de 2007, 22:27:37 »

Mas não é o caso desse texto, e nos outros posts que fiz isso a intenção é discutir sobre o texto, sendo que eu sempre deixo a fonte do texto. Assim como você já me passou e-books para saber sobre a sua opinião.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #16 Online: 28 de Abril de 2007, 03:18:10 »
E porque de tudo isso? Os ateus (alguns) não querem saber de entrar numa igreja, religião, por isso são ateus, não acreditam em existência de deuses e querem ficar longe de igrejas e tudo parecido com isso.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #17 Online: 28 de Abril de 2007, 03:43:54 »
E porque de tudo isso?
Tenho interesse no ateísmo.

Os ateus (alguns) não querem saber de entrar numa igreja, religião, por isso são ateus, não acreditam em existência de deuses e querem ficar longe de igrejas e tudo parecido com isso.
Também sou assim. Não vou a igrejas, não tenho religião, não acredito em divindades. E gostei da dessa sua fala sobre ateus, saiu do "apenas" não acredita em deus.  :ok:
Mas muitos ateus tem medo de serem ateus, de correr o risco de serem percebidos como ateus, tem medo de se manifestar como ateus por achar que falar de ateísmo é ofender religiosos.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #18 Online: 28 de Abril de 2007, 04:13:08 »
Voce fala como se ser ateista fosse realmente uma coisa muito importante.......... Ser ateu na minha opinião tem tanta importancia quanto gostar ou não de futebol.Aliás, acho muito mais importante me declarar são paulino que me declarar ateu.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #19 Online: 28 de Abril de 2007, 04:24:31 »
Voce fala como se ser ateista fosse realmente uma coisa muito importante…… Ser ateu na minha opinião tem tanta importancia quanto gostar ou não de futebol.Aliás, acho muito mais importante me declarar são paulino que me declarar ateu.
Que horror…eu se fosse você tinha vergonha de falar uma coisa dessas. :histeria:
« Última modificação: 28 de Abril de 2007, 04:33:35 por Fabi »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 28 de Abril de 2007, 06:30:55 »
Mas muitos ateus tem medo de serem ateus, de correr o risco de serem percebidos como ateus, tem medo de se manifestar como ateus por achar que falar de ateísmo é ofender religiosos.

Esse ranço realmente ainda existe, e perturba muito algumas pessoas.

Vai ser superado (é inevitável e necessário), mas a melhor forma, de longe, é pela desmistificação do ateísmo, através do questionamento gradual e apresentação de uma imagem pública palatável.  Ateísmo não é base de uma proposta de comunidade alternativa ou algo parecido; além disso, muitos de nós não tem sequer vontade de que se torne.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

One

• Visitante
« Resposta #21 Online: 28 de Abril de 2007, 11:48:06 »
Na Europa ser ateu é natural
O teísta europeu é o ateu brasileiro :)

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #22 Online: 28 de Abril de 2007, 11:54:59 »
Voce fala como se ser ateista fosse realmente uma coisa muito importante…… Ser ateu na minha opinião tem tanta importancia quanto gostar ou não de futebol.Aliás, acho muito mais importante me declarar são paulino que me declarar ateu.

2 (com exceção de ser são paulino :hihi: )

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #23 Online: 28 de Abril de 2007, 11:56:56 »
Na Europa ser ateu é natural
O teísta europeu é o ateu brasileiro :)

Eu tenho que ir para lá!!! :biglol:

Talvez eu vá para a República Tcheca ou para a Inglaterra no futuro para trabalhar com informática... :hihi:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #24 Online: 28 de Abril de 2007, 12:13:28 »

Mas é aí que está a diferenciação mesmo, pois pois para mim o ateísmo é realmente importante. São os valores pessoais. E sobre o futebol eu não tenho interresse algum, não vejo nada de útil para mim. E não acho divertido um jogo de futebol, acho muito chato. As vezes eu me via "obrigado" a me informar sobre futebol para não ficar de fora de algumas conversas sociais. 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!