Eu acho que não precisa se depender de critérios subjetivos. O currículo não me parece exatamente subjetivo. Formação, experiência, etc. Se pegam um branco com um currículo fraquinho no lugar dum negro com currículo consideravelmente melhor, me parece racismo.
Um jeito de averiguar talvez fosse colocar os próprios encarregados pela seleção de candidatos diante das informações duns currículos escolhidos, dentre os quais o das pessoas supostamente descartadas por racismo, e ver se, sem estar diante dos candidatos, os mesmos currículos são aprovados novamente, comprovando que por algum motivo eles preferem um currículo que se poderia imaginar ser inferior, e que não foi a cor da pele do de currículo superior que determinou a escolha.
Não vejo subjetividade aí e me parece exeqüível.
Isso seria muito "meter o bedelho" na propriedade alheia. É tremendamente perigoso isso, dar poder demais ao estado.
Imagine que por um motivo qualquer que não o racismo, um diretor de RH prefira um branco em detrimento de um não-branco, mesmo que o currículo do não-branco seja melhor.
Há muito mais em um candidato do que aquilo que há em seu currículo. Ele seria
obrigado a contratar o candidato que não é de sua vontade, só para não parecer racista aos olhos da fiscalização. Haveria uma ditadura silenciosa, obrigando o empregador a dar a vaga para aquele com o currículo maior, mesmo que não seja o mais adequado.
Tente imaginar que todas as etnias poderiam usufruir desta fiscalização. Daí, todo mundo que não fosse contratado e alegasse possuir um currículo melhor ou igual teria o direito de ser indenizado. Imagine a quantidade de processos que iria tramitar na justiça!
Sem contar a preferência a não-brancos que seria dada pela fiscalização, já comentada. E se um branco com currículo superior não fosse contratado e um negro com currículo inferior fosse?
Agora eu posso parecer muito tolerante, mas defendo que o único caso em que se pode condenar alguém por racismo é uma ofensa direta. O resto, tal como uma empresa que só contrata brancos (
ou só negros, ou só índios, ou só asiáticos; por que não?) é subjetivo demais. Primeiramente, o empregador sempre poderá dar uma desculpa para ter contratado o candidato de tal etnia em lugar do de uma outra, por mais que seja racista. Nunca poderemos saber com certeza. E depois,
ele só tem a perder tomando uma atitude assim. Vai deixar de lado um ótimo funcionário por uma questão de ignorância própria.