Autor Tópico: Até o franguinho grelhado, quem diria, passou para o lado do mal…  (Lida 7337 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Tostados e Perigosos
Veja 30-05-2007

O franguinho grelhado está na berlinda - assim como o churrasco, o queijo na brasa e outros pratos que fazem a alegria dos brasileiros. O motivo não é a quantidade de calorias ou gorduras saturadas contida em tais alimentos, mas o seu modo de preparo. De acordo com médicos da Faculdade de Medicina Mount Sinai, nos Estados Unidos, recém publicada na revista científica Journal of Geronthology: Medical Sciences, comidas assadas e grelhadas (para não falar das fritas, é claro) oferecem riscos à saúde. Quanto mais tostadas, pior. Descobriu-se que, durante o preparo, o calor excessivo a que são submetidas produz toxinas que podem levar ao envelhecimento precoce e a vários distúrbios como diabetes, infarto, derrame, doença de Alzheimer e artrite reumatóide. Essas toxinas são chamadas de AGEs, sigla em inglês para "produto final da glicação avançada". "A população precisa ser alertada sobre os perigos dessas toxinas e controlar seu consumo, assim como já controla o de sal e de godura trans", diz a geriatra americana Helen Vlassara, principal autora do estudo.

Depois da ingestão de um alimento assado, grelhado ou frito, uma parte das AGEs é eliminada pelos rins e outra fica circulando no sangue. Como são estruturas muito instáveis, essas toxinas favorecem a formação de radicais livres e, em conseqüência, danificam vários órgãos e tecidos do organismo, especialmente as artérias. Ao analisar cerca de 200 homens e mulheres, os pesquisadores observaram que, entre as pessoas com 45 anos ou mais, a concentração de AGEs no sangue era, em média, 35% maior que entre os mais jovens. Ou seja, com o passar do tempo, o organismo acumula ainda mais essas toxinas. O que fazer? Por enquanto, a única maneira de reduzir a quantidade de AGEs na comida é optar por prepará-la cozida, fervida ou no vapor, preferencialmente em temperaturas abaixo de 120°C. Sim, você está certo: a cada dia parece que fica mais difícil ter prazer à mesa.

Paula Neiva

Dizem qie o que não mata engorda. Na verdade o que engorda mata e o que não engorda mata também. Comer faz mal à saúde, não comer também faz… Enfim, ter saúde faz mal á saúde! 

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Até o franguinho grelhado, quem diria, passou para o lado do mal…
« Resposta #1 Online: 27 de Maio de 2007, 00:26:41 »
X-D Mais essa agora.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2007, 00:35:18 »
Ainda bem eu parei comer frango 3 anos.

Eu ativamente sirvo carnes suínos e bovinos. Menos peixe.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2007, 00:45:42 »
Não é só o frango, Vito. É qualquer carne frita, grelhada ou assada, inclusive carne bovina e suína. O texto não fala nada sobre peixe, mas presumo que ele está incluído também.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2007, 00:48:43 »
eu fumo, faço questão de produtos que não sejam light e sempre coloquei a carne vermelha à frente das verduras. nunca fui gordo e que eu saiba cá está tudo em ordem. e vou continuar assim; parar com essa palhaçada de viver mal pra viver mais.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

rizk

• Visitante
« Resposta #5 Online: 27 de Maio de 2007, 00:59:14 »
Meu gido já dizia: melhor morrer de barriga cheia que viver de barriga vazia . Morreu de velho, beirando os cem, depois de muito cigarro, muita cerveja, e muito cupim.

Tudo dá câncer e ataque cardíaco, hoje em dia. Aliás, hoje em dia, parece que ninguém mais morre de velhice.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2007, 00:59:58 »
Não se trata de viver mal para viver mais. É gastar com moderação para não se endividar demais com a saúde no futuro. Hoje você esbanja sua saúde e se permite luxos como um cigarro e uma dieta desequilibrada, mas um dia pode ser que a conta chegue e você entre em apuros para pagar. Ou não. É uma aposta, se você acha que vale a pena se endividar hoje porque a sorte vai estar do seu lado na velhice, bem, a vida é sua. Mas com a saúde, assim como com as finanças, a aposta mais segura é ser previdente e cuidar do futuro como se fosse hoje.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2007, 01:04:56 »
quiçá, quiçá.
nunca se sabe, mesmo. vai que em algumas décadas se descubra que, de fato, tudo faz mal porque é só assim que poderia ser, porque talvez não haja alimentação ou modo de viver que não leve à morte por um caminho ou outro. faz sentido, até porque admitimos que não somos criação divina, máquinas perfeitas de um projetista perfeito, e me parece bem plausível que o próprio processo nutritivo não seja isento de riscos, qualquer seja o caso, qualquer seja o regime de alimentação.

o que eu compro com o desregramento não é poder me comportar da maneira que parecer mais prazerosa. compro o próprio desregramento, e talvez não haja coisa melhor.
« Última modificação: 27 de Maio de 2007, 01:07:29 por Bruno »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2007, 01:15:36 »
Falou merda... das grandes.... Churrasco não é grelhado... e churrasqueiro de verdade faz a carne na manha, devagar, que é para ficar macia e não perder a água.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 27 de Maio de 2007, 01:24:39 »
É, quem sabe não acontece uma revolução na medicina e se prova que a receita para a imortalidade é combinar cigarro, doces, gordura, massas e carne vermelha? Mas até lá acho que o melhor que se pode fazer é prestar um pouquinho de atenção no que a ciência tem a dizer e na medida do possível mudar o estilo de vida. Claro que isso não significa ser xiita e jogar minha grelha no lixo agora mesmo, mas aos poucos, bem gradualmente, já estou mudando meus hábitos alimentares. Não como mais bolacha, salgadinho, evito quase todos os doces... É tudo questão de costume, com o tempo você nem sente mais falta.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 27 de Maio de 2007, 01:27:42 »
Falou merda… das grandes… Churrasco não é grelhado… e churrasqueiro de verdade faz a carne na manha, devagar, que é para ficar macia e não perder a água.

Acho que churrasco de americano é grelhado, não? Mas de qualquer forma, segundo a reportagem tanto faz se é grelhado, assado ou frito, o problema é o calor excessivo que produz os tais AGEs na carne.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 27 de Maio de 2007, 01:33:57 »
Verdadeira maneira de se fazer churrasco gaúcho (norte americano não sabe fazer churrasco).

Um churrasco de verdade leva até 12 horas para assar... é mais lento que fazer no vapor.  :wink:

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 27 de Maio de 2007, 01:38:55 »
Caramba :o

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 27 de Maio de 2007, 01:48:07 »
nunca comi desse jeito. acho que talvez no fogo de chão seja feito assim (faz sentido, a ver pelo nome), mas é uns 60 ou 70 reais por cabeça e eu me recuso a pagar tanto em rodízio, hehe

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #14 Online: 27 de Maio de 2007, 02:29:24 »
Não… na Fogo de Chão é espeto rotativo em churrasqueira comum… fazem um vazio (para paulistas o corte se chama fraldinha) em 20 min. É um cozimento muito rápido e a carne perde boa parte da água. Mesmo uma costela, feito no chão mesmo, em 12 horas, de cozimento fica mais macio que picanha.  :wink:

Quem for fazer churrasco em casa, na churrasqueira comum, faça sem pressa… acorde cedo e deixe a carne bem lá em cima. A gordura, propriamente dita, cai toda (permanece apenas as estruturas celulares (como favos de uma colméia) do tecido adiposo)  :ok:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #15 Online: 27 de Maio de 2007, 03:48:30 »
Não se trata de viver mal para viver mais. É gastar com moderação para não se endividar demais com a saúde no futuro. Hoje você esbanja sua saúde e se permite luxos como um cigarro e uma dieta desequilibrada, mas um dia pode ser que a conta chegue e você entre em apuros para pagar. Ou não. É uma aposta, se você acha que vale a pena se endividar hoje porque a sorte vai estar do seu lado na velhice, bem, a vida é sua. Mas com a saúde, assim como com as finanças, a aposta mais segura é ser previdente e cuidar do futuro como se fosse hoje.
Vou te falar uma palavra: Genética. Se a pessoa tem predisposição genética de ter câncer ela pode desenvolver a doença, se tem essa pré disposição para ter doenças cardíacas ela pode vir a ter um infarto, essas coisas...

a comida, cigarro, e vida sedentária é apenas um fator que pode desencadear certas doenças, mas o que conta mesmo é a genética.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Worf

• Nível 26
  • *
  • libertas
« Resposta #16 Online: 27 de Maio de 2007, 04:29:20 »
Eles não vão descansar enquanto não fizerem de todos nós um bando de comedores de cenoura cozida no vapor. Alias, quem nesse mundo come carne no vapor? Se for frango, vira canja. Cozido, vira canja (e "perde nutrientes blabla"). Fervido, vira canjinha.

Que nojo.

Homem da caverna comia maçã, carnezinha assada e morria com uns 20 anos. Eu tenho 21, já estou no lucro.

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #17 Online: 27 de Maio de 2007, 04:36:02 »
Não é só o frango, Vito. É qualquer carne frita, grelhada ou assada, inclusive carne bovina e suína. O texto não fala nada sobre peixe, mas presumo que ele está incluído também.
Saquei.

Mas que viadagem... ¬¬

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #18 Online: 27 de Maio de 2007, 08:09:35 »
Verdadeira maneira de se fazer churrasco gaúcho (norte americano não sabe fazer churrasco).

:apoiado:

:clap: :clap: :clap: E VIVA O LEGÍTIMO CHURRASCO GAÚCHO.

:hihi: Vai ter hoje na minha casa.  :hihi: :hihi: :hihi:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #19 Online: 27 de Maio de 2007, 09:00:35 »
Quando algum de vocês for fazer churrasco de ovelha, me convida? :D
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #20 Online: 27 de Maio de 2007, 09:28:17 »

:apoiado:

:clap: :clap: :clap: E VIVA O LEGÍTIMO CHURRASCO GAÚCHO.

:hihi: Vai ter hoje na minha casa.  :hihi: :hihi: :hihi:

Isso é verdade......... gaucho queima que é uma beleza.........
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #21 Online: 27 de Maio de 2007, 09:55:49 »
Isso é verdade…… gaucho queima que é uma beleza……

O Spit que o diga... :hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #22 Online: 27 de Maio de 2007, 10:03:25 »
Vou te falar uma palavra: Genética. Se a pessoa tem predisposição genética de ter câncer ela pode desenvolver a doença, se tem essa pré disposição para ter doenças cardíacas ela pode vir a ter um infarto, essas coisas…

a comida, cigarro, e vida sedentária é apenas um fator que pode desencadear certas doenças, mas o que conta mesmo é a genética.

Sim, há muita verdade nisso aí.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 27 de Maio de 2007, 12:42:09 »
Vou te falar uma palavra: Genética. Se a pessoa tem predisposição genética de ter câncer ela pode desenvolver a doença, se tem essa pré disposição para ter doenças cardíacas ela pode vir a ter um infarto, essas coisas…

A genética pesa bastante, e isso não podemos controlar. O que se pode fazer é tentar compensar no estilo de vida. Se você já tem certa tendência genética a desenvolver um câncer, se cuidar mal só vai aumentar a probabilidade de desenvolvê-lo.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 27 de Maio de 2007, 21:10:05 »
Vou te falar uma palavra: Genética. Se a pessoa tem predisposição genética de ter câncer ela pode desenvolver a doença, se tem essa pré disposição para ter doenças cardíacas ela pode vir a ter um infarto, essas coisas...

Mesmo sem pessoas sem histórico familiar são suscetíveis a câncer e diversos outros problemas de saúde, não são puramente genéticos, simplesmente não faz sentido ser em certos casos, por tudo que se sabe das suas causas. Os genes simplesmente não têm todo esse poder.

As pessoas com predisposição conhecida só tem que ficar mais atentas para tentar prevenir ou remediar o quanto antes, não são as únicas que devem tomar cuidados com a saúde.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!