Sim, e isso acaba criando problemas, já que você tem de fazer alguns malabarismos mentais para decidir o que é importante ou não na frase que você está montando. As frases em TP tendem a ficar incompreensivelmente enormes se você começa a especificar demais.
Acho que o ideal seria uma língua com a fonética do TP, mas com a gramática mais complexa, um bom sistema de afixos e formação de palavras por aglutinação como no Esperanto seriam excelentes.
Talvez (de novo eu falando essa frase) TP seja interessante para "aprender a aprender" a pensar em outras línguas, já que raramente você transmite suas idéias para outro idioma sem adaptar algo: há sempre uma informação perdida ou pedida para a adequação no idioma-alvo. Mas parece que interlingua (outra língua inventada que foi pra lugar nenhum) cumpre essa função melhor: "Once learned, Interlingua can be used to learn other related languages quickly and easily, and in some studies, even to understand them immediately. Research with Swedish students has shown that, after learning Interlingua, they can translate elementary texts from Italian, Portuguese, and Spanish."
A Interlíngua é mesmo muito parecida com as línguas latinas. Deixa eu colar uma amostra aqui:
Le 900 milliones de personas qui parla portugese, francese, espaniol, italiano, romaniano, etc. e mesmo le parlatores de anglese comprende un texto technic in interlingua sin studio previe. Illo tamben es relativemente intelligibile a eruditos parlatores de linguas germanic (germano, per exemplo) e slave (como le russo).Precisa de tradução?
Mas no caso da Interlíngua, ela facilita o aprendizado de línguas latinas porque ela reúne muitas características comuns de línguas latinas. Em que o Toki Pona ajudaria a aprender uma língua natural?
MaS e quando a UE absorver mais países? E se algumas minorias exigirem e conseguirem a oficialidade de seus idiomas na UE (basco, por exemplo^^). Sei lá, me parece o único cenário para alguma língua artificial emergir como dominante.
Mesmo nesse caso, acho mais fácil uma língua como o inglês, que tem maior peso político, assumir esse papel. A não ser que houvesse grande resistência mesmo á adoção de uma língua nacional, nesse caso sim,
talvez uma língua artificial pudesse ser considerada.