Só porque é linear não significa que não seja RPG. Não existe jogo com história mais bem elaborada que CT. Você só descobre o que acontece mesmo perto do final, vai de pouco em pouco, cada personagem tem sua própria história, e cada uma se entrelaça com outra em algum ponto do jogo. Cada detalhe tem um significado.
Mesmo que CT fosse só uma animação em que você não pode nem pausar, continuaria sendo o melhor RPG de todos os tempos. 
Fallout é uma merda.
Eu tinha que resolver um problema com o dono do cassino, ai eu fui lá e matei ele… ai pessoal precisava de água, fui lá e matei o vendedor de água de uma cidade… só morte…
Estou até pensando em esperar sair, instalar o 3 e matar todos os civis pra ver se eu zero…
O tactics eu até passei umas 10 horas jogando… mas os fallout mesmo… não bateram…
Não, você pode até dizer que CT tem uma puta história, eu até vou concordar que é verdade. Mas a história de Fallout 2 é show, e você também só vai descobrindo as coisas perto do final. Outra coisa é que ele é tão interativo que em vez de ter vários personagens principais, cada um com sua própria história anterior, você tem uns personagens secundários com suas histórias sim, mas o mais interessante é que o seu personagem começa com praticamente história nenhuma - mas aí chega você e faz a história dele!
Você pode ser um benfeitor que sai pelas wastelands sempre pronto a fazer o bem e salvar os fracos e oprimidos. Você pode ser um pacifista convicto que resolve tudo de forma diplomática (acredito que seja possível zerar Fallout 2 matando no máximo duas pessoas - talvez sem matar nenhuma). Ou talvez você queira ser um canalha cruel e sanguinário que mata crianças e trafica escravos… Ou mesmo jogar como o Tarcísio e matar todo mundo, desde que você consiga criar um personagem forte o suficiente, o importante é que você tem opção para fazer o que quiser, se comportar como herói, como vilão ou comu um simples interesseiro que só quer se dar bem. E até nos detalhes você tem muitíssimas opções, você pode optar por usar armas de fogo ou armas melee ou mesmo as próprias mãos - dá para jogar Fallout como se fosse um jogo de artes marciais, um ninja em meio a um cenário high-tech! Você também pode optar por usar drogas, fazer muito sexo e até colecionar coisas. Meu, existem infinitas maneiras de jogar Fallout, especialmente Fallout 2.
E não bastasse tudo isso ainda é um jogo escrachado, cheio de referências a ícones da cultura pop como South Park, os Goonies, Star Wars, Lassie, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Monty Python em Busca do Cálice Sagrado… E centenas de piadas, eu não conheço nenhum jogo tão engraçado quanto Fallout! Em que outro jogo você vai para a cama com a mulher de um mafioso, brocha e dá a desculpa de que não conseguiu se concentrar porque não conseguia se livrar da impressão de que tinha alguém olhando para eles de cima?
Meu, não tem comparação, Fallout e Fallout 2 estão em outro nível…