Autor Tópico: O que é morte? E o que é vida?  (Lida 4512 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: O que é morte? E o que é vida?
« Resposta #25 Online: 04 de Maio de 2007, 15:10:54 »
Agora falando sério: concordo (como sempre) com o Hélio Schwartzman em que não existe um limite bem definido entre
a vida e a morte. Porém, na prática, precisamos impor limites, definir o que consideramos vivo e morto, mesmo tendo em mente
que essa divisão é artificial. Nesse caso, concordo com a definição de vida humana como começando com o desenvolvimento
do SNC.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #26 Online: 04 de Maio de 2007, 15:11:46 »
A vida humana começa com a fecundação do óvulo pelo espermatozóide.
Baseado em que?
Na biologia.
Só respondeu isso porque não leu a pergunta e nem o texto que eu coloquei sobre a morte. Leia lá e volte aqui e me responda depois.
E o que tem a ver o texto com a minha resposta? Embora seja focado na questão da morte, tanto a sua pergunda do tópico quanto estas,

Mas afinal, o que é morte? Quando acaba a vida humana? E quando começa a vida do ser humano?
questionam o início da vida. Respondi uma pergunta apenas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #27 Online: 04 de Maio de 2007, 15:21:16 »
Baseado em que?
Na biologia.
A biologia ainda discute se qualquer célula é considerada como organismo vivo, ou se um virus (que é acelular) é um organismo virus...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #28 Online: 04 de Maio de 2007, 15:25:41 »
Baseado em que?
Na biologia.
A biologia ainda discute se qualquer célula é considerada como organismo vivo, ou se um virus (que é acelular) é um organismo virus…
E com que base diz isso?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #29 Online: 04 de Maio de 2007, 15:31:07 »
Nenhuma, porque não existe a resposta científica "vida é…". A minha mensagem tinha o exato propósito de tirar a base.

Ou, se duvida da afirmação "na biologia ainda se discute", acho que algum biólogo do fórum pode esclarecer essa questão.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 04 de Maio de 2007, 15:39:50 »
Nenhuma, porque não existe a resposta científica "vida é…". A minha mensagem tinha o exato propósito de tirar a base.

Ou, se duvida da afirmação "na biologia ainda se discute", acho que algum biólogo do fórum pode esclarecer essa questão.
Então é melhor a definição do SNC, não acha?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #31 Online: 04 de Maio de 2007, 15:43:38 »
Não. Também não tem base nenhuma na biologia, ela não afirma "o direito a vida...".
Aliás, você pode verificar este tópico e o "A verdadeira face do aborto" e observar que os argumentos sobre o Sistema Nervoso Central não saiu muito da linha de "mas sem cérebro não sente dor", "é um órgão muito importante para o corpo", etc.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 04 de Maio de 2007, 15:50:59 »
Não. Também não tem base nenhuma na biologia, ela não afirma "o direito a vida…".
Aliás, você pode verificar este tópico e o "A verdadeira face do aborto" e observar que os argumentos sobre o Sistema Nervoso Central não saiu muito da linha de "mas sem cérebro não sente dor", "é um órgão muito importante para o corpo", etc.
Mas pra você onde começa a vida?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 04 de Maio de 2007, 16:02:04 »
Eu não sei, não há "prova", afirmar é só especular.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #34 Online: 05 de Maio de 2007, 06:12:34 »
Baseado em que?
Na biologia.
A biologia ainda discute se qualquer célula é considerada como organismo vivo, ou se um virus (que é acelular) é um organismo virus…

Se ele respondeu onde começa a vida humana , a resposta é na concepção........ Se ele respondeu vida genericamente ai é complicado mesmo....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 05 de Maio de 2007, 10:53:03 »
Achei desnecessário citar que isso implicaria na questão do que o Adriano falou X espermatozóide...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #36 Online: 05 de Maio de 2007, 11:43:28 »
Mas o tópico é bem claro ao questionar a vida humana, e eu em minha resposta citei vida humana também.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 05 de Maio de 2007, 12:43:59 »
Usualmente se refuta esse critério lembrando que o embrião não tem diferenciação de células, e portanto não tem tecido nervoso, muito menos sistema nervoso central capaz de sentir sofrimento.  Como bem lembrou o Dr. Manhattan.

Porém, também concordo com ele em que querer definir um momento arbitrário é no fundo um tanto desonesto, ou pelo menos arriscado.  Se não por outro motivo, porque erros de cálculo podem acontecer.

O melhor na minha opinião é escolher uma abordagem que dependa o mínimo possível desse momento ser corretamente identificável.  Por exemplo, encorajando certos exames médicos para casais interessados em ter filhos, bem como a contracepção e a adoção em vez de marginalizando-os, é possível diminuir em muito a necessidade prática de saber quando estamos ou não falando de uma vida humana.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2007, 01:28:27 »
Usualmente se refuta esse critério lembrando que o embrião não tem diferenciação de células, e portanto não tem tecido nervoso, muito menos sistema nervoso central capaz de sentir sofrimento.  Como bem lembrou o Dr. Manhattan.

Porém, também concordo com ele em que querer definir um momento arbitrário é no fundo um tanto desonesto, ou pelo menos arriscado.  Se não por outro motivo, porque erros de cálculo podem acontecer.

O melhor na minha opinião é escolher uma abordagem que dependa o mínimo possível desse momento ser corretamente identificável.  Por exemplo, encorajando certos exames médicos para casais interessados em ter filhos, bem como a contracepção e a adoção em vez de marginalizando-os, é possível diminuir em muito a necessidade prática de saber quando estamos ou não falando de uma vida humana.

Mas na concepção ja existem a quantidade final de cromossomos....ja é vida humana........ , antes disso temos só metade dos cromossomos, o que acontece depois é apenas o desenvolvimento da vida que ja começou........

Perceba que esse assunto nada tem a ver com aborto..........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2007, 02:34:51 »
Os cromossomos existem, mas eles por si só não tem sensibilidade; é preciso que se expressem na forma de um sistema nervoso.

Pelo menos é o que se sabe atualmente.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!