Luis Dantas,
Pelo respeito que prezo a você, sou obrigado aconselhar-te a fazer o download da dissertação inteira, e não colher um trecho do resumo apenas, ok?
Outro detalhe, Luis:
Douglas, em primeiro lugar, não é assim que funciona; um único estudo não tem o poder de fazer "cair por terra" conclusão alguma. É preciso que a conclusão seja testável, e que os testes possam ser repetidos independentemente. Isso porque vários fatores podem influenciar as conclusões de um estudo - por exemplo, a escolha da amostra.
Veja o que o Quasar no tópico "Sobre Espiritismo":
Ao contrário, ser crente é cômodo pois não precisa pensar, basta aceitar tudo o que os gurus, médiuns e pastores dizem e pronto.
Ser cético é que dá trabalho poios os cético vai atrás da comprovação, estuda analisa, pensa até conseguir ter uma opinião racional.
O pensamento do Quasar, estaria correto, caso não generalizasse tanto o pensamento dos "crentes". Ora, estudos estão surgindo. E porque os cépticos não seguem seu conselho, Luis? Áh, já sei, é muito mais cômodo ficar criticando, atrás do monitor...Você acha que eu adoto a postura descrita pelo Quasar?
Minha parte estou fazendo. Pelo menos, corro atrás.
Este tópico, ajudará neste sentido, trazendo mais informações, que podem ser verificados por vocês, pseudo-cép...ops...cépticos, pois os arquivos estão disponíveis no referido sanatório.
É de suma importância a critica de vocês, pois daí, poderemos aprimorar os estudos até chegar a uma comprovação, mas seria interessante um pouco menos de leviandade da parte de vocês...
Abraços,