Autor Tópico: Chrono Trigger... será que dessa vez vai?  (Lida 3460 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re: Chrono Trigger… será que dessa vez vai?
« Resposta #25 Online: 09 de Junho de 2007, 22:31:02 »
Como eu disse na mensagem aqueles três pontos não eram defendendo que Chrono é RPG. Eu nem acho que isso precise de defesa, mas tudo bem.

O que define RPG para um grupo é a experiência que o mestre proporciona. Meus mestres sempre tinham aventuras predefinidas na cabeça e ajeitavam mais ou menos nossas ações, sendo apenas algumas poucas representativas no quão diferente o final da aventura seria. Existiam também as aventuras paralelas(opcionais) que nos concediam armamento especial, alguma modificação no cenário ou aliados poderosos.

Chrono é assim.

Agora, se você quer interatividade máxima, vá jogar The Sims.

Veja bem, eu não disse que Chrono não é um RPG, e sim que Fallout possui mais elementos de RPG que o Chrono.

E volto a dizer: não gosto da maioria dos jogos para PC, como Fallout, Age of Empires e The Sims. Sempre gostei dos jogos de console.

As exceções são Diablo II, Civilization e os jogos de construção de cidades antigas (Caesar, Zeus, Pharaoh, Emperor).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #26 Online: 09 de Junho de 2007, 22:39:31 »
Eu sei que você não disse. Não direcionei meu post em integra a você. Mas mesmo assim, como eu disse, não acho que a caracterização rpgística do Chrono precise de defesa ;P

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Junho de 2007, 22:44:50 »
Pois é, e Chrono Trigger é menos linear que jogos como FF, por exemplo. Não chega tanto como um RPG de mesa, como Fallout e NWN também não chegam, mas ele te dá algumas escolhas no decorrer do jogo. Você pode escolher como conseguir seus objetivos. Por exemplo, se bem me lembro (faz tempo que joguei), quando você precisa da Rainbow Stone, e ela está com o prefeito, você pode consegui-la de duas formas: a primeira é pagando para o filho da puta, e a segunda, é voltando no passando, dando um presente para a avó dele, que ficará feliz e por causa disso ensinará seus filhos a serem generosos. Então, voltando ao presente, só de pedir a pedra ao prefeito, ele te dará ela.

RPG não é estritamente sinônimo de infinitas escolhas, se fosse, devem concordar que Second Life é o melhor RPG de todos os tempos...

Adventure também é bem diferente de Chrono Trigger. Megaman é adventure. Nele você anda, mata, anda, mata, anda, mata, anda, mata o chefão e passa de fase. Mario é adventure.

Se Chrono Trigger não é RPG, podemos discutir que Fallout também não é... Porque o que define um e não outro é uma linha arbitrária.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #28 Online: 09 de Junho de 2007, 22:46:12 »
Veja bem, eu não disse que Chrono não é um RPG, e sim que Fallout possui mais elementos de RPG que o Chrono.
Não necessariamente. Depende do GM. Uns são mais liberais e não ligam tanto para a história, outros te forçam a seguir a história...

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #29 Online: 09 de Junho de 2007, 22:53:01 »
O personagem principal pode simplismente... morrer...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 09 de Junho de 2007, 23:07:07 »
Adventure também é bem diferente de Chrono Trigger. Megaman é adventure. Nele você anda, mata, anda, mata, anda, mata, anda, mata o chefão e passa de fase. Mario é adventure.

Eu diria que Mega Man e Mario são ação/plataforma. Nada mais são que arcade, ou seja, jogos abstratos de vencer obstáculos e pontuar. Não possuem uma "aventura", por mais que possam ter um enredo.

Já Zelda sim, se encaixaria no gênero aventura, assim como Chrono.

É claro que Chrono, e até Zelda, possui elementos de RPG. Mas não é um RPG completo. Fallout e Neverwinter Nights estão mais próximos de uma partida de RPG de mesa que Chrono. Não concorda?

Este tipo de discussão não é novidade. Acho que não tem como considerar um jogo como 100% RPG. Tanto é que os RPGs geralmente acompanham um subgênero na classificação. Temos Diablo que é um Hack 'n Slash RPG. Ogre Battle é um RPG Tático. Pokémon Trading Card é um RPG/Card Game...

Citação de: Oceanos
Você pode escolher como conseguir seus objetivos.

O melhor momento para mim é quando o jogador pode perdoar Magus e ele se junta com a equipe, ou lutar com ele e se vingar (não me lembro de que).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #31 Online: 09 de Junho de 2007, 23:23:06 »
Claro que jogar Fallout ou qualquer outro jogo em console ou no computador não é a mesma coisa que jogar RPG de mesa com um GM humano, por mais flexível que um jogo seja ele está baseado em um programa de computador e não é capaz de improvisar. Entretanto pode-se dizer que Fallout é um dos jogos que mais se aproximam da experiência de um RPG de verdade e os motivos já foram mencionados. Só que embora percam em versatilidade, bons jogos de computador ou de console, como Fallout e Chrono Trigger, contam com uma vantagem: tem um enredo muito bem escrito por um time de roteiristas extremamente competentes que tiveram bastante tempo para trabalhar na história, nos diálogos e nas piadas e que foram bem pagos por isso - só mesmo um GM muiticíssimo competente poderia oferecer isso.

Nesse sentido eu considero Fallout 2 a melhor experiência de entretenimento que eu já tive na vida (quer dizer, a segunda, a primeira foi a histórica virada do Vasco sobre o Palmeiras na final da Copa Mercosul de 2000, mas isso é outra história :D ), é um jogo extremamente interativo onde você não tem apenas escolhas pontuais, como escolher entre dois jeitos de completar meia dúzia de missõesinhas, mas um jogo onde você tem uma multiplicidade de opções de linha de ação durante todo o jogo, de criação e desenvolvimento de personagem e até a possibilidade de imprimir uma personalidade verdadeira ao seu personagem - coisa que só é possível em um RPG de verdade.

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 09 de Junho de 2007, 23:28:37 »
Eu diria que Mega Man e Mario são ação/plataforma. Nada mais são que arcade, ou seja, jogos abstratos de vencer obstáculos e pontuar. Não possuem uma "aventura", por mais que possam ter um enredo.
Bem, talvez eu esteja equivocado. Mas eu sempre encarei esse tipo de jogo como um adventure. Não que não sejam plataforma, mas eles tem uma aventura sim.

É claro que Chrono, e até Zelda, possui elementos de RPG. Mas não é um RPG completo. Fallout e Neverwinter Nights estão mais próximos de uma partida de RPG de mesa que Chrono. Não concorda?
Hum… Sim, concordo que estejam mais próximos, mas não concordo de serem mais completos ou incompletos. Me expressei mal no post anterior. O que tentei dizer, é que um RPG não necessariamente precisa ser liberal e deixar você fazer o que quiser para que seja RPG. O GM pode querer que você siga a história dele, seja em algum momento do jogo, ou seja na história inteira.

E bem, Chrono Trigger é classificado como Adventure RPG, não? Acho essa definição boa para esse tipo de jogo.

Este tipo de discussão não é novidade. Acho que não tem como considerar um jogo como 100% RPG. Tanto é que os RPGs geralmente acompanham um subgênero na classificação. Temos Diablo que é um Hack 'n Slash RPG. Ogre Battle é um RPG Tático. Pokémon Trading Card é um RPG/Card Game…
Concordamos.

O melhor momento para mim é quando o jogador pode perdoar Magus e ele se junta com a equipe, ou lutar com ele e se vingar (não me lembro de que).
Realmente… Muito foda… Se não me engano, Magus foi quem matou o "comandante" (não me veio melhor palavra agora) do Gleen e o transformou em sapo. Aliás, a história do Magus é a mais legal. Seria legal se tivesse o 2 e tentassem explorar mais a história dele, que ele achasse a irmã e tal...

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #33 Online: 09 de Junho de 2007, 23:33:03 »
eu não vou entrar nesse tópico mais. nunca mais vou jogar um jogo de computador na minha vida. é hora de mudar.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 09 de Junho de 2007, 23:34:57 »
Nesse sentido eu considero Fallout 2 a melhor experiência de entretenimento que eu já tive na vida (quer dizer, a segunda, a primeira foi a histórica virada do Vasco sobre o Palmeiras na final da Copa Mercosul de 2000, mas isso é outra história :D ), é um jogo extremamente interativo onde você não tem apenas escolhas pontuais, como escolher entre dois jeitos de completar meia dúzia de missõesinhas, mas um jogo onde você tem uma multiplicidade de opções de linha de ação durante todo o jogo, de criação e desenvolvimento de personagem e até a possibilidade de imprimir uma personalidade verdadeira ao seu personagem - coisa que só é possível em um RPG de verdade.
Olhando por esse lado, Second Life é mais RPG que os dois juntos então...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 09 de Junho de 2007, 23:49:08 »
Só que não tem enredo. Um MMO pode ser um exemplo um pouquinho melhor que SL. Talvez um dia tenhamos legítimos RPG's eletrônicos se um dia se desenvolver inteligência artificial avançada. Mas até lá Fallout será um dos jogos com mais elementos de RPG já desenvolvidos. Isso sem falar na qualidade, se fosse um jogo inteiramente linear Fallout ainda seria um jogaço.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #36 Online: 10 de Junho de 2007, 00:11:57 »
Errr Oceanos... Dá uma olhada sobre Chrono Cross na net... tem bastante coisa do Magus e da irmã dele...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #37 Online: 10 de Junho de 2007, 00:37:47 »
Puta tópico de nerd...................... :histeria: :histeria:
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 10 de Junho de 2007, 00:51:26 »
Puta tópico de nerd…………… :histeria: :histeria:

Há algum problema em ser um filósofo de jogos?

:D

Mas vamos falar a verdade, nerd é comprar um PC com 8 gigabytes de memória RAM.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 10 de Junho de 2007, 09:38:33 »
Existe PC com 8G de Ram??? :o

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #40 Online: 10 de Junho de 2007, 09:49:18 »
Tava difícil arrumar um pente de 128 pro PC antigo e o cara me compra 8Gb! Vocês mexem com contrabando?!

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #41 Online: 10 de Junho de 2007, 09:51:39 »
Só no Japão.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #42 Online: 10 de Junho de 2007, 09:57:18 »
Só no Japão.

Nhéééé............ Comprar não é coisa de nerd, saber usar todos os recursos é que é....... Eu só uso pra acessar o CC e ler notícias afins.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 10 de Junho de 2007, 10:21:47 »
Você precisa de 8G de RAM para acessar o CC e ler notícias? :o

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 10 de Junho de 2007, 10:42:18 »
Tava difícil arrumar um pente de 128 pro PC antigo e o cara me compra 8Gb! Vocês mexem com contrabando?!

Só pra esclarecer: quem tem 8GB no PC é o Barata, e não eu.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #45 Online: 10 de Junho de 2007, 11:17:03 »
Só no Japão.

Nhéééé……… Comprar não é coisa de nerd, saber usar todos os recursos é que é…… Eu só uso pra acessar o CC e ler notícias afins.

Mas é Ram ou DDR?!

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #46 Online: 10 de Junho de 2007, 11:26:40 »
O Barata pode ser sacanagem, Ele joga alguns jogos como F.E.A.R, S.T.A.L.K.E.R, ou outros aquela placa de vídeo grandão e fodão.

E acabo a comprar duas pentes 512mb ddr400 o "samsungzinho*" e feliz dual cannel por 180 reais.
Agora Barata é 8GB. Ih. Tenho que trocar placa mãe, processador e fonte eletríca e memórias DDR2. Haja dinheiro ou trabalhar salários maior de mil reais.

Para saber máxima atual em DDR é 4GB. E menos eu acho vi DDR2 pode chegar a 16GB.

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #47 Online: 10 de Junho de 2007, 11:28:52 »
DDR é um tipo de memória RAM. No caso são pentes de DDR2.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Vito

• Webmaster
  • Nível 37
  • *
    • Realidade
« Resposta #48 Online: 10 de Junho de 2007, 12:06:56 »
Só no Japão.

Nhéééé……… Comprar não é coisa de nerd, saber usar todos os recursos é que é…… Eu só uso pra acessar o CC e ler notícias afins.

Mas é Ram ou DDR?!
Aprenda informática hardware.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_RAM

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #49 Online: 10 de Junho de 2007, 12:29:36 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!