Autor Tópico: Os deuses estão perdendo  (Lida 4561 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Os deuses estão perdendo
« Online: 11 de Maio de 2007, 11:33:28 »
Aqui vai o link de um artigo muito interessante que saiu na Edge.org (inglês). É meio longo, mas nele os autores demonstram
que, ao contrário do que muita gente pensa, o mundo está ficando cada vez menos religioso. Eles também procuram correlacionar
a ausência de religião com as condições socio-econômicas de um país, argumentando que as sociais-democracias da Europa parecem
criar um ambiente que estimular a descrença.

Link: http://www.edge.org/3rd_culture/paul07/paul07_index.html
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

One

• Visitante
Re: Os deuses estão perdendo
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2007, 05:36:25 »
E a Europa está em crise de valores, isso pode ser uma explicação....

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 12 de Maio de 2007, 05:54:24 »
Crise de valores? Em quê você baseia essa afirmaçao?

Detalhe: estou morando na Europa a quase dois anos e até agora nao percebi essa tal crise… Muito pelo contrário.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #3 Online: 12 de Maio de 2007, 08:56:52 »
One, suspeito que do ponto de vista de um brasileiro é tão difícil perceber essa crise de valores na Europa quanto constatar que todos os brasileiros são mestiços de negros… :)

Além do que, eu desconfio muito de explicações simples.  Não acredito que uma crise de valores morais possa acontecer separadamente de conflitos mais tangíveis ligados à economia, à estrutura familiar e à fé.  Um exemplo de originação interdependente, na minha opinião.

Muito interessante o artigo, Dr. Manhattan.  Gostei bastante.
« Última modificação: 12 de Maio de 2007, 10:27:42 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Maio de 2007, 09:02:23 »
A crise de valores deve ser em relação a redução do preconceito contra mulheres, homossexuais, pessoais de religiões diferentes, leis religiosas opressivas, etc....

Afinal de contas, como podem as pessoas terem valores morais sem temer ao Senhor Nosso Deus? É impossível!!!! As pessoas se tornam obrigariamente imorais!!!!!!!... ::)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #5 Online: 12 de Maio de 2007, 09:05:22 »
Pelo que sei do One duvido MUITO que seja a isso que ele esteja se referindo, Jeanioz.  Por outro lado, você não deixa de ter um ponto mesmo que seja pela sátira; existe sim uma consequência séria de mudanças de valores que se desenvolvem sem uma devida assimilação global pela sociedade.  Tanto que até hoje temos ressurgimentos de grupos neonazistas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 12 de Maio de 2007, 13:59:12 »
Não vejo o que há de bom num mundo menos religioso -.-

Vou dar uma lida nesse texto.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2007, 14:49:15 »
Não vejo o que há de bom num mundo menos religioso -.-

Qual tal, menos fanatismo religioso, menos cobrança de dízimos e etc?
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 19 de Maio de 2007, 14:55:05 »
é uma boa… ou não...

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #9 Online: 19 de Maio de 2007, 15:14:05 »
é uma boa… ou não…
Menos guerras santas, aliás menos guerras em geral.

Mortes causadas por essas superstições são incontáveis...
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 19 de Maio de 2007, 16:49:42 »
Vocês realmente acham que seguir uma religião - ou crer em Deus - tornam as pessoas tão diferentes assim?

One

• Visitante
« Resposta #11 Online: 19 de Maio de 2007, 16:57:52 »
Acreditam mesmo que a religião por si só causa guerras?

Acreditam mesmo que o fanatismo ressurge apenas no aspectos culturais fora do ateísmo?

Acreditam mesmo que a intolerância para com o outro é sempre culpa desse outro? :)

Tá, tá..

One

• Visitante
« Resposta #12 Online: 19 de Maio de 2007, 16:59:10 »
Vocês realmente acham que seguir uma religião - ou crer em Deus - tornam as pessoas tão diferentes assim?

Podíamos perguntar se ser ateu torna a pessoa melhor? :)

...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 19 de Maio de 2007, 20:45:52 »

Acho que o Dantas não quis dizer "diferentes" de maneira negativa, One…
« Última modificação: 20 de Maio de 2007, 07:27:49 por DiegoJaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 19 de Maio de 2007, 21:38:32 »
Alguém já fez uma lista de valores e como esses reagem com os demais na mente de alguém, espécie de estudo do "arcabouço" humano?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 19 de Maio de 2007, 23:03:15 »
O One está concordando comigo, Diego... ou pelo menos eu estou concordando com ele.

One

• Visitante
« Resposta #16 Online: 20 de Maio de 2007, 06:28:07 »
O One está concordando comigo, Diego… ou pelo menos eu estou concordando com ele.

Sim, estamos de acordo.
Mudei o sentido da pergunta para que alguns ateus se revejam naquilo que são, pessoas iguais a muitos teístas...

Nota: Diego, qual o motivo de terminar sua mensagem com a palavra Ego?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #17 Online: 20 de Maio de 2007, 07:28:29 »

Ops... Desculpa One... desatenção minha...  :vergonha:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

One

• Visitante
« Resposta #18 Online: 20 de Maio de 2007, 10:18:08 »

Ops… Desculpa One… desatenção minha…  :vergonha:

E eu a pensar que teria algum significado transcendal :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #19 Online: 20 de Maio de 2007, 12:24:48 »

Ser ateu torna a pessoa melhor por ela deixar de acreditar em deus e não se unir a tirania da crença e contribuir assim com a discriminação contra quem não acredita em deus.

O ateísmo liberta as pessoas da crença em deus e da projeção de suas qualidades e defeitos em um ser superior. Liberta do pensamento de que não somos nada perante deus e sem deus e faz com que vejamos nossos valores.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 20 de Maio de 2007, 13:41:30 »
Ser ateu torna a pessoa melhor por ela deixar de acreditar em deus e não se unir a tirania da crença e contribuir assim com a discriminação contra quem não acredita em deus.

Adriano, quantas pessoas você conhece que crêem em Deus?  Talvez uns 90%  do total?  Quantas dessas realmente discriminam ateus?

Muita gente diz que crê em Deus simplesmente por dizer, e nem pensa muito sobre o assunto.  Há muitas gradações, e nós ateus certamente não temos o monopólio da lucidez.

Cuidado com a Falácia do Espantalho.

O ateísmo liberta as pessoas da crença em deus e da projeção de suas qualidades e defeitos em um ser superior. Liberta do pensamento de que não somos nada perante deus e sem deus e faz com que vejamos nossos valores.

Isso acontece com muitas pessoas, e está certo.  Mas não se deve generalizar; não funciona assim com todo mundo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #21 Online: 20 de Maio de 2007, 14:16:03 »

Adriano, quantas pessoas você conhece que crêem em Deus?  Talvez uns 90%  do total?  Quantas dessas realmente discriminam ateus?

Muita gente diz que crê em Deus simplesmente por dizer, e nem pensa muito sobre o assunto.  Há muitas gradações, e nós ateus certamente não temos o monopólio da lucidez.

Cuidado com a Falácia do Espantalho.
Não estou falando apenas das pessoas que eu conheço, é a sociedade que discrimina ateus. Relatos de ateus é o que não falta na internet. É público e notório frases sobre deus e de que não somos nada sem deus. Medo de se declarar ateu para uma vaga de emprego e outras situações. E não é injustificado pois tem pessoas que nunca conversaram com algum ateu e nem sabe o que significa.

Com relação a deus, o monopólio da lucidez é dos ateus. Pode não ser em outros temas, mas neste é sem dúvida.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #22 Online: 20 de Maio de 2007, 14:32:09 »
O sentimento religioso é um dos mais fortes e em defesa de sua religião podem fazer de tudo, pois a realidade não se compara com o mundo religioso pós-morte. São fantasias coletivas e podem trazer muito danos quanto confrontados com outras fantasias ou a falta delas.

Acreditam mesmo que o fanatismo ressurge apenas no aspectos culturais fora do ateísmo?
Acredita que exista fanatismo no ateísmo? O que vejo é uma postura mais militante em face do crescimento das aberrações religiosas. E o ateísmo em muitos casos é acompanhado do ceticismo, é uma conclusão natural e óbivia do ceticismo científico.

Acreditam mesmo que a intolerância para com o outro é sempre culpa desse outro? :)

Tá, tá…
Deixa de ser intolerante, quem tá defendendo intolerância?   :P
Quem usou ateísmo no lugar de sectarismo foi você, fazendo uma confusão triste e injusta.  :(

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 20 de Maio de 2007, 14:49:21 »
Não estou falando apenas das pessoas que eu conheço, é a sociedade que discrimina ateus. Relatos de ateus é o que não falta na internet. É público e notório frases sobre deus e de que não somos nada sem deus.

E poucos dão importância verdadeira a isso, com toda a razão...

Medo de se declarar ateu para uma vaga de emprego e outras situações. E não é injustificado pois tem pessoas que nunca conversaram com algum ateu e nem sabe o que significa.

Com relação a deus, o monopólio da lucidez é dos ateus. Pode não ser em outros temas, mas neste é sem dúvida.

Bobagem.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #24 Online: 20 de Maio de 2007, 18:53:48 »

Tá, tá…
Não que não hajam ateus fanáticos, acredito que há fanáticos contra todos tipos de diferenças que temos, raça, credo e condição social, mas a religião não é só mais uma "diferença", ela INCITA intolerância e é a principal causadora de violência e fanatismo.

Difícil é fazer as religiões serem "extintas", diria até impossivel, muçulmanos preferem um cristão a um ateu. :o
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!