Autor Tópico: Tópico do RéV: você burlaria a fila do transplante para salvar o seu filho?  (Lida 3379 vezes)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
Re: Tópico do RéV: você burlaria a fila do transplante para salvar o seu filho?
« Resposta #25 Online: 12 de Junho de 2007, 22:50:43 »
Vender todos os bens é uma coisa que só diz respeito a cada um. A questão proposta envolve interferir no salvamento do filho de outra pessoa para salvar o seu próprio.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #26 Online: 12 de Junho de 2007, 22:54:38 »
Citação de: DiegoJaf
O problema disso é que na teoria, essa é a conduta perfeita para todos, mas existem elementos como egoísmo, vaidade, insensatez que estão presentes em algum nível em TODOS os seres humanos, tornando esta conduta suicída quando praticada em nossa sociedade.

O que não invalida o fato de existirem pessoas que pensem duas vezes antes de serem corruptas e prejudicarem o próximo.

Como? Respondendo negativamente a uma pergunta como essa após longo 1 minuto de reflexão? (que foi o que você fez no fórum supracitado).

Classifica como leviano o sujeito que diz que jamais irá estuprar uma garota, pois que ele não leva em consideração o "emocional" envolvido em um período de grande excitação?

É Procedure... absolutamente a mesma coisa salvar a vida de um filho e satisfazer urgências sexuais... ô... questão de vida ou morte idêntica em ambos os casos... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
  • Suae quisque fortunae faber est
« Resposta #27 Online: 12 de Junho de 2007, 22:55:01 »
Gosto de ver o lado sombrio das pessoas.

Eu não. Pessoas acuadas e desesperadas fazem QUALQUER coisa…

Gosto de saber até que ponto as pessoas vão. Algumas pessoas fazem qualquer coisa, outras não… são mais inteligentes e apontam soluções (ideais) que até então ninguém tinha sacado. :wink:
O Jaf tem razão, pessoas desesperadas fazem qualquer coisa.

Se a sua filha estivesse com uma doença fatal, por exemplo, e os médicos dissessem que não podem fazer nada, mas nos Estados Unidos existe um tratamento novo, dando algum resultado, só que é caro esse tratamento e uma viajem dessas também. Se você tivesse que vender carro, casa e bens pra tentar salvar a sua filha, você faria? Mesmo as custas de perder tudo e ainda assim não ser uma certeza de cura?

Essa analogia é tão verdadeira quanto uma nota de 3 reais...
Conselheiro do Fórum Realidade.

"Sunrise in Sodoma, people wake with the fear in their eyes.
There's no time to run because the Lord is casting fire in the sky.
When you make sin, hope you realize all the sinners gotta die.
Sunrise in Sodoma, all the people see the Truth and Final Light."

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #28 Online: 12 de Junho de 2007, 22:55:58 »
Como? Respondendo negativamente a uma pergunta como essa após longo 1 minuto de reflexão? (que foi o que você fez no fórum supracitado).

Eu sei bem os meus valores, em questões como essa do tópico nem foi preciso pensar muito.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #29 Online: 12 de Junho de 2007, 22:57:20 »

Eu sei bem os meus valores, em questões como essa do tópico nem foi preciso pensar muito.

Bom pra você... invejo saber que nessa idade você já tem vivência e experiência o suficientes para saber exatamente o que faria numa situação extrema como essa... :)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Nightstalker

• Nível 37
  • *
« Resposta #30 Online: 12 de Junho de 2007, 23:00:18 »

Bom pra você… invejo saber que nessa idade você já tem vivência e experiência o suficientes para saber exatamente o que faria numa situação extrema como essa… :)

Obrigado.  :)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #31 Online: 12 de Junho de 2007, 23:01:50 »
É Procedure… absolutamente a mesma coisa salvar a vida de um filho e satisfazer urgências sexuais… ô… questão de vida ou morte idêntica em ambos os casos… ¬¬

Qual o problema? Ambos são momentos de emoção elevada, mesmo que de naturezas bastante diferentes.

Não vejo um pingo de lógica em julgar mais leviano achar que nunca vai passar por cima da vida do filho de outra pessoa para garantir a vida do próprio do que dizer que jamais vai estuprar uma garota mesmo considerando a forte emoção envolvida em ambos os casos.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #32 Online: 12 de Junho de 2007, 23:05:08 »
Essa analogia é tão verdadeira quanto uma nota de 3 reais…
Pode não ser verdadeira pra você, que não tem filhos, mas aposto que para o Spitfire essa analogia é verdadeira, os pais fazem qualquer coisa para salvar os filhos, vendem tudo, correm o mundo e burlam o sistema...se puderem...

Ver um filho morrer deve ser terrivel, e é uma situação desesperadora, eu não tenho filhos, mas conheço uma pessoa que está passando por uma situação assim, e vejo como é dificil.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #33 Online: 12 de Junho de 2007, 23:09:49 »
É Procedure… absolutamente a mesma coisa salvar a vida de um filho e satisfazer urgências sexuais… ô… questão de vida ou morte idêntica em ambos os casos… ¬¬
Qual o problema? Ambos são momentos de emoção elevada, mesmo que de naturezas bastante diferentes.

São momentos de emoção elevada mas que tem causa por razões completamente diferentes...

Você quer comparar as ações de um estuprador, pessoa com transtornos mentais... doente... com as de um pai ou mãe... em sã consciência?

Não vejo um pingo de lógica em achar mais leviano achar que nunca vai passar por cima da vida do filho de outra pessoa para garantir a vida do próprio do que dizer que jamais vai estuprar uma garota mesmo considerando a forte emoção envolvida em ambos os casos.

Achar é uma coisa... afirmar categoricamente que não vai praticar e censurar aqueles que dizem "não sei" ou "faria" é outra bem diferente...

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #34 Online: 12 de Junho de 2007, 23:30:44 »
Gosto de ver o lado sombrio das pessoas.

Eu não. Pessoas acuadas e desesperadas fazem QUALQUER coisa…

Gosto de saber até que ponto as pessoas vão. Algumas pessoas fazem qualquer coisa, outras não… são mais inteligentes e apontam soluções (ideais) que até então ninguém tinha sacado. :wink:
O Jaf tem razão, pessoas desesperadas fazem qualquer coisa.

Se a sua filha estivesse com uma doença fatal, por exemplo, e os médicos dissessem que não podem fazer nada, mas nos Estados Unidos existe um tratamento novo, dando algum resultado, só que é caro esse tratamento e uma viajem dessas também. Se você tivesse que vender carro, casa e bens pra tentar salvar a sua filha, você faria? Mesmo as custas de perder tudo e ainda assim não ser uma certeza de cura?

Sem nenhuma duvida que venderia… são apenas bens materiais e sou jovem o suficiente para reconstruir todo o patrimônio novamente… Lógico que buscaria, antes, uma segunda e terceira opinião… médicos são humanos e estão sujeitos ao erro como qualquer um.

Mas não delapidaria 1 centavo de meu patrimônio em um jogo de cassino, por exemplo, mesmo que as chances de ganhar fossem maiores do que salvar minha filha.   

Nem todas pessoas agem de forma igual... nem reagem.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #35 Online: 13 de Junho de 2007, 00:04:19 »
Pode não ser verdadeira pra você, que não tem filhos, mas aposto que para o Spitfire essa analogia é verdadeira, os pais fazem qualquer coisa para salvar os filhos, vendem tudo, correm o mundo e burlam o sistema…se puderem…

Ver um filho morrer deve ser terrivel, e é uma situação desesperadora, eu não tenho filhos, mas conheço uma pessoa que está passando por uma situação assim, e vejo como é dificil.

Faltou o prejuízo real (morte) do filho de outro para validar sua analogia. Que pais amam filhos, ninguém duvida.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #36 Online: 13 de Junho de 2007, 00:06:20 »
Se meu filho estivesse na vez, eu também não gostaria que outro, corrupto, o condenasse à morte.

A resposta de cada um, independente de ser agora, quando podemos pensar sobre ou no momento da crise, vai depender do grau de empatia que temos com o próximo.

Nos colocar no lugar dos outros sempre evita males desnecessários.

Eu reintero... não sei o que faria... mas seria algo que consumiria, certamente. Tanto se eu quebrasse minha ética quanto se não o fizesse. Não há escolha correta nesta questão.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #37 Online: 13 de Junho de 2007, 01:08:34 »
Pode não ser verdadeira pra você, que não tem filhos, mas aposto que para o Spitfire essa analogia é verdadeira, os pais fazem qualquer coisa para salvar os filhos, vendem tudo, correm o mundo e burlam o sistema…se puderem…

Faltou o prejuízo real (morte) do filho de outro para validar sua analogia. Que pais amam filhos, ninguém duvida.
Eu sei mas numa situação como essa a pessoa só pensa em como salvar o próprio filho, você pode dizer que não mas numa situação desesperadora a sua opnião poderia ser outra.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #38 Online: 13 de Junho de 2007, 06:46:46 »

São momentos de emoção elevada mas que tem causa por razões completamente diferentes…

Ambos são caracterizados pelo excesso de emoção e perda da razão. Mas tudo bem, esqueça essa analogia.

Você quer comparar as ações de um estuprador, pessoa com transtornos mentais… doente… com as de um pai ou mãe… em sã consciência?

Um pai e uma mãe em sã consciência burlariam a fila prejudicando o filho de outro para salvar o seu? Isso é ético?

Não vejo um pingo de lógica em achar mais leviano achar que nunca vai passar por cima da vida do filho de outra pessoa para garantir a vida do próprio do que dizer que jamais vai estuprar uma garota mesmo considerando a forte emoção envolvida em ambos os casos.

Achar é uma coisa… afirmar categoricamente que não vai praticar e censurar aqueles que dizem "não sei" ou "faria" é outra bem diferente…

E não merece crítica aquele que diz que faria? Tens plena consciência de que furar a fila e prejudicar o filho do outro viola os seus valores éticos (supondo que os viole, não?) e não se sente seguro ao afirmar se burlaria a fila ou não?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #39 Online: 13 de Junho de 2007, 13:51:37 »
Eu sei mas numa situação como essa a pessoa só pensa em como salvar o próprio filho, você pode dizer que não mas numa situação desesperadora a sua opinião poderia ser outra.

Poderia ser outra, mas também poderia não ser.  Não subestime a Nina.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 13 de Junho de 2007, 14:13:01 »
Ambos são caracterizados pelo excesso de emoção e perda da razão. Mas tudo bem, esqueça essa analogia.
tesão é uma coisa e emoção é outra.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #41 Online: 13 de Junho de 2007, 14:28:45 »
Emoção no sentido de antônimo da razão.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #42 Online: 13 de Junho de 2007, 14:49:20 »
Não to subestimando ninguém, sou cética até ver o que realmente a pessoa faria numa situação desesperadora.

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #43 Online: 13 de Junho de 2007, 18:11:14 »
De cabeça fria, a minha resposta ao título do tópico é "não", sem pestanejar, por mais desesperadora que fosse a situação.

Mas no calor da situação, pode acontecer de eu ser fraco, não agüentar a pressão e ceder aos impulsos. Mas ainda que eu o fizesse, não deixaria de considerar um erro.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #44 Online: 13 de Junho de 2007, 18:56:17 »
Estamos conjecturando sobre uma situação hipotética, que dentro dos parâmetros apresentados não ocorrem na vida real... o máximo que posso fazer é emitir um parecer também hipotético da questão.
Na vida real é que as coisas tornam-se totalmente diferentes, pois se por um lado o nosso envolvimento emocional extremo se presta a algumas tendências desatinadas por parte de alguns, por outro ela apresenta inúmeras outras soluções de ordem prática que em nada ferem a questão ética e moral.

Resumindo... Não acredito nos resultados deste tipo de enquete. 

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #45 Online: 13 de Junho de 2007, 20:25:12 »
E fila de transplante não é que nem fila de supermercado ou de banco...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #46 Online: 13 de Junho de 2007, 21:02:04 »
Eu sei mas numa situação como essa a pessoa só pensa em como salvar o próprio filho, você pode dizer que não mas numa situação desesperadora a sua opnião poderia ser outra.

Eu afirmei que não sabia o que faria justamente porque sei que em condições extremas as pessoas pensam pouco.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #47 Online: 13 de Junho de 2007, 21:09:11 »
Eu sei mas numa situação como essa a pessoa só pensa em como salvar o próprio filho, você pode dizer que não mas numa situação desesperadora a sua opinião poderia ser outra.

Pois é, Luis... como qualquer um, nem eu mesma sei o que faria, mas sei o que seria errado fazer. Mas o ponto é que não se duvida que pais amem seus filhos, isso é fato. A questão é o que você seria capaz de fazer por um filho seu.

Mas como eu já disse, não há resposta certa. Sacrificar o filho de outro é monstruoso, ainda que fosse para salvar o seu. O fato de sua família estar sofrendo não justifica imolar outro. Por outro lado, deixar de fazer de tudo por seu filho também é um ato monstruoso para boa parte das pessoas. É o tipo de situação em que não importa nossa escolha, estaremos indo contra nossa vontade em algum ponto, seja a ética, seja o amor incondicional.

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #48 Online: 13 de Junho de 2007, 22:15:59 »
"Damned if we do, damned if we don't"

Nao acredito que praticamente ninguem seja capaz de saber o que faria nesse tipo de situacao, de extrema emocao, a menos que ja tenha passado por algo do genero.
"The patient refused an autopsy."

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #49 Online: 14 de Junho de 2007, 00:21:36 »
Ah, galera... "Farinha pouca, meu pirão primeiro"... (Um provérbio sábio e milenar cearensês  :hihi: )

Justificativa? Supondo que tivesse um filho, teria anos e muito mais laços com o mesmo do que esse outro que estaria na fila. Na situação oposta (O outro suposto garoto) eu não tenho nada com nada com o moleque... Só existe uma vida.... E, entre ambos, claro que eu escolheria meu filho.... ..mesmo da forma citada...

Mas eu entenderia se o "pai" do outro “garoto” fizesse o mesmo sem eu saber para salvar seu filho... mesmo sabendo que isso resultou na morte do meu... (Isso levando em consideração a pergunta reformulada do Jaf)

Só temos uma vida. E vai aproveitando, vai...   :fosforo:

OffTopic:

Tabu da morte não, por favor... E... ...necrófilo é a mãe.....  :sleepy:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!