Autor Tópico: Inácio Ferreira e o Sanatório Espirita  (Lida 2741 vezes)

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
Inácio Ferreira e o Sanatório Espirita
« Online: 01 de Maio de 2007, 13:47:20 »
Oi, pessoal.

Gostaria de expor aqui os casos ocorridos no Sanatório Espirita em Uberaba, principalmente os relatados na gestão do Dr. Inácio Ferreira (1904-1988).

Mas antes de relatar algus casos, registrados, segue um histório do Sanatório:

É um departamento do CEU - Centro Espírita Uberabense que foi fundado em 09 de janeiro de 1911. Por volta de 1917, Dona Maria Modesto Cravo, que tinha um ano de casada com Nestor Cravo, teve a mediunidade desabrochada em difícil processo obsessivo. Á época moravam em Belo Horizonte. Buscou ajuda de Euripedes Barsanulfo que a atendeu, se equilibrou e começou a trabalhar na casa dirigida pelo grande apóstolo de Sacramento. Mudando-se para Uberaba se engajou no CEU que fundou em 1919 o Pronto Socorro Bezerra de Menezes que dava atendimento assistencial aos necessitados. Como haviam muitos portadores de doenças psiquiátricas foi cogitada a construção do hospital cuja inauguração se deu a 31 de dezembro de 1933, ocorrendo a fusão dele com o Pronto Socorro. O Centro Espírita Uberabense continuou e continua na sua sede, na Rua Barão de Ituberaba, 449, Bairro Estados Unidos, Uberaba/MG, como mantenedor do Sanatório. Dona Maria Modesto Cravo (Uberaba/MG 16/04/1899 – Belo Horizonte 08/08/1964) e Dr. Inácio Ferreira de Oliveira (Uberaba/MG 15/04/1904 – 27/09/1988) foram os grandes baluartes do SEU.

http://www.uberaba.com.br/uberaba/uberaba.cgi?flagweb=mostrafoto&codigo=14

Como o Dr. Inácio se tornou espirita em Entrevista feita com o Dr. Inácio Ferreira pelo Dr. Elias Barbosa, no ano de 1970:

Como foi, Dr. Inácio, que o senhor se tornou espírita?

Pela recusa de vários médicos em atender a responsabilidade do funcionamento do Sanatório Espírita de Uberaba, na década de trinta – perante as autoridades e a sociedade – pelo prejuízo que poderia acarretar as suas clínicas, aceitei o convite, com decisão e desprendimento. Não conhecia e nada entendia do Espiritismo. Na véspera da inauguração do Sanatório por intermédio de Da. Maria Modesta, então, diretora administrativa, recebi 02 livros com dedicatória do Dr. Bezerra de Menezes:
1 – Evangelho de Kardec
2 – Código Penal Brasileiro aos quais pouco liguei.
Somente 1 ano mais tarde, após inúmeras observações de casos maravilhosos de cura no Sanatório, sem que minha ciência materialista e minha terapêutica para isso contribuíssem, tive a curiosidade despertada para aqueles 2 códigos – Divino e Humano. Lendo o 1º, deparei com os conhecimentos vedados pela cortina materialista que vieram à tona do raciocínio, como despertos pelo passado de outras reencarnações. Revolvi as demais obras espíritas como espécie de recordação.
Desperto, com a leitura e a experiência, até então, procurei ver e sentir, mais de perto os trabalhos de curas e doutrinações, rendendo-me à maravilha da 3ª revelação, entregando-me de corpo e alma, ao estudo, experiências e conseqüentes resultados através de artigos, conferências e livros.

Diretoria e dados Atuais:

Presidente: Sônia Maria Barsante Santos
Diretor Clínico: Dr. Eurípedes Balçanulfo Rezende
Diretor Administrativo: Márcio Roberto Arduini

Endereço: Rua José Clemente Pereira, 250
Telefones: (DDD34) Número: 33121869
E-mail: sanatório.rh@terra.com.br

Tipos de Tratamento:
O tratamento que é Bio- Psíquico- Social e Espiritual envolve: biológico-medicamentoso; Psicoterápico individual e grupal; expansão social do usuário e terapêutica espiritual.

O TRATAMENTO ESPIRITUAL: Diversos grupos de casas espíritas da cidade de Uberaba se reúnem com os pacientes durante todos os dias da semana, desenvolvendo atividades que envolvem explanação do Evangelho, aplicação de passes e distribuição de água fluidificada. Também são realizadas reuniões mediúnicas onde também participam diversos funcionários do hospital.

Abraços,

Douglas
GAE - Grupo de Apologética Espírita
www.apologiaespirita.org
TVCEI - Primeira WebTV Espírita do Mundo
http://www.tvcei.com/portal/index.php

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
Re: Inácio Ferreira e o Sanatório Espirita
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2007, 19:52:52 »
Olha, eu não vejo muita diferença entre "Sanatório Espírita" e "Casas Espíritas", é um lugar cheio de gente esquisofrênica dentro.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 01 de Maio de 2007, 19:56:13 »
Aliás, não é isso o que os próprios espíritas dizem?  Que muitos esquizofrênicos são médiuns?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #3 Online: 01 de Maio de 2007, 20:20:27 »
Aliás, não é isso o que os próprios espíritas dizem?  Que muitos esquizofrênicos são médiuns?
Dizem isso porque não tem conhecimento de causa.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #4 Online: 02 de Maio de 2007, 00:46:37 »
Olha, eu não vejo muita diferença entre "Sanatório Espírita" e "Casas Espíritas", é um lugar cheio de gente esquisofrênica dentro.

Pô, Quasar?  :sleepy:

Você com a mesma de sempre?  :wink:

Esta já caiu por terra faz tempo...  :hihi:

Lembra? Caso não se lembre, dá uma olhada aqui:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-12042005-160501/

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 02 de Maio de 2007, 06:07:21 »
Esta já caiu por terra faz tempo…  :hihi:

Lembra? Caso não se lembre, dá uma olhada aqui:

http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5142/tde-12042005-160501/

"Caiu por terra?!?"

Só por causa deste texto?

Conclusions: The medium subjects included in this analysis displayed evidences of having a high social-educational level, a low prevalence rate of minor psychiatric symptoms and a sound level of social adjustment. Mediumistic trance is very possibly an experience other than a Dissociative Identity Disorder. The majority of the subjects experienced the onset of mediumistic experiences during childhood, and the mediumistic process was characterized by experiences of replacement of the ego mind, or visual and/or auditory hallucinations not necessarily related to a definite diagnosis of schizophrenia.

Douglas, em primeiro lugar, não é assim que funciona; um único estudo não tem o poder de fazer "cair por terra" conclusão alguma.  É preciso que a conclusão seja testável, e que os testes possam ser repetidos independentemente.  Isso porque vários fatores podem influenciar as conclusões de um estudo - por exemplo, a escolha da amostra.

Além disso, não vejo como frases como "muito possivelmente a mediunidade não é uma desordem dissociativa" e "não necessariamente relacionado com uma análise definitiva de esquizofrenia" poderiam fazer algo "cair por terra", mesmo que tivéssemos perfeita confiança nesse estudo específico.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #6 Online: 02 de Maio de 2007, 09:55:24 »
Luis Dantas,

Pelo respeito que prezo a você, sou obrigado aconselhar-te a fazer o download da dissertação inteira, e não colher um trecho do resumo apenas, ok?

Outro detalhe, Luis:

Douglas, em primeiro lugar, não é assim que funciona; um único estudo não tem o poder de fazer "cair por terra" conclusão alguma.  É preciso que a conclusão seja testável, e que os testes possam ser repetidos independentemente.  Isso porque vários fatores podem influenciar as conclusões de um estudo - por exemplo, a escolha da amostra.

Veja o que o Quasar no tópico "Sobre Espiritismo":

Ao contrário, ser crente é cômodo pois não precisa pensar, basta aceitar tudo o que os gurus, médiuns e pastores dizem e pronto.

Ser cético é que dá trabalho poios os cético vai atrás da comprovação, estuda analisa, pensa até conseguir ter uma opinião racional.

O pensamento do Quasar, estaria correto, caso não generalizasse tanto o pensamento dos "crentes". Ora, estudos estão surgindo. E porque os cépticos não seguem seu conselho, Luis? Áh, já sei, é muito mais cômodo ficar criticando, atrás do monitor...Você acha que eu adoto a postura descrita pelo Quasar?

Minha parte estou fazendo. Pelo menos, corro atrás.

Este tópico, ajudará neste sentido, trazendo mais informações, que podem ser verificados por vocês, pseudo-cép...ops...cépticos, pois os arquivos estão disponíveis no referido sanatório.

É de suma importância a critica de vocês, pois daí, poderemos aprimorar os estudos até chegar a uma comprovação, mas seria interessante um pouco menos de leviandade da parte de vocês...

Abraços,
www.apologiaespirita.org

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #7 Online: 02 de Maio de 2007, 10:09:38 »
É muito mais cômodo ficar atrás do monitor fazendo copy-paste e criticando os "pseudo-cép…ops…cépticos"… :hihi:

Ainda me custa ter um motivo para dar mais credibilidade a estudos espíritas do que a atenção que dou aos estudos católicos sobre Frei Galvão ou a certos estudos evangélicos sobre os filmes da Disney… :umm:

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #8 Online: 02 de Maio de 2007, 10:19:04 »
Pelo respeito que prezo a você, sou obrigado aconselhar-te a fazer o download da dissertação inteira, e não colher um trecho do resumo apenas, ok?

Por que?  Fazer o download não vai mudar nada.  Continua sendo um único trabalho de pesquisa.  Isso seria verdade mesmo que o resumo por algum motivo fosse mais tímido do que os resultados permitissem.

O pensamento do Quasar, estaria correto, caso não generalizasse tanto o pensamento dos "crentes". Ora, estudos estão surgindo. E porque os cépticos não seguem seu conselho, Luis?

Do que está falando?  Não há estudos de qualidade comprovando hipóteses espíritas, Douglas.  Por isso eles não são considerados - porque não existem.

Áh, já sei, é muito mais cômodo ficar criticando, atrás do monitor…Você acha que eu adoto a postura descrita pelo Quasar?

Acho que você é excessivamente otimista quanto à qualidade dos supostos estudos que comprovariam ou defenderiam hipóteses espíritas.  E que escorregou na linguagem quando falou em "cair por terra".

Minha parte estou fazendo. Pelo menos, corro atrás.

Este tópico, ajudará neste sentido, trazendo mais informações, que podem ser verificados por vocês, pseudo-cép…ops…cépticos, pois os arquivos estão disponíveis no referido sanatório.

É de suma importância a critica de vocês, pois daí, poderemos aprimorar os estudos até chegar a uma comprovação, mas seria interessante um pouco menos de leviandade da parte de vocês…

Por que?  Já estamos caídos por terra mesmo... :)

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #9 Online: 02 de Maio de 2007, 10:20:15 »
É muito mais cômodo ficar atrás do monitor fazendo copy-paste e criticando os "pseudo-cép…ops…cépticos"… :hihi:

Ainda me custa ter um motivo para dar mais credibilidade a estudos espíritas do que a atenção que dou aos estudos católicos sobre Frei Galvão ou a certos estudos evangélicos sobre os filmes da Disney… :umm:

É só não participar do tópico, amigo! Livre-arbitrio!
www.apologiaespirita.org

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 02 de Maio de 2007, 10:22:06 »
Se é por aí, meu livre-arbítrio está me dizendo que é preciso denunciar a fragilidade do conceito espírita de livre-arbítrio e os danos que ele causa na lógica e ética de quem nele crê...

Offline Douglas

• Nível 14
  • *
« Resposta #11 Online: 02 de Maio de 2007, 10:22:30 »
Luis Dantas,

Tranquilo! Depois que concluir um dos casos do Dr. inácio, posto aqui, para continuar o tema do tópico, que tem haver com a sua primeira mensagem:

Abraços,

Douglas
www.apologiaespirita.org

Offline Quasar

• Nível 24
  • *
« Resposta #12 Online: 02 de Maio de 2007, 12:27:58 »
O estudo que v/ citou Douglas conclui com a sugestão.

"A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância, e estas, atualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias, que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia."

Ou seja, não exclui outras psicopatologias nem mesmo a esquisofrenia de forma categórica, não determina a origem das manifestações mediúnicas como sendo de origem proposta pelo espiritismo.

Mesmo que v/ tenha pessoas diagnosticadas como absolutamente normais (se é que isso existe) e que mesmo assim tivessem "manifestações mediúnicas" isso não provaria que a mediunidade é real.

Para apontar para a veriacidade das alegações espíritas seriam necessárias provas científicas da existência de fato de espíritos e da sobrevivência da consciência após a morte, provas científicas tem que nevessariamente ser obtidas através do método científico.

"Assim como são as pessoas, são as criaturas" -  Didi Mocó

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!