Autor Tópico: Amostra de Programas - espaço dos programadores do CC  (Lida 32081 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Amostra de Programas - espaço dos programadores do CC
« Resposta #225 Online: 29 de Janeiro de 2014, 16:03:56 »
Eu não lembro que linguagem era no caso. Acho que as mais comuns na revista eram basic e assembly.

E antes de compilar o programa ainda ocupa espaço, mesmo assim.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 29 de Janeiro de 2014, 16:24:45 »
antes de compilar é bom que ocupe espaço devido a documentação e legibilidade. Por exemplo para java, tem os javadocs, que são tags que se colocam no texto e se pode gerar automaticamente uma documentação, referencia cruzada, etc. tudo isso ocupa muito espaço. Já ha 20 anos documentação no código era muito bem vinda.

Assembly não é compilada. É mneumônico para código de máquina, documentários, espaços e florzinhas são ignorados. O único lugar que ocupa mais espaço é para salvar o arquivo do programa,um texto. Irrelevante.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 29 de Janeiro de 2014, 16:45:33 »
Bem, a revista é de ~1983-85.

Na época de computadores de 16kb de ram e essas coisas. Espaço em disco também, 600kb numa fita, ou 1.2 mb num disquete inteiro, não é para se jogar fora.

Sem falar que com 40 colunas ou mesmo, esse espaço todo só faz perder o programa de vista...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 30 de Janeiro de 2014, 02:17:44 »
o código mostrado é mal feito além de ser feito em linguagem semi estruturada, não entendi seu ponto.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #230 Online: 30 de Janeiro de 2014, 10:30:44 »
É código em Basic, que na verdade é uma linguagem interpretada, não é pré-compilado que é o que o Agnóstico está dizendo.

Então, os dois estão certos: de fato escrever um código enxuto em Basic era importante porque se colocasse muitos dados (com instrução "DATA" por exemplo, lembrando que não havia a mágica de um banco de dados relacional) se esses dados ocupassem espaço realmente seria um problema. Reduzir espaços entre os elementos de um comando também economizaria espaço (de gravação do fonte).

Mas é verdade o que diz o Agnóstico, escrever um código em C ou Java ou Pascal/Delphi tentando economizar seria burrice, agora e no passado. Na verdade os códigos que já vi desse tipo são de quem quer ofuscar o seu sentido, dificultar a sua manutenção (ou dos loucos do Perl onde num linha se fazem inúmeras instruções, otimizando o código mas destruindo a sua legibilidade).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 30 de Janeiro de 2014, 11:22:10 »
Mas Perl também é interpretado.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #233 Online: 30 de Janeiro de 2014, 12:49:30 »
Eu tenho uns ainda, relíquia...Mas a disciplina de computação que eu tive na univ.  foi de Fortran do tempo dos cartões perfurados, IBM 1130 coisa assim.

Eu queria lembrar o nome do editor de texto que eu usava nos primeiros PCs que não era o word, ele era gráfico, dava para editar as fontes, não lembro o nome mas era   "qualquer coisa write"  Um disketão destes tinha todo o programa, então tinha que ter outro drive para salvar o texto.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 12:54:28 por Vento Sul »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Tekira

• Nível 01
  • *
« Resposta #234 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:21:23 »
Eu queria lembrar o nome do editor de texto que eu usava nos primeiros PCs que não era o word, ele era gráfico, dava para editar as fontes, não lembro o nome mas era   "qualquer coisa write"  Um disketão destes tinha todo o programa, então tinha que ter outro drive para salvar o texto.

Provavelmente era o chiwriter.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:23:11 »
Os disquetes grandes antigos nem tinham 1.2 mb o tempo todo... 600kb... inimaginável hoje.

Não, meu amigo, disso eu me lembro bem.

Diquete de 5 ¼ eram de 180kb. Popularizaram-se mais os de dupla densidade, com 360 kb, para depois irem para 720 kb e depois, 1.2 Mb.
Que tempos duros...

« Última modificação: 30 de Janeiro de 2014, 13:40:18 por Gabarito »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:29:02 »

Tinha um bem popular que era o WordStar, com exibição colorida, para quem tivesse monitor EGA.
O nacional que acompanhou a onda de processadores de texto foi o CartaCerta. Para quem chegou a usá-lo, deve se lembrar que o grande pecado dele é que a tecla para confirmar comandos era a ESC, o que causava as maiores confusões. Que trapalhada...

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:32:36 »
Usei o Autocad 10 (não é o 2010) e o 3dStudio 4 (tataravô do 3dMax) nos anos 90.
Para instalar esses programas era necessário uma pilha de disquetes, antes de 5 ¼, depois, os de 3 ½, e uma boa dose de sorte para que nenhum deles desse erro de leitura, o que era comum acontecer, por causa de mofo e da umidade.
Tempos duros...
Mas muito bons!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 30 de Janeiro de 2014, 13:59:58 »
Tinha "word perfect" também.

Eu queria lembrar o nome de um programa de copiar disquetes (!) da época dos xt/at, 386 no máximo. Ele fazia uns sons de aplauso depois de copiados os disquetes.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:06:39 »
Eu queria lembrar o nome de um programa de copiar disquetes (!) da época dos xt/at, 386 no máximo. Ele fazia uns sons de aplauso depois de copiados os disquetes.

Bem lembrado, WordPerfect.

Para cópias, sempre havia o diskcopy, do próprio DOS.
Usei o Copyright, para copiar inclusive alguns recursos de proteção.
O que ele não conseguia era copiar defeitos físicos de alguns disquetes, defeitos esses usados como proteção contra cópia. Isso, não tinha jeito de copiar.
Mas ele não "aplaudia" ninguém. :)

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #240 Online: 30 de Janeiro de 2014, 14:18:28 »
É código em Basic, que na verdade é uma linguagem interpretada, não é pré-compilado que é o que o Agnóstico está dizendo.

Dependendo do "flavor" de Basic pode ser compilado também (bons tempos do GW-BASIC e QuickBasic...).

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #241 Online: 30 de Janeiro de 2014, 17:31:20 »

No caso do Perl é que há códigos bem enxutos, independente de ser ou não interpretado.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 31 de Janeiro de 2014, 22:26:59 »
Os disquetes grandes antigos nem tinham 1.2 mb o tempo todo... 600kb... inimaginável hoje.

Quem tá falando de disquete, rapá? Esse treco era armazenado em fita cassete!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #243 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:08:32 »

Eu copiava com xcopy porque fazia script baseados nele, mas havia uma ferramenta de backup que aplaudia no final, devia ser algo com `backup`...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #244 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 09:26:37 »
Usei o Autocad 10 (não é o 2010) e o 3dStudio 4 (tataravô do 3dMax) nos anos 90.
Para instalar esses programas era necessário uma pilha de disquetes, antes de 5 ¼, depois, os de 3 ½, e uma boa dose de sorte para que nenhum deles desse erro de leitura, o que era comum acontecer, por causa de mofo e da umidade.
Tempos duros...
Mas muito bons!

Também passei madrugadas fazendo backups em fita streamer, supostamente mais confiáveis e duradouros, na prática você rezava paar o backup voltar !!!
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 14:50:29 »

Quem tá falando de disquete, rapá? Esse treco era armazenado em fita cassete!

Mencionei também.

Mas isso tudo é coisa de quem tinha apple, pc, ou tks. Eu sou um MSX. Eu acredito que as coisas devem carregar rápido. Instantaneamente até. Por isso uso cartuchos. [/cara com mullets e vestido como se estivesse nos anos 80]

Seria legal se fizessem vídeos de versões "antigas" do "I'm a mac, I'm a PC", com computadores antigos.

Revendo agora esse fato histórico é curioso que não tenham tido maior adoção.

Se for ver são meio que precursores dos "pendrives", numa versão read-only.

Aliás, curioso que não chamemos os pendrives de "cartuchinhos". Hoje em dia acho que falar em "cartuchos" só remete a cartuchos de tinta ou de espingarda. Apesar de uma fase bastante longa de video-games com cartuchos.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #246 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:24:55 »
...Mas a disciplina de computação que eu tive na univ. foi de Fortran do tempo dos cartões perfurados, IBM 1130 coisa assim.

2

Fortran "What Five".

No CTC da PUC-RJ?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:29:12 »

Perl 6 pode ser compilado.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 01 de Fevereiro de 2014, 19:34:51 »

EasyWriter II

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!