Esse suposto controle da mãe do Collor sobre o roteirista da novela, poderia no mínimo ser algo mais evidente... impressionante que uma mulher que não sabe nem usar o controle remoto soubesse tanto assim de controle da mente, que mesmo com o personagem tendo um histórico mais similar ao de Lula, seria seguro que, se usasse bordões mais similares aos de Collor, este é quem seria beneficiado... tacada no mínimo arriscada... bem, talvez tivesse um acompanhamento do IBOPE, e pesquisas de intenção de voto, e em qualquer sinal de algo indo errado, fariam uma reviravolta na trama, colocariam um personagem mais parecido com o Collor mas rouco ou com a língua presa e que fizesse metáforas lulísticas...
Sei lá. Se Lula tivesse ganhado, acho que seria bem defensável a teoria conspiratória oposta, que a figura do Sassá Mutema induziu a votos nele pela origem humilde e etc.
Se por outro lado os bordões realmente são mais remetentes ao Collor, acho que o máximo que se poderia se dizer é que foi "imparcial" a novela, ao menos sob uma análise superficial.
Se bobear poderia se dizer com igual embasamento que a novela então conduziu não apenas a votarem em Collor, mas ao segundo turno, só com esse persnoagem, por ter características dos dois candidatos que ficaram no final...
...talvez como parte de uma estratégia maior para depois "derrubar" Lula, claro. Com edições safadas dos debates. (que eu gostaria de saber se poderiam mesmo ter sido muito diferentes e ainda assim representativas da realidade dos debates, como mencionei antes, em vez de ser um esforço ativo para criar um empate artificial, uma falsa imparcialidade que na verdade é roubar para o empate)
... Lula talvez fosse o candidato que a entidade Globo envisionou como sendo o ideal para perder de Collor no segundo turno, mais do que os outros. Aí então a solução para isso foi simples, matar dois coelhos com uma cajadada só, ou mais especificamente, promover os dois candidatos com um personagem só, sendo que um deles iria de encontro a uma armadilha pré-planejada.