Autor Tópico: O aumento do salário mínimo: é bom?  (Lida 3115 vezes)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
Re: O aumento do salário mínimo: é bom?
« Resposta #25 Online: 02 de Maio de 2007, 14:59:52 »
O problema do salário mínimo é o funcionalismo público, que tem opor base esse salário……

:? :?:
Gostaria de ver as fontes dessa informação.
Ao que me consta, isso nunca ocorreu.

Depende, isso que o Barata disse é uma meia verdade. Nas prefeituras de cidades pequenas onde a maioria dos funcionários públicos recebem apenas um salário mínimo o reajuste pode ser relativamente grande para a receita das cidades.

Pois então, vale de novo a pergunta: mostre-nos a fonte.

É constitucionalmente vedada essa vinculação ao SM.
Se você souber de uma situação dessas, o Ministério Público vai gostar de saber.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #26 Online: 02 de Maio de 2007, 18:01:28 »

Se você souber de uma situação dessas, o Ministério Público vai gostar de saber.
:sleepy: Que veinculação? Quem recebe apenas um salário mínimo o salário sobe de acordo com o salário mínimo, isso acontece com aposentados, e todo mundo que recebe apenas um salário mínimo, e eu usei a mesma fonte que você. Eu não estou falando de quem recebe dois, ou dez, ou vinte salários porque aí a história é outra.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 02 de Maio de 2007, 18:15:50 »

:sleepy: Que veinculação? Quem recebe apenas um salário mínimo o salário sobe de acordo com o salário mínimo, isso acontece com aposentados, e todo mundo que recebe apenas um salário mínimo, e eu usei a mesma fonte que você. Eu não estou falando de quem recebe dois, ou dez, ou vinte salários porque aí a história é outra.

A sistemática de reajustes da remuneração do serviço público, em qualquer das esferas, não tem nada a ver com o reajuste do SM.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #28 Online: 02 de Maio de 2007, 18:32:42 »
Acho que a Fabi quer dizer que mesmo no serviço público é preciso acompanhar o aumento do salário mínimo quando os funcionários (ou terceirizados, ou o que seja) recebem um salário mínimo, não?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 02 de Maio de 2007, 18:46:38 »
Acho que a Fabi quer dizer que mesmo no serviço público é preciso acompanhar o aumento do salário mínimo quando os funcionários (ou terceirizados, ou o que seja) recebem um salário mínimo, não?

Não há essa obrigatoriedade legal.
No caso do serviço público não há salário, e sim remuneração, e essa diferença de nomenclatura faz uma diferença enorme.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #30 Online: 02 de Maio de 2007, 18:54:05 »
Não sabia disso.  Mas ainda assim, imagino que em muitos casos acaba havendo o reajuste, não?  Até mesmo porque em muitos casos os trabalhadores não tem por que preferir trabalhar para o governo por menos do que ganhariam na iniciativa privada.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 02 de Maio de 2007, 19:00:17 »
Dantas, no Nordeste, por exemplo, isso é muito comum.

Veja o caso do Maranhão, por exemplo: o piso da remuneração, até a bem pouco tempo atrás estava em torno de R$ 304,00.
A Assembléia estava tentando rever essa situação. Não sei como ficou.

O fato é que o Brasil tem várias realidades, e há locais onde um trabalho que permita uma renda de R$ 100,00 é disputado a tapa.
"Por quê?"

Chaves

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 02 de Maio de 2007, 19:05:24 »
Depois me criticam por não ser nacionalista e/ou por defender o separativismo... quando o próprio governo não respeita o salário mínimo, o que se pode esperar?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 02 de Maio de 2007, 19:12:25 »
Depois me criticam por não ser nacionalista e/ou por defender o separativismo… quando o próprio governo não respeita o salário mínimo, o que se pode esperar?

Essa questão da remuneração mínima do serviço público, ou sua vinculação ao SM é um verdadeiro balaio de gato.

No Paraná, os professores entraram na justiça em relação a isso.
A decisão:
Da Terceira Câmara Cível, acórdão 15230:
FUNCIONÁRIO PÚBLICO - PROFESSOR - VENCIMENTOS FIXADOS EM DETERMINADO NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS. INADMISSIBILIDADE.
Vedada a vinculação do salário mínimo para qualquer fim, ressalvados os benefícios de prestação continuada pela Previdência Social (art. 3° da Lei Federal n° 7.789, de 03 de julho de 1989), direito não tem o servidor ao piso salarial a ele vinculado.

Ou seja, a garantia só existe para os proventos de aposentadoria, e é aí que mora o problema. A arrecadação não tem acompanhado os reajustes do SM, que o governo tem procurado recompor.
"Por quê?"

Chaves

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #34 Online: 03 de Maio de 2007, 01:32:32 »

A sistemática de reajustes da remuneração do serviço público, em qualquer das esferas, não tem nada a ver com o reajuste do SM.
É... são os prefeitos e vereadores que decidem o aumento do funcionário público municipal, o governador e deputados estaduais o aumento do funcionário público estadual, e o presidente e (??? quem mais???) o aumento do funcionário público federal, pelo menos é assim que funciona por aqui.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 03 de Maio de 2007, 07:27:33 »
Fabi, estou me referindo a aspectos legais, jurídicos.

Há, por exemplo, a Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita o percentual do orçamento destinado à Folha de Pagamento do funcionalismo.
Sobre um piso mínimo para o funcionalismo, pelo que andei pesquisando o Poder Judiciário está entupido de processos sobre o assunto, e há as mais diversas e controversas decisões.
"Por quê?"

Chaves

Rhyan

• Visitante
« Resposta #36 Online: 03 de Maio de 2007, 08:07:59 »
Quanto maior o mínimo, maior o desemprego.

A existência de sm vai contra a liberdade de mercado. Salário é um preço como qualquer outro que deve ser definido pelo mercado, e não pelo governo.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!