Lembre-se que em nossa sociedade o normal é ter religião. Acho então que podemos dizer que pessoas que usam a religião como apoio para superar seus problemas levam vidas perfeitamente normais.
Você está sendo simplista, creio. Uma coisa é se apoiar na religião para superar uma fase difícil, outra coisa é confiar na religião para se tratar de psicopatologias. Obviamente, a religião tem lugar na primeira, e de certa forma
deve ocupar aquele lugar, mas ainda é
muito perigoso dar lugar à ela na segunda.
Também, nem de longe, não concordo que podemos dizer que as pessoas que usam a religião para superar seus problemas levam vidas perfeitamente normais. Conheço
n casos que contrariam isso. Como eu disse, e creio estar sendo mal interpretado: o caminho que ela escolheu é
perigoso, pelos motivos que citei.
Aliás, tem até estudos científicos que dizem que pessoas religiosas vivem mais, se isso também significa qualidade de vida eu não sei, mas não tenho motivos para achar que pessoas religiosas seriam menos felizes que os ateus.
Um tópico interessante, criado por você mesmo.Vou tentar explicar novamente: eu não duvido, de forma alguma, que a fé religiosa ajuda uma pessoa normal no seu dia-a-dia. O problema é que isso pode ser perigoso no caso da sua amiga. Uma coisa é a psiquiatria ou a psicologia, que, embora você tente por em pé de igualdade com o efeito das religiões nas pessoas, são muito mais sensíveis ao ser humano e seus traumas que o espiritismo. Outra coisa é uma religião dogmática como o espiritismo, que tenta impor sua verdade e quiçá afogar os reais problemas quando eles precisam de uma análise menos simplista.
Só achei essa sua frase aqui curiosa:
E a religião costuma fazer isso, ao contrário da psicologia e a psiquiatria (que, convenhamos: não estão em pé de igualdade com o espiritismo), que tentam fazê-lo enfrentar de frente o problema, mesmo que isso signifique deixar o problema de lado.
Como se enfrenta um problema de frente colocando-o de lado?
Ataque pelos flancos, oras...
Falando sério, não fui muito feliz na colocação. O que eu quis dizer é que a psicologia e a psiquiatria oferecem uma análise mais criteriosa dos problemas que todas as religiões dogmáticas que conheço. Aliás, eu juro que não saberia lhe citar critérios sensatos dessas religiões.