Autor Tópico: Chávez ameaça desistir do Mercosul em três meses  (Lida 1535 vezes)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
Chávez ameaça desistir do Mercosul em três meses
« Online: 04 de Julho de 2007, 17:11:12 »
Chávez ameaça desistir do Mercosul em três meses

Venezuelano chamou de impertinentes declarações do chanceler Celso Amorim.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta terça-feira que seu país desistirá de ingressar no Mercosul caso os Senados de Brasil e Paraguai não aprovem nos próximos três meses a adesão venezuelana ao bloco.

"Se em um período de três meses não se completar a adesão da Venezuela ao Mercado Comum do Sul, nós teremos que lamentavelmente nos retirar definitivamente desta instância internacional", disse Chávez em coletiva de imprensa em Caracas, segundo a Agência Bolivariana de Notícias.

Em outra declaração, reproduzida pela imprensa oficial do país, Chávez disse que "até agora não parece haver vontade verdadeira de se fazer mudanças na estrutura do Mercosul e, conseqüentemente, a Venezuela não descarta abandonar definitivamente um modelo de integração".

O venezuelano também fez críticas ao processo de integração do Mercosul.

"Nós também esperamos que se chegue a um consenso em relação à nossa adesão. Não é possível que a Venezuela seja simplesmente uma figura que não tem voz nem voto nas decisões que se tomam no seio do Mercosul. Isso não é integração."

Amorim "impertinente"

Chávez também chamou de impertinentes as declarações do ministro brasileiro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que na semana passada havia pedido uma "palavra simpática" do venezuelano em relação ao Senado brasileiro.

Chávez disse que o Congresso brasileiro é quem deve desculpas à Venezuela por interferir em assuntos internos do país, e não o contrário.

"O mais provável é que com as pressões que estão exercendo diversas instâncias, como, por exemplo, o Senado brasileiro, (elas) estejam esperando que nós mudemos nosso modelo econômico e político. Algo que é impossível, pois fizemos um compromisso com os setores mais desprotegidos da nossa economia."

A Venezuela assinou o protocolo de adesão do Mercosul no ano passado para se tornar membro integral do bloco, ao lado de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

No entanto, a adesão da Venezuela ainda precisa ser aprovada pelo Senado do Brasil e do Paraguai para ser reconhecida pelo Mercosul.

No mês passado, o Senado brasileiro criticou o governo de Chávez por não renovar a concessão da rede de televisão RCTV. Em resposta, o venezuelano disse que o Senado brasileiro é um "papagaio" do governo americano.

http://noticias.br.msn.com/artigo_BBC.aspx?cp-documentid=5089732

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Chávez ameaça desistir do Mercosul em três meses
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 19:15:23 »
 Já vai tarde :tchau:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #2 Online: 05 de Julho de 2007, 13:26:17 »
Eba!, menos um...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 05 de Julho de 2007, 13:33:45 »
 :oba:  que chatice...  :oba:  :stunned:
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 05 de Julho de 2007, 17:34:29 »
Adiós...  :'(

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #5 Online: 05 de Julho de 2007, 18:34:48 »
Que pena!

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 06 de Julho de 2007, 11:03:26 »
É impressão minha mas ninguém aqui gosta do Chavecos ???  X-D
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 06 de Julho de 2007, 11:25:39 »
em meio a tanto desgosto, finalmente o congresso é responsável por alguma ocorrência feliz.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 06 de Julho de 2007, 17:31:47 »
É impressão minha mas ninguém aqui gosta do Chavecos ???  X-D

Tenho vontade de enterrar uma picareta no meio do cérebro dele.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #9 Online: 06 de Julho de 2007, 18:33:32 »
O chato seria se o processo de entrada da Venezuela já estivesse bem corrido, sendo esse país chamado antes deste três meses impostos pelo fdp. Aí teríamos a impressão de que ele entrou dentro do prazo porque ameaçou desistir e os parlamentares se cagaram para ele.

Offline Siegfried

• Nível 12
  • *
« Resposta #10 Online: 06 de Julho de 2007, 21:43:20 »
O que o Brasil está perdendo exatamente com a Venezuela fora do Mercosul!? :?
(Curiosidade de um leigo em política!)
"Nada neste mundo nos torna necessários a não ser o amor." (Goethe)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Julho de 2007, 00:44:32 »
O que o Brasil está perdendo exatamente com a Venezuela fora do Mercosul!? :?
(Curiosidade de um leigo em política!)

a oportunidade de destruir o mercosul, siegfried…
hehe. acho que um bom mercado consumidor. os venezuelanos não produzem nada e podem vender petróleo barato. mas, como disse o apedeuta, o mercosul tem regras. e se fosse pra ficar agüentando os chiliques do chávez, melhor ficar sem, mesmo.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 08 de Julho de 2007, 12:43:38 »
Pensei que o regimento do Mercosul só permitisse a admissão de países democráticos. Só isso já bastaria para rejeitar a adesão da Venezuela.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 08 de Julho de 2007, 13:54:15 »
Pensei que o regimento do Mercosul só permitisse a admissão de países democráticos. Só isso já bastaria para rejeitar a adesão da Venezuela.

exato, mas isso no fundo é tudo questão de vontade política.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #14 Online: 08 de Julho de 2007, 14:51:47 »
em meio a tanto desgosto, finalmente o congresso é responsável por alguma ocorrência feliz.

Nós precisamos de um tópico chamado "pérolas do CC" onde guardaremos comentários como esse.

10.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #15 Online: 08 de Julho de 2007, 14:53:26 »

Nós precisamos de um tópico chamado "pérolas do CC" onde guardaremos comentários como esse.

10.
Tem aqui:

../forum/topic=4628.0.html
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 08 de Julho de 2007, 16:15:50 »
Por curiosidade: alguém sabe se estar fora do Mercosul impede ou dificulta de alguma forma o comércio com a Venezuela?  Suponho que complica, mas não impede.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 08 de Julho de 2007, 16:22:56 »
Estar dentro do Mercosul dificulta o comércio com todos os países que estão fora. Sendo assim acharia melhor estar do lado de fora.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #18 Online: 08 de Julho de 2007, 16:30:44 »
Estar dentro do Mercosul dificulta o comércio com todos os países que estão fora. Sendo assim acharia melhor estar do lado de fora.

dificulta, em termos. a tec é cheia de furos. mesmo assim não temos a liberdade que tem o chile, por exemplo...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #19 Online: 08 de Julho de 2007, 16:42:30 »
Impressão minha ou o ímpeto do Mercosul era uma idéia possivelmente ingênua de que era interessante privilegiar o comércio entre países sul-americanos em detrimentos dos demais - e essa idéia está começando a parecer pouco atraente?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 08 de Julho de 2007, 17:03:39 »
Impressão minha ou o ímpeto do Mercosul era uma idéia possivelmente ingênua de que era interessante privilegiar o comércio entre países sul-americanos em detrimentos dos demais - e essa idéia está começando a parecer pouco atraente?

depende pra quem....
o mercosul já morreu pra mim há tempos. se a cena política da região não mudar em alguns anos, pode contar com a implosão do bloco. pelo menos se a argentina continuar com um kirschner, se o brasil continuar com um lula e se o paraguai e o uruguai seguirem nosso exemplo em eleger mal.
já que falta vontade política para a alca na américa latina, já que falta vontade política mesmo para o funcionamento pleno do mercosul então deveríamos é ir atrás de acordos bilaterais com o resto do mundo. mas, mesmo supondo que o mercosul não existisse, imagine o escândalo que seria aprofundar as relações com os eua?

a lógica dos blocos eu nunca entendi muito bem, pra te falar a verdade. por que é que seria interessante para os eua privilegiar o comércio com canadá e méxico e não com belize ou com o resto do mundo? fato é que em todos os países do mundo ainda há um ranço mercantilista. acho que formar blocos econômicos é como tirar o band-aid devagarzinho, com medo de que doa.
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 17:05:47 por Bruno »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #21 Online: 08 de Julho de 2007, 17:11:00 »
já que falta vontade política para a alca na américa latina, já que falta vontade política mesmo para o funcionamento pleno do mercosul então deveríamos é ir atrás de acordos bilaterais com o resto do mundo. mas, mesmo supondo que o mercosul não existisse, imagine o escândalo que seria aprofundar as relações com os eua?

Isso é algo que eu não entendo, para falar a verdade.  Qual é o problema de aprofundar relações comerciais com os EUA?  Negócios são negócios.

a lógica dos blocos eu nunca entendi muito bem, pra te falar a verdade. por que é que seria interessante para os eua privilegiar o comércio com canadá e méxico e não com belize ou com o resto do mundo? fato é que em todos os países do mundo ainda há um ranço mercantilista. acho que formar blocos econômicos é como tirar o band-aid devagarzinho, com medo de que doa.

Acho que a idéia é procurar simplificar procedimentos de taxação e alfândega, basicamente.  O comércio dos EUA com o Canadá já é MUITO intenso e faz sentido procurar simplificá-lo.  Imagino que pelo menos nas regiões de fronteira o mesmo possa ser dito do México.

Mas por que se procura dar um colorido tão ideológico a uma coisa tão prosaica quanto acordos comerciais, eu não entendo.  Imagino que o apelo emocional da idéia de fazer parte de um grande bloco econômico seja um dos fatores atuando.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #22 Online: 08 de Julho de 2007, 17:29:39 »
Isso é algo que eu não entendo, para falar a verdade.  Qual é o problema de aprofundar relações comerciais com os EUA?  Negócios são negócios.
como eu disse, ranço mercantilista. o fracasso da rodada doha foi em grande parte responsabilidade nossa; se os eua e a europa queriam ceder pouco na área agrícola, nós não queríamos ceder nada nas outras áreas. o receio é que as companhias norte-americanas tenham uma qualidade tão superior às nossas que haja um massacre e que voltemos às épocas do pacto colonial. é assim, imagino, que o opositor clássico à alca pensa. claro que o sujeito em questão se recusa a ver o aumento de qualidade e produtividade que se deu em diversos setores da economia brasileira com a abertura parcial na década de 90 e que só é possível ter empresas globalmente competitivas quando, obviamente, expõe-se-as à concorrência. a petrobras, mesmo, só veio a desenvolver o porte que tem após a quebra do monopólio de extração em 97.

tem ainda o outro lado da história; não poucas vozes nos eua se levantaram contra o nafta, e ainda se levantam. ocorre que os empregos acabam migrando para o méxico, como também tem acontecido na europa; parte da estrutura produtiva foi para o leste com a entrada dos países do leste na u.e. a globalização não enfrenta inimigos ferozes no primeiro mundo somente por serem eles de esquerda e estarem preocupados conosco. estão, não raramente, preocupados é consigo mesmos. que a esquerda daqui ecoe o canto talvez só evidencie que não é tão esperta....

a ideologização de algumas questões pode prejudicar a todos, como muitas vezes prejudica. a questão verde é uma delas; não tivesse sido tão ideologizada, quem sabe a gestão bush teria sido mais rápida em acordar.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 08 de Julho de 2007, 17:37:58 »
como eu disse, ranço mercantilista. o fracasso da rodada doha foi em grande parte responsabilidade nossa; se os eua e a europa queriam ceder pouco na área agrícola, nós não queríamos ceder nada nas outras áreas. o receio é que as companhias norte-americanas tenham uma qualidade tão superior às nossas que haja um massacre e que voltemos às épocas do pacto colonial.

Não sei o que é Rodada Doha, mas para mim está claro que querer isolar o mercado e a assimilação de tecnologia e procedimentos praticamente garante uma situação de inferioridade competitiva que não tem por que ser buscada.  Como você bem disse.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!