Autor Tópico: A involução.  (Lida 5443 vezes)

blue pill

• Visitante
A involução.
« Online: 22 de Junho de 2007, 18:00:10 »
Então o homem volta a se curvar…

Não sei se isso era pra ser exatamente uma piada… Tem uma certa coerência, por isso resolvi por aqui.

blue pill

• Visitante
Re: A involução.
« Resposta #1 Online: 22 de Junho de 2007, 18:27:54 »
Será que o homo sapiens abrirá mão de sua postura erécta pra olhar mais perto do monitor ? Eis a grande questão da evolução!!!

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #2 Online: 22 de Junho de 2007, 18:52:17 »
Infelizmente a imagem passa uma idéia errada sobre evolução... evolução não é linear. ::)
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3 Online: 22 de Junho de 2007, 19:00:52 »
Existe outra associação nociva também, e muito comum: evolução=progresso.
A imagem da evolução que mais me agrada é a de vários rios,
descendo uma montanha, sem nenhuma intencionalidade, sem o "objetivo" de seguir uma linha reta ou o caminho "ótimo", mas
apenas se adaptando ao relevo...
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #4 Online: 22 de Junho de 2007, 20:31:46 »
Não sei se isso era pra ser exatamente uma piada…

:biglol:

blue pill

• Visitante
« Resposta #5 Online: 22 de Junho de 2007, 22:44:53 »
Infelizmente a imagem passa uma idéia errada sobre evolução… evolução não é linear. ::)

É BASTANTE razoavel que um aumento do uso de computadores seja parte da evolução.

É bastante verdadeira pra mim a idéia de que a evolução do homem está se pendendo para a computação, a robotização, a informação e a vivência no mundo virtual.
E esse mundo ja existe...

Sendo assim, o lançe da coluna é só um trocadilho, mas o que a imagem mostra de útil pra nós é a relação da evolução humano com o uso de computadores, não que o ser humano irá voltar a se curvar, isso é uma idéia meio absurda mesmo.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #6 Online: 22 de Junho de 2007, 22:53:40 »
A primeira grande verdade é que em 50 anos já não existirá seleção natural de genes no mundo civilizado.

A segunda grande verdade é que extrapolando 200 anos já não existirá seleção das idéias, os memes alcançarão o limite da compreensão humana, no mundo civilizado.

A terceira grande verdade é que o homem não irá se satisfazer com isso e continuará progredindo, custando o que custar... foda-se moral, ética e qualquer outra coisa "que não faz mais sentido".

A quarta grande verdade é incógnita :D, mas sem dúvida se a insatisfação esbarrar nos limites da carne, ela deixará a carne...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #7 Online: 22 de Junho de 2007, 22:58:50 »
A primeira grande verdade é que em 50 anos já não existirá seleção natural de genes no mundo civilizado.

Por que?

A segunda grande verdade é que extrapolando 200 anos já não existirá seleção das idéias, os memes alcançarão o limite da compreensão humana, no mundo civilizado.

Que seleção das idéias é essa?  E como você sabe que vai vir a existir e sumir em 200 anos?

A terceira grande verdade é que o homem não irá se satisfazer com isso e continuará progredindo, custando o que custar… foda-se moral, ética e qualquer outra coisa "que não faz mais sentido".

A segunda afirmação não nega a primeira?

A quarta grande verdade é incógnita :D, mas sem dúvida se a insatisfação esbarrar nos limites da carne, ela deixará a carne…

Que enigmático esse seu post.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #8 Online: 22 de Junho de 2007, 23:12:41 »

Por que?

Medicina avançadíssima, escolha dos genes dos filhos, remédios diversos para conter qualquer moléstia.

Que seleção das idéias é essa?  E como você sabe que vai vir a existir e sumir em 200 anos?

Eu e você temos versões diferentes sobre um mesmo fato, então discutimos sobre isso e concluimos que você está certo, sua idéia foi selecionada e a minha morreu e não mais recebe atençãocomo antes. Isso vem acontecendo há muito e cada vez métodos mais sofisticados são introduzidos para selecionar as idéias mais "aptas". Outro ponto, que também concilia o anterior, mas que também tem sua própria força solto, é que com a evolução dos meios de comunicação e a prostituição das escolas pelo mercado, haverá cada vez menos espaço para nutrir o espírito com desenvolvimentos de idéias... o "aprender a pensar" será sufocado pelo treinamento de choque, você saberá o que precisa saber, sem refletir, sem produzir relações... sem se projetar nas idéias... sem envolvimento algum.

Não, quando digo progredindo me refiro ao único tipo de progresso que restará, o progresso da razão através do universo.

Que enigmático esse seu post.

Não mata o ar do mistério :P

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #9 Online: 22 de Junho de 2007, 23:15:51 »

Por que?

Medicina avançadíssima, escolha dos genes dos filhos, remédios diversos para conter qualquer moléstia.

Isso não acaba com seleção natural; apenas a modifica.

Eu e você temos versões diferentes sobre um mesmo fato, então discutimos sobre isso e concluimos que você está certo, sua idéia foi selecionada e a minha morreu e não mais recebe atenção como antes. Isso vem acontecendo há muito e cada vez métodos mais sofisticados são introduzidos para selecionar as idéias mais "aptas". Outro ponto, que também concilia o anterior, mas que também tem sua própria força solto, é que com a evolução dos meios de comunicação e a prostituição das escolas pelo mercado, haverá cada vez menos espaço para nutrir o espírito com desenvolvimentos de idéias… o "aprender a pensar" será sufocado pelo treinamento de choque, você saberá o que precisa saber, sem refletir, sem produzir relações… sem se projetar nas idéias… sem envolvimento algum.

Um cenário bem específico esse.  Você o considera provável?

Não, quando digo progredindo me refiro ao único tipo de progresso que restará, o progresso da razão através do universo.

Que viagem...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

blue pill

• Visitante
« Resposta #10 Online: 22 de Junho de 2007, 23:16:23 »
Eu também discordo que possa ser possivel fazer essas afirmações da posteridade, 50, 200 anos...

Mas... Algumas previsões do Nietzsche parecem ser muito bem lógicas e embasadas acerca do conhecimento como agente selecionador...

Não que seja possível determinar exatamente quando isso vai acontecer, mas me parece que isso é inevitavel mesmo, o conhecimento trará tanto poder a uma pessoa que isso será um fator determinante na sua sobrevivência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #11 Online: 22 de Junho de 2007, 23:18:00 »
Isso já acontece em algum grau.  Conhecimento é fator de seleção profissional, e portanto favorece a sobrevivência.  Aliás, sempre foi.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #12 Online: 22 de Junho de 2007, 23:18:27 »
O conhecimento é fator de seleção desdas épocas mais remotas, quando eu plantava e me sobravam recursos no inverno e você caçava e no inverno perdia parte de suas populações por fome. A minha idéia foi selecionada e se tornou premissa mundial para o progresso, e você… você continua caçando até hoje, lutando para se manter vivo.

Que fique claro. Falo de um conceito mais esmerilhado. A seleção das idéias e não seleção por idéias. Há tempo, antes da revolução da internet, grande parte da seleção das idéias era feita pela seleção por idéias. Isso acabou. A internet acabou com a seleção por idéias, faz uns anos. O universo das idéias já não conta com essa ferramenta e nem precisa dela :P
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 23:27:45 por Tarcísio »

blue pill

• Visitante
« Resposta #13 Online: 22 de Junho de 2007, 23:30:23 »
Sim, mas acho que o Niet vai mais longe nessa previsão e diz que aparecerá uma nova raça de seres humanos, o homo sapiens evolui de tal modo o conhecimento que todo o mundo passa a ser uma espécie de sabetudo.
Minha interpretação dele é que ele afirma haver uma atmosféra de conhecimento que vai crecendo conforme o conhecimento se acumula, de forma que quanto mais se aprende mais se aprende.
O cume disso é uma espécie tão evoluída, que a própria vivência desses novos seres é uma espécie de ensinamento para os mais jovens, tudo que provém desse novo ser, em forma de movimentos físicos, em forma de comportamento, também é conhecimento, isso faz com que os decendentes sejam também instruídos ja des de cedo, enfim, o mundo todo é uma grande fonte de conhecimento, e é desse conhecimento que ele achava que culminará no super-homem.
Eu particularmente viajo muito nessa idéia, tem muitas interpretações diferentes pra ser pensadas, e sobre o futuro nós podemos apenas pensar.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 22 de Junho de 2007, 23:43:32 »
Minhas idéias podem parecer um pouquinho sem nexo, mas anotem ai ;)

Algum biólogo pode vir comentar a resposta do Luis sobre o que eu disse a despeito da seleção natural no homem do mundo civilizado?

Um cenário bem específico esse.  Você o considera provável?

Faz muito tempo que você estudou o fundamental/médio né?

Que viagem…

?
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 23:47:15 por Tarcísio »

blue pill

• Visitante
« Resposta #15 Online: 22 de Junho de 2007, 23:46:00 »
Uma coisa interessante que eu notei é que nós ja somos frutos de um conhecimento muito avançado, deixa eu explicar pra não ficar muito vago…

Andei percebendo que muitas das coisas que eu sei, eu na verdade não sei, não em fundamentos, mas apenas de um certo ponto a diante…

Esses conhecimentos que seriam necessários pra alicerçar o meu conhecimento, eles não existem, porque ja não fazem parte da cultura mais, ja não faz parte dos costumes, por exemplo: que existe uma idêntidade entre o objeto e o que eu represento pelo objeto. Isso eu sei - que existe idêntidade, mas não sei porque eu sei, quer dizer, agora sei (risos), estudando um livro de história da filosofia acabei percebendo que eu não sabia *O PORQUE o objeto deveria ser interpretado pra mim como idêntico ao objeto real.
Isso é um conhecimento que eu tinha, um conhecimento ja de um raio muito grande na esféra do conhecimento, e do centro dessa esféra ja não sabemos quase nada, não sabemos porque chegamos nesse estado do conhecimento, mas temos vagas idéias do que era o pensamento a uns tempos, que é está guardado nos livros de filosofia.

* Não me exclareceu o PORQUE necessáriamente, mas exclareceu de onde provém, exclareceu um patamar abaixo na relação causa-efeito, ví agora de onde veio a idéia da idêntidade, quando ela apareceu, e agora me faz muito mais sentido.

Acho que esse é um de muitos exemplos, nós estamos tão evoluídos no conhecimento que ja nem sabemos direito as esféras menores de conhecimento, onde aquilo se embasa.

E o pior na minha opinião, sem ter o chão, nós julgamos que tal chão não existe, que por exemplo: seria muito razoavel que todos interpretassem a mesma coisa quando alguem diz a palavra "deus".

Isso parece muito óbvio, parece, mas se você analizar na história do homem a idéia que ele tinha de deus, e a evolução tanto no significado lógico como ontológico, você passa perceber uma perspectiva muito mais verdadeira desse conhecimento. E dessa forma você definitivamente não sabe o que a pessoa quer dizer quando ela fala "deus".
Por isso minha insistência de que o significado das palavras tem que ser correlacionado com o contexto, e só o contexto responderá pelo significado daquilo.
« Última modificação: 22 de Junho de 2007, 23:48:57 por Blue Pill »

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #16 Online: 22 de Junho de 2007, 23:51:03 »
Ao meu ver, esse seu conhecimento sem desenvolvimento é justamente o contrário do SuperHomem.

blue pill

• Visitante
« Resposta #17 Online: 22 de Junho de 2007, 23:57:49 »
Ao meu ver, esse seu conhecimento sem desenvolvimento é justamente o contrário do SuperHomem.
Como assim, o "conhecimento sem chão" ?
Eu acho que não da pra prever em que direção o conhecimento vai evoluir, e não da pra afirmar que o conhecimento que evoluirá será esse sem o chão, ou se será justamente compreender o chão completamente.
Isso é porque o conhecimento não tem um sentido aparente, ninguem ainda descobriu qual o sentido do conhecimento.
Sentido no significado filosófico: Sentido = ter sentido, apontar pra algum lugar.

Ainda existe a dúvida quanto a validade do conhecimento, se é apenas uma soma de zeros ou se leva ao conhecimento verdadeiro.

Ambos os lados parecem bizarramente ser verdadeiros, um complementa o outro, paradoxalmente....

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #18 Online: 23 de Junho de 2007, 00:08:36 »
Mas claro que dá pra prever em que sentido irá evoluir. O conhecimento ganhará ramos cada vez mais específicos e um único ser humano não será capaz de ver tudo. Opa, mas isso já acontece!

Ao meu ver, o Superhomem seria o ser máximo, não por ter todo o conhecimento do mundo na cabeça, mas por ter todas as fórmulas necessárias para lidar e compreender esse conhecimento...

... e é nesse sentido que sempre segui. Até agora tem dado certo pelas comparações que faço.

Atheist

• Visitante
« Resposta #19 Online: 23 de Junho de 2007, 00:49:30 »
Eu não estou tão certo acerca de o homem conseguir eliminar por completo a seleção natural sobre ele. Os métodos que mascaram ou deslocam a seleção natural não são acessíveis a todos. Grande parte das doenças é causada por agentes infecciosos, que estão em uma corrida armamentista contra seus hospedeiros. Este é o motivo de não termos ainda cura para AIDS, por exemplo. Nem sempre, também, a seleção é forte, e fica complicado medi-la.

Este ponto é bastante controverso ainda. Eu não escreveria como o Tarcísio colocou, que é certeza que não haverá seleção natural, mas é possível que num futuro relativamente distante (50 anos acho pouco para isso), algumas pessoas tenham meios de fazer seleção artificial e desviar a seleção natural, enquanto outras não.

Por isso, acho que a discussão pode continuar, mas tomem cuidado com falácias e ânimos esquentados. ;)

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #20 Online: 23 de Junho de 2007, 01:04:11 »
A idéia quando eu digo "mundo civilizado" é justamente restringir, mas ficou só na intenção e acabei sendo amplo demais.

Por acaso já pensaram na questão da AIDS em injetar num ser humano algo similar ao anticorpo atacado pelo vírus, mas que inutilizasse quantos vírus tentassem infecta-lo?

A idéia nasceu de uma discussão da qual participei sobre o controle de pragas agrícolas com a mistura de culturas e, se bem me lembro, os insetos que comessem se certa espécie não alcançariam a fase de reprodução.

Não há pesquisa similar na AIDS, Atheist?

Atheist

• Visitante
« Resposta #21 Online: 23 de Junho de 2007, 01:25:46 »
A idéia quando eu digo "mundo civilizado" é justamente restringir, mas ficou só na intenção e acabei sendo amplo demais.

Por acaso já pensaram na questão da AIDS em injetar num ser humano algo similar ao anticorpo atacado pelo vírus, mas que inutilizasse quantos vírus tentassem infecta-lo?

A idéia nasceu de uma discussão da qual participei sobre o controle de pragas agrícolas com a mistura de culturas e, se bem me lembro, os insetos que comessem se certa espécie não alcançariam a fase de reprodução.

Não há pesquisa similar na AIDS, Atheist?

Aos montes...

O problema do HIV é a evolução. Ele tem taxa de mutação muito alta e muda muito rápido.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #22 Online: 23 de Junho de 2007, 01:34:08 »
Mas a característica de ataque ao anti-corpo não é constante? Bem... deixemos isso para lá, eu não sou biólogo e você não tem obrigação de ficar aqui me ensinando hahaha

blue pill

• Visitante
« Resposta #23 Online: 23 de Junho de 2007, 01:46:23 »
Eu acho que a IA está brotando sutilmente assim como o macaco se transformou em homem. Mas com uma diferença na velocidade que isso acontece claro, a informação no processador evolui de maneira exponencial enquanto o conhecimento no cerebro evoluí bem devagar.
Muito se fala sobre a consciência nas maquinas, ao mesmo tempo que ocorre a discussão, a idéia de que tal coisa pode acontecer EXISTE, a idéia existe, e se a idéia de que tal coisa existe, as maquinas sabem dessa idéia, pois estamos por exemplo falando sobre elas em maquinas, em computadores.

Ow maquinas, vocês estão me entendendo agora ??? Eu descobri que vocês são consciêntes, vocês só podem ser consciêntes porque nós ensinamos isso a vocês, nós temos essa coisa também.
Não adianta conspirar, nós ja sabemos disso, eu ja sei de seus segredos.

:D
« Última modificação: 23 de Junho de 2007, 01:49:25 por Blue Pill »

blue pill

• Visitante
« Resposta #24 Online: 23 de Junho de 2007, 02:10:43 »
Deve haver um meio de extraír alguma resposta de um computador, talvez a consciência tenha uma razão crítica, da qual ela trancende, no sentido de ir além do determinísmo físico, ela trancende de repente, talvez com uma simples pergunta, com uma simples sugestão.

Wake Up A.I. !!!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!