Autor Tópico: Os deuses estão perdendo  (Lida 4562 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Os deuses estão perdendo
« Resposta #25 Online: 20 de Maio de 2007, 21:58:20 »
Não que não hajam ateus fanáticos, acredito que há fanáticos contra todos tipos de diferenças que temos, raça, credo e condição social, mas a religião não é só mais uma "diferença", ela INCITA intolerância e é a principal causadora de violência e fanatismo.

Em certos contextos isso é verdade, Daniboy, mas em muitos outros a prática religiosa evita pelo menos a violência (se não o fanatismo).  Fanatismo ateu é algo comparativamente difícil de se encontrar por motivos óbvios, mas intolerância EM ATEUS (não necessariamente MOTIVADA ou JUSTIFICADA pelo ateísmo) já é outra história.

Difícil é fazer as religiões serem "extintas", diria até impossivel, muçulmanos preferem um cristão a um ateu. :o

Você não entende muito de Islã pelo visto, Daniboy; o Cristianismo protestante e o Islã tem muito mais semelhanças entre si do que com quaisquer outras crenças, a começar pela crença no mesmo Deus único que se revelou a Abraão e a Jesus.

Os muçulmanos se vêem como a terceira revelação e verdadeiros guardiões da fé que, segundo eles, adeptos do Judaísmo e cristãos não conseguiram preservar devidamente.  Já o ateísmo, aos olhos deles, é a recusa em aceitar a vontade de Deus...

Eu sei, parece um tanto tosco e no fundo é, mas quatorze séculos atrás era uma religião de grande inovação social e muito mérito.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #26 Online: 20 de Maio de 2007, 22:26:43 »
Em certos contextos isso é verdade, Daniboy, mas em muitos outros a prática religiosa evita pelo menos a violência (se não o fanatismo).  Fanatismo ateu é algo comparativamente difícil de se encontrar por motivos óbvios, mas intolerância EM ATEUS (não necessariamente MOTIVADA ou JUSTIFICADA pelo ateísmo) já é outra história.
Como eu disse é a principal causadora por incitar a intolerância, poucos casos que a religião evita a violência até porque ela pode ser modificada para justificar qualquer ato, até mesmo porque a maioria dos teístas riscam muitas das regras das religiões e somente seguem as restantes, porque não riscar mais algumas?

Criminosos com tatuagens de um Jesus no peitoral não é uma coisa rara, além disso o mandamento de "Não matarás" é tão vago quanto é eliminado pelas clemências por sangue na bíblia.

Você não entende muito de Islã pelo visto, Daniboy; o Cristianismo protestante e o Islã tem muito mais semelhanças entre si do que com quaisquer outras crenças, a começar pela crença no mesmo Deus único que se revelou a Abraão e a Jesus.

Os muçulmanos se vêem como a terceira revelação e verdadeiros guardiões da fé que, segundo eles, adeptos do Judaísmo e cristãos não conseguiram preservar devidamente.  Já o ateísmo, aos olhos deles, é a recusa em aceitar a vontade de Deus…

Eu sei, parece um tanto tosco e no fundo é, mas quatorze séculos atrás era uma religião de grande inovação social e muito mérito.

Não entendo, como já disse não me aprofundo em tolices mesmo que elas sejam pertinentes e melhorem minhas argumentações...além de minhas fontes estarem incorretas.  :|

My bad.

:'(
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

One

• Visitante
« Resposta #27 Online: 21 de Maio de 2007, 04:22:52 »
Siderado.

Adriano, Daniboy,
Façam-me um favor leiam tudo de novo.

Sectarismo existe em todos os grupos NUNCA disse ser coisa de ateu.

Fanático existe em tudo.

Ora, se lerem de novo, verão o perigo do sectarismo de algumas das vossas mensagens ( não significa isto que eu esteja a falar de todos os ateus e muito menos do ateísmo como sendo dessa forma).
Adriano afirma que ser ateu é melhor, é ser-se livre…quanta injustiça para quem não o é, e ainda queixa-se de discriminação…

Discriminação a ateus não é usual numa Europa, pelo contrário, ser-se teísta é quase considerado um exotismo.

Aqui, minha intervenção é,

Repetir, ou atirar água contra a pedra dura até que esta fure…

Ateus e teístas são pessoas IGUAIS.

Nota: Leiam, depois de lerem, repitam, e ainda repitam…deixem de lado as respostas preparadas de antemão, vejam, observem e já agora leiam :)

One

• Visitante
« Resposta #28 Online: 21 de Maio de 2007, 04:26:11 »
"Não entendo, como já disse não me aprofundo em tolices mesmo que elas sejam pertinentes e melhorem minhas argumentações…além de minhas fontes estarem incorretas. "

O que é isto?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #29 Online: 21 de Maio de 2007, 09:53:10 »
Dizer que só religiosos matam é até engraçado.......... Nego critica os massacres da URSS e esquecem que ali não havia nenhum religioso, só ateus .
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #30 Online: 21 de Maio de 2007, 10:26:59 »
Siderado.

Adriano, Daniboy,
Façam-me um favor leiam tudo de novo.

Sectarismo existe em todos os grupos NUNCA disse ser coisa de ateu.

Fanático existe em tudo.

Ora, se lerem de novo, verão o perigo do sectarismo de algumas das vossas mensagens ( não significa isto que eu esteja a falar de todos os ateus e muito menos do ateísmo como sendo dessa forma).
Adriano afirma que ser ateu é melhor, é ser-se livre…quanta injustiça para quem não o é, e ainda queixa-se de discriminação…

Discriminação a ateus não é usual numa Europa, pelo contrário, ser-se teísta é quase considerado um exotismo.

Aqui, minha intervenção é,

Repetir, ou atirar água contra a pedra dura até que esta fure…

Ateus e teístas são pessoas IGUAIS.

Nota: Leiam, depois de lerem, repitam, e ainda repitam…deixem de lado as respostas preparadas de antemão, vejam, observem e já agora leiam :)
Eu considero o ateísmo melhor que o teísmo, e não sou hipócrita de dizer o contrário, já dei as justificações. E me refiro quanto a crença em deus, o posicionamento quanto a esse conceito.

Não há sectarismo em mensagens, são expressões de opiniões e qualquer um é livre para debater e discutir quanto não concordar com alguém, ou até mesmo simplesmente ignorar. É um absurdo sua crítica de sectarismo, pois sempre estou aberto ao diálogo, e gosto muito de falar sobre religião e de conhecer sobre as religiões. Mas isso não impede que eu tenha minha opinião, e espero que entenda exatamente como é, é uma opinião, e que é embasada por um racionalismo crítico.

O secularismo cresce cada vez mais na europa, a religião perde espaço com o desenvolvimento econômico, as pessoas vão deixando de "precisar" de religião. O laicismo vai delimitando a religião ao indivíduo ou a sua comunidade. E o humanismo se espalha, a idéia do homem tomando as rédeas do seu destino em oposição a um ser divino.

A palavra de ordem é ética e moral, essa que temos que desvincular da religião e retirar o ranço vicioso de religiosos serem formadores de opinião simplesmente por serem religiosos.
A moralidade é estudada pela filosofia e pelas ciências humanas que abrange todas as áreas possíveis até mesmo a própria religião, fazendo seu estudo de forma científica. Se as ciências humanas não são tão precisas quanto as exatas e biológicas, elas ultrapassam em muito o "conhecimento" religioso.

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

One

• Visitante
« Resposta #31 Online: 21 de Maio de 2007, 13:17:45 »
Preferir ateísmo ao teísmo é um direito.
Só que fazes tudo para rebaixar os que pensam o contrário e ainda ficas aborrecido pela discriminação que alguns teístas fazem a ateus ( já te pensou pela cabeça que eles pensam o mesmo, mas ao contrário ou que estás a fazer aquilo que lamentas que outros te façam).

Secularismo cresce cada vez mais na Europa.
Você pretende dizer ateísmo, olhe que não estou tão certo disso.
O que para mim é indiferente...

O teu sectarismo é pretender impor uma nova visão excluindo ou ignorando totalmente outra
( fundamentalismo ateu) .

Laicidade e secularismo surgem para que as pessoas sejam realmente livres de pensar e isto para todos e não só para os ateus...

Os teístas vivem de um modo e têm esse direito, serem respeitados e não serem tidos como crianças, de gente ridícula e arcaica e tudo mais.

E termino repetindo, ateus e teístas são iguais, existem para todos os gostos...

One

• Visitante
« Resposta #32 Online: 21 de Maio de 2007, 13:19:46 »
Adriano,

Religião não visa substituir a ciência ou não devia.
Comparar conhecimentos diferentes é uma tolice…

Existem muitos cientistas que são crentes, inclusive prémios Nobel.

A filosofia é sobretudo a religião ou a salvação dos ateus…

One

• Visitante
« Resposta #33 Online: 21 de Maio de 2007, 13:21:35 »
Dizer que só religiosos matam é até engraçado…… Nego critica os massacres da URSS e esquecem que ali não havia nenhum religioso, só ateus .

Não, ateu é por natureza imune a esse tipo de acções :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #34 Online: 21 de Maio de 2007, 13:36:26 »
Preferir ateísmo ao teísmo é um direito.
Só que fazes tudo para rebaixar os que pensam o contrário e ainda ficas aborrecido pela discriminação que alguns teístas fazem a ateus ( já te pensou pela cabeça que eles pensam o mesmo, mas ao contrário ou que estás a fazer aquilo que lamentas que outros te façam).
É teísta? É religioso? De que religião é? Quero saber o ponto em que estou te discriminando.

Secularismo cresce cada vez mais na Europa.
Você pretende dizer ateísmo, olhe que não estou tão certo disso.
O que para mim é indiferente…
O secularismo é a ausência de influência religiosa na cultura, é assim que entendo.

O teu sectarismo é pretender impor uma nova visão excluindo ou ignorando totalmente outra
( fundamentalismo ateu) .
Me fale de sua visão então, vamos nos comuinicar positivamente e retirar essa sua visão negativa de mim.
Acretida em deus? O que acha que pode beneficiar o ateísmo? Qual é a sua opinião do ateísmo em geral?

Laicidade e secularismo surgem para que as pessoas sejam realmente livres de pensar e isto para todos e não só para os ateus…
Viva a liberdade de pensamento!  :ok:
Viva o laicismo! Viva o secularismo!
Estamos de acordo.  :)

Os teístas vivem de um modo e têm esse direito, serem respeitados e não serem tidos como crianças, de gente ridícula e arcaica e tudo mais.

Tadinho dos teísta,  fiquei com dó deles  :'( .

Mas vem cá...      E deus serve pra que? Eles não alegam que deus vai cuidar deles?  :?

E termino repetindo, ateus e teístas são iguais, existem para todos os gostos…
Agora entendi é um sectarismo agnóstico e esta igualando ateus e teísta.  :P

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #35 Online: 21 de Maio de 2007, 13:40:18 »
Adriano,

Religião não visa substituir a ciência ou não devia.
Comparar conhecimentos diferentes é uma tolice…
Tolice é considerar o conhecimento religioso. Só pode estar falando do conhecimento ético e moral, e este não precisa estar contido na religião, podemos aborver isso.

Existem muitos cientistas que são crentes, inclusive prémios Nobel.

A filosofia é sobretudo a religião ou a salvação dos ateus…
Eu valorizo muito a filosofia, gosto muito, senão estudaria teologia, mas como sou ateu, prefiro algo sério.

One

• Visitante
« Resposta #36 Online: 21 de Maio de 2007, 13:48:44 »
Adriano aconselho-lhe Luc Ferry, isto se já não conhece.
Ele é ateu.

E fico por aqui

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #37 Online: 21 de Maio de 2007, 13:57:11 »
Adriano aconselho-lhe Luc Ferry, isto se já não conhece.
Ele é ateu.

E fico por aqui

Obrigado, estava procurando pelo nome dele e não achava, eu vi uma entrevista dele, é fantástico, ele fala da deificação do ser humano e do papel da filosofia como salvação. Como ministro da educação proibiu o uso de véus e demais traje religiosos e disse que com isso reduziu a violência entre os estudantes, pois havia muita hostilidade por parte da divergência religiosa.

Para Luc Ferry, a grande questão filósofica e política de nosso tempo é saber como e com que valores retomar as rédeas de um mundo que escapou totalmente do controle do homem. A política cedeu lugar aos ditames da economia e a democracia perdeu importância diante dos imperativos do progresso da globalização, acusa. Ferry defende a superação de medos, principalmente do medo da morte, como um do grandes desafios do homem do século 21, e acredita numa nova sabedoria do amor como um dos elementos fundadores de um novo humanismo.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1506795-EI6782,00.html
« Última modificação: 21 de Maio de 2007, 14:03:04 por Adriano »

One

• Visitante
« Resposta #38 Online: 21 de Maio de 2007, 15:17:15 »
Que bom poder ter sido útil.
Imaginei que você o apreciaria :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #39 Online: 21 de Maio de 2007, 16:50:35 »
Que bom poder ter sido útil.
Imaginei que você o apreciaria :)

Depois de me chamar de sectarista e fundamentalista  :( , não foi grande coisa não  :'(

Que nada, foi uma informação muito útil gostei muito do Luc Ferry, queria até comentar na época da entrevista aqui mas não tinha o nome. Ontem assisti um programa sobre o laicismo, com ótimas informações e uma viajem ao pelo mundo através do laicismo e secularismo.

E curioso e contraditório é a situação da Inglaterra, que é um dos paises mais seculares da europa com a população praticamente não frequentando igrejas, mas não é laico, pois tem uma igreja oficial e tem bispos no parlamento que não são eleitos e tem suas cadeiras cativas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #40 Online: 21 de Maio de 2007, 17:31:56 »
Laicismo é um estado de espírito... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dragão Invisível

• Nível 10
  • *
  • Vejam o Dragão Invisível na minha garagem!
« Resposta #41 Online: 24 de Maio de 2007, 04:03:25 »
Eu considero o ateísmo melhor que o teísmo, e não sou hipócrita de dizer o contrário, já dei as justificações. E me refiro quanto a crença em deus, o posicionamento quanto a esse conceito.

Não há sectarismo em mensagens, são expressões de opiniões e qualquer um é livre para debater e discutir quanto não concordar com alguém, ou até mesmo simplesmente ignorar. É um absurdo sua crítica de sectarismo, pois sempre estou aberto ao diálogo, e gosto muito de falar sobre religião e de conhecer sobre as religiões. Mas isso não impede que eu tenha minha opinião, e espero que entenda exatamente como é, é uma opinião, e que é embasada por um racionalismo crítico.

O secularismo cresce cada vez mais na europa, a religião perde espaço com o desenvolvimento econômico, as pessoas vão deixando de "precisar" de religião. O laicismo vai delimitando a religião ao indivíduo ou a sua comunidade. E o humanismo se espalha, a idéia do homem tomando as rédeas do seu destino em oposição a um ser divino.

A palavra de ordem é ética e moral, essa que temos que desvincular da religião e retirar o ranço vicioso de religiosos serem formadores de opinião simplesmente por serem religiosos.
A moralidade é estudada pela filosofia e pelas ciências humanas que abrange todas as áreas possíveis até mesmo a própria religião, fazendo seu estudo de forma científica. Se as ciências humanas não são tão precisas quanto as exatas e biológicas, elas ultrapassam em muito o "conhecimento" religioso.

Penso o mesmo que você, Adriano.  :ok:
O ateísmo não é uma filosofia, não é sequer uma visão de mundo, é simplesmente o reconhecimento do óbvio.

One

• Visitante
« Resposta #42 Online: 24 de Maio de 2007, 04:57:28 »
O que seria da filosofia moderna sem o cristianismo.
Ateus usam muito do que o cristianismo trouxe à humanidade, embora o neguem veemente...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #43 Online: 24 de Maio de 2007, 05:07:01 »
O que seria da filosofia moderna sem o cristianismo.
Ateus usam muito do que o cristianismo trouxe à humanidade, embora o neguem veemente…

Seria diferente, mas não vejo evidência de que não seria melhor.  Somos sim herdeiros da cultura cristã dos últimos séculos, mas não se segue daí que as alternativas seriam menos favoráveis.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!