Autor Tópico: Creia em Deus.  (Lida 6696 vezes)

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Creia em Deus.
« Resposta #25 Online: 21 de Maio de 2007, 02:27:09 »
Lembre-se que em nossa sociedade o normal é ter religião. Acho então que podemos dizer que pessoas que usam a religião como apoio para superar seus problemas levam vidas perfeitamente normais.
Você está sendo simplista, creio. Uma coisa é se apoiar na religião para superar uma fase difícil, outra coisa é confiar na religião para se tratar de psicopatologias. Obviamente, a religião tem lugar na primeira, e de certa forma deve ocupar aquele lugar, mas ainda é muito perigoso dar lugar à ela na segunda.

Também, nem de longe, não concordo que podemos dizer que as pessoas que usam a religião para superar seus problemas levam vidas perfeitamente normais. Conheço n casos que contrariam isso. Como eu disse, e creio estar sendo mal interpretado: o caminho que ela escolheu é perigoso, pelos motivos que citei.

Aliás, tem até estudos científicos que dizem que pessoas religiosas vivem mais, se isso também significa qualidade de vida eu não sei, mas não tenho motivos para achar que pessoas religiosas seriam menos felizes que os ateus.
Um tópico interessante, criado por você mesmo.

Vou tentar explicar novamente: eu não duvido, de forma alguma, que a fé religiosa ajuda uma pessoa normal no seu dia-a-dia. O problema é que isso pode ser perigoso no caso da sua amiga. Uma coisa é a psiquiatria ou a psicologia, que, embora você tente por em pé de igualdade com o efeito das religiões nas pessoas, são muito mais sensíveis ao ser humano e seus traumas que o espiritismo. Outra coisa é uma religião dogmática como o espiritismo, que tenta impor sua verdade e quiçá afogar os reais problemas quando eles precisam de uma análise menos simplista.

Só achei essa sua frase aqui curiosa:
Citação de: Oceanos
E a religião costuma fazer isso, ao contrário da psicologia e a psiquiatria (que, convenhamos: não estão em pé de igualdade com o espiritismo), que tentam fazê-lo enfrentar de frente o problema, mesmo que isso signifique deixar o problema de lado.

Como se enfrenta um problema de frente colocando-o de lado?
Ataque pelos flancos, oras...

Falando sério, não fui muito feliz na colocação. O que eu quis dizer é que a psicologia e a psiquiatria oferecem uma análise mais criteriosa dos problemas que todas as religiões dogmáticas que conheço. Aliás, eu juro que não saberia lhe citar critérios sensatos dessas religiões.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #26 Online: 21 de Maio de 2007, 11:34:13 »
Oceanos:

Acho que você está até certo, não se pode trocar um tratamento médico sério por fé somente. Talvez os dois juntos possam funcionar, mas abandonar a medicina é uma atitude temerosa. Mas minha amiga é uma pessoa adulta e toma suas próprias decisões. Ela também a única que pode julgar se está feliz e satisfeita ou não. Se ela foi buscar satisfação na fé e encontrou (ou diz que encontrou) o que eu posso fazer? Dizer que ela está errada? Pode até ser que esteja, mas eu não tenho como saber, eu não estou na pele dela. Pode ser que mais para frente seus problemas latentes voltem à tona, mas acho que no momento não há nada que eu possa fazer a mais por ela.

Dantas:

Não há nada em que eu discorde com você em nenhuma de suas observações. Compreendo que damos pesos diferentes aos critérios que usamos para julgar o espiritismo, mas concordo com suas observações. Também estou de acordo que a psicanálise por não ser estática e dogmática é um tratamento melhor do que a religião. E achei brilhante suas colocações sobre a responsabilidade de cada um pelas crenças que escolhe e pelo que faz - só acho que nem todas as pessoas são ambicosas a ponto de procurarem a verdade, de procurarem o que é certo. Essas pessoas preferem a comodidade de escolher um conjunto de crenças estáticas que as traga conforto.

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #27 Online: 21 de Maio de 2007, 11:43:52 »
Acontece na maior parte dos casos sim, PCC e o assassino de Virginia Tech matam por Jesus, Muçulmanos extremistas por alá(e virgens em um rio de mel) e Hitler somente para vingar Jesus mesmo.

TODOS religiosos justificam seus crimes na religião, o mais espantoso é que algumas vezes são absolvidos.

Daniboy… fala sério.  Você estava sendo impulsivo quando escreveu isso?

São generalizações extremas ao ponto do ridículo.
Ok, quem não mata POR Jesus mata COM Jesus.
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #28 Online: 21 de Maio de 2007, 11:47:06 »
O crime não compensa. A crença em Deus sempre vai gerar algo ruim no final das contas. Devemos enfrentar os problemas com a mente limpa de superstições. Por pior que possa parecer, ainda é o melhor caminho
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #29 Online: 21 de Maio de 2007, 14:23:15 »
Livre-a da dor Uilái; mate-a enquanto é tempo. :D

Mas, realmente, você não pode fazer muito além de conversar com ela agora. Eu só não acho que você deveria se sentir culpado por discordar dela e tentar convence-la disso. No seu lugar talvez eu fizesse a mesma coisa, não é pra mim esse sentimento de "eu sou o senhor do seu destino e a voz da verdade; ouça-me". Só que não é nem questão nem de tirá-la do espiritismo, só de alerta-la dos mecanismos maléficos que esse pode ter e dos prejuízos que pode proporcionar.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #30 Online: 21 de Maio de 2007, 15:02:31 »
Espiritismo, especificamente, costuma ser nocivo com muito mais frequência do que ajuda.

E o pior é que a pessoa realmente se sente melhor enquanto afunda nesse caminho…

Claro que é bom que a sua amiga não esteja mais deprimida, Willy.  Mas minha experiência com espíritas me deixa seriamente desconfiado de que ela pode estar trocando uma angústia por algo muito pior.

Mas o meu problema não é com a crença em Deus em si; ela não é importante.  O problema está com aquilo em que se acredita e que se faz em termos práticos.  Algumas religiões são mais propensas a abuso e corrupção moral do que outras, e o Espiritismo está lá perto da base do barril, logo acima de umas três ou quatro que nem tentam se levar a sério.

Se as ciencias não encontraram ate hoje a solução para problemas que envolvem as emoções, não será um sistema filosofico qualquer que diminuira a dor que este tipo de gente sente. Ja vi pesssoas que foram da Universal, Ubanda, Espiritismo, teosofismo...Mormonismo e não encontraram um resultado que efetivasse em uma melhora. O caminho que eferece uma solução rapida e eficiente, SUICIDIO!
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 21 de Maio de 2007, 17:07:35 »
Livre-a da dor Uilái; mate-a enquanto é tempo. :D

Mas, realmente, você não pode fazer muito além de conversar com ela agora. Eu só não acho que você deveria se sentir culpado por discordar dela e tentar convence-la disso. No seu lugar talvez eu fizesse a mesma coisa, não é pra mim esse sentimento de "eu sou o senhor do seu destino e a voz da verdade; ouça-me". Só que não é nem questão nem de tirá-la do espiritismo, só de alerta-la dos mecanismos maléficos que esse pode ter e dos prejuízos que pode proporcionar.

Vou conversar com ela para sugerir que ela volte com os remédios e a terapia então. Só tenho certeza de que não vai aceitar...

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 21 de Maio de 2007, 17:11:01 »
Talvez nem precise bater de frente assim. Talvez só dizer que se qualquer sintoma voltar, ela pode falar contigo ou não se sentir pressionada  à dizer que tudo está bem.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 21 de Maio de 2007, 18:13:59 »
A depressão em que ela vai cair, depois, quando se der conta que foi tapeada era proporcional a fuga da realidade que ela realizou... Mas existe um problema, ela esta "intoxicada", talvez até com um alto grau de dependência psicológica, terá que substituir por uma "droga" mais forte... tal qual ocorre na dependência química.

Se religião é veneno eu não sei... mas que é uma droga que entorpece a razão e cria um paraíso artificial, isto elas são mesmo.

Offline Sr. Jesus

• Nível 11
  • *
« Resposta #34 Online: 21 de Maio de 2007, 20:41:45 »
A depressão em que ela vai cair, depois, quando se der conta que foi tapeada era proporcional a fuga da realidade que ela realizou… Mas existe um problema, ela esta "intoxicada", talvez até com um alto grau de dependência psicológica, terá que substituir por uma "droga" mais forte… tal qual ocorre na dependência química.

E a maioria das pessoas não têm força para admitir que viveu uma mentira, então vão se enganar mais ainda para não perder a muleta da religião e o capital emocional investido. Isso é vida?
O sacrifício é a moralidade do imoral - Ayn Rand

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 21 de Maio de 2007, 20:46:05 »
A depressão em que ela vai cair, depois, quando se der conta que foi tapeada era proporcional a fuga da realidade que ela realizou… Mas existe um problema, ela esta "intoxicada", talvez até com um alto grau de dependência psicológica, terá que substituir por uma "droga" mais forte… tal qual ocorre na dependência química.

E a maioria das pessoas não têm força para admitir que viveu uma mentira, então vão se enganar mais ainda para não perder a muleta da religião e o capital emocional investido. Isso é vida?

você não se engana nunca? não pratica também o wishful thinking?
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 21 de Maio de 2007, 20:55:38 »

Não! isto é ilusão.

Religião não deixa de ser um montão de Ocu$ Pocu$… um truque barato.

Offline Lordwar Maxwell

• Nível 10
  • *
« Resposta #37 Online: 31 de Maio de 2007, 06:41:51 »
Uma amiga minha foi atéia até recentemente. Hoje ela é espírita. Quando fiquei sabendo tentei argumentar, questionar, refutar, enfim, o procedimento padrão listado na página 39 do Guia do Ateu Chato Que Quer Perder Seus Amigos. Naturalmente que ela não conseguiu sustentar uma defesa muito lógica da sua conversão, mas de qualquer forma, em vez de me sentir vencedor do debate, depois eu me senti um idiota. Essa minha amiga sempre teve problemas de auto-confiança e tinha enfrentado uma depressão, ela tinha conversas semanais com um psicólogo e tomava antidepressivos. Hoje ela está muito mais segura e feliz. Pensei sobre isso e depois pedi desculpas a ela pelo meu inquérito, pois eu como amigo deveria estar satisfeito por ela hoje ser uma pessoa mais feliz - tão mais feliz que não se abateu com meus questionamentos e me perdoou com facilidade.

E eu como ateu, descrente na vida após a morte e da opinião de que se só estamos vivos por acaso então o melhor que podemos fazer é aproveitar a viagem e ser felizes enquanto ela dura deveria é apoiar cada teísta que acorda a cada dia e vê uma existência recheada de esperança e de sentido. Que importa se eu acho o motivo dessas alegrias meras mentirinhas bobas? Sou eu que acho isso, não eles e para eles elas bastam. É possível ser feliz e ser ateu, mas talvez não para todo mundo, algumas pessoas podem precisar de uma ajuda de seus fantasminhas camaradas.

É isso aí, muito bem

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #38 Online: 05 de Outubro de 2007, 11:02:18 »
E eu como ateu, descrente na vida após a morte e da opinião de que se só estamos vivos por acaso então o melhor que podemos fazer é aproveitar a viagem e ser felizes enquanto ela dura deveria é apoiar cada teísta que acorda a cada dia e vê uma existência recheada de esperança e de sentido. Que importa se eu acho o motivo dessas alegrias meras mentirinhas bobas? Sou eu que acho isso, não eles e para eles elas bastam. É possível ser feliz e ser ateu, mas talvez não para todo mundo, algumas pessoas podem precisar de uma ajuda de seus fantasminhas camaradas.

O pior é que eles não se contentam em apenas viverem no mundo da Alice, querem que todos os outros sejam como eles, querem empurrar goela abaixo essas idiotices em que acreditam.
 :x

Se algumas pessoas não suportam viver no mundo real, que se matem então,  que morram e vão viver ao lado de seu deus no paraíso.
Depois dizem que os ateus são depressivos!!!!!!!!
 :forca:
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!