Autor Tópico: Ateísmo uma aberração?  (Lida 3611 vezes)

One

• Visitante
Ateísmo uma aberração?
« Online: 04 de Julho de 2007, 17:14:12 »
Não existindo deus para que perdem tempo os seguidores de uma religião sem deus?

Nigh†mare

• Visitante
Re: Ateísmo uma aberração?
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 17:34:48 »
De novo isso?

APODman

• Visitante
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2007, 17:38:30 »
For ever and ever

[ ]´s

One

• Visitante
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2007, 17:53:50 »

One

• Visitante
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2007, 17:54:03 »

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 04 de Julho de 2007, 17:55:27 »
Não existindo deus para que perdem tempo os seguidores de uma religião sem deus?
Tá abusando da sorte, hein?

Vou repetir: Ateísmo não tem espiritualidade e nem religião. É algo isento dessas coisas. Simples.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

One

• Visitante
« Resposta #6 Online: 04 de Julho de 2007, 17:56:51 »

Sorte é superstição.

ou 

então não entendi o que pretende!

One

• Visitante
« Resposta #7 Online: 04 de Julho de 2007, 17:59:44 »

Vou repetir: Ateísmo não tem espiritualidade e nem religião. É algo isento dessas coisas. Simples.

ah editou.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #8 Online: 04 de Julho de 2007, 18:08:42 »
One, comece a escrever coisa com coisa ou não escreva nada. Você tá parecendo o Ukrainian soltando postagens e não respondendo objetivamente quando alguém te pergunta ou com respostas evasivas...  :?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

One

• Visitante
« Resposta #9 Online: 04 de Julho de 2007, 18:21:32 »
One, comece a escrever coisa com coisa ou não escreva nada. Você tá parecendo o Ukrainian soltando postagens e não respondendo objetivamente quando alguém te pergunta ou com respostas evasivas…  :?

Isso não é verdade, sempre respondo.
Só não pensam para escrever nenhum tratado filosófico aprofundado.

One

• Visitante
« Resposta #10 Online: 04 de Julho de 2007, 18:22:10 »
Está bom, acho que escrever nada também é apropriado...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #11 Online: 04 de Julho de 2007, 18:24:08 »
One, comece a escrever coisa com coisa ou não escreva nada. Você tá parecendo o Ukrainian soltando postagens e não respondendo objetivamente quando alguém te pergunta ou com respostas evasivas…  :?

se você não considera os outros dignos de respostas completas, lembre-se que o tratamento poderá ser o mesmo para você...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

One

• Visitante
« Resposta #12 Online: 04 de Julho de 2007, 18:28:24 »

se você não considera os outros dignos de respostas completas, lembre-se que o tratamento poderá ser o mesmo para você…

Acho que vcs estão um pouquinho acelerados, relaxem ok?

Óbvio que ninguém pode obrigar a responder quem não quer.

Sinceramente se este tópico não interesse não postem nele. Santa paciência.

Já me arrependi de o abrir, se soubesse que iriam ficar desse jeito, preferia apaga-lo.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #13 Online: 04 de Julho de 2007, 18:33:35 »

Já me arrependi de o abrir, se soubesse que iriam ficar desse jeito, preferia apaga-lo.

Não, você não é obrigado a responder a ninguém, isso é somente uma das regras da boa educação, responder quando perguntado, especialmente quando você foi quem deu ínicio ao tópico.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #14 Online: 04 de Julho de 2007, 18:36:52 »
Ah, nada para fazer mesmo, eu vou morder a isca.

Bom, One, não entendi exatamente o que você quis saber aqui.

Perder tempo com o que? Exatamente, se possível.

Por que ateus são seguidores de uma religião sem deus, na sua opinião?

Por que  o ateísmo é uma religião sem deus? Ou não é isso que pretende afirmar ?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

One

• Visitante
« Resposta #15 Online: 04 de Julho de 2007, 18:38:59 »

Não, você não é obrigado a responder a ninguém, isso é somente uma das regras da boa educação, responder quando perguntado, especialmente quando você foi quem deu ínicio ao tópico.

boa educação...

Neguei a resposta a alguém neste tópico?

resposta: NÃO.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #16 Online: 04 de Julho de 2007, 18:40:20 »

boa educação…

Neguei a resposta a alguém neste tópico?

resposta: NÃO.

Resposta incompleta não é resposta...

One

• Visitante
« Resposta #17 Online: 04 de Julho de 2007, 18:46:31 »
Ah, nada para fazer mesmo, eu vou morder a isca.

Bom, One, não entendi exatamente o que você quis saber aqui.

Perder tempo com o que? Exatamente, se possível.

Por que ateus são seguidores de uma religião sem deus, na sua opinião?

Por que  o ateísmo é uma religião sem deus? Ou não é isso que pretende afirmar ?

1 - militante ateu é para mim perda de tempo e absurdo.
Aliás pude perceber que muitos ateus pensam do mesmo modo.

2 - Perder tempo a falar do que não existe.

3 e 4 - Vejo que a maioria dos ateus substitui a religião teísta por outras formas ideológicas que passaram a ser a razão de viver dos mesmos.
Ateus budistas é demasiado evidente, mas existe cientificismo, humanismo, secularismo que se tornaram formas de religião.
Como venho dito a palavra religião é latina, sequer existe noutras regiões do mundo.
Religião noutros lugares poderia-se traduzir por "filosofia/modo de vida".
Eu considero que todos os seres humanos são religiosos, se admitirem que é desta forma que eu penso, às confusões acabam-se.
Podem não concordar e achar até absurdo, mas é deste modo que eu penso.

religião - conjunto de regras que constituem o modo de vida de um individuo ou colectivo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #18 Online: 04 de Julho de 2007, 18:50:23 »
Falar do ateísmo é perda de tempo? Tá de sacanagem?

Se bem que você não se importa se os outros tentam te impor uma religião ao ponto de quererem mudar os resultados científicos e a interferirem nas leis federais, não é?
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Julho de 2007, 18:50:33 »
One, geralmente eu te acho um cara sensato e inteligente, mas este tópico aqui realmente ficou abaixo da crítica.  Sua pergunta, para começo de conversa, já é uma falácia lógica chamada "petição de princípio", pois para respondermos à sua pergunta devemos assumir que o que você declara nela é verdade (que o ateísmo é uma religião e que essa religião é uma perda de tempo). Ainda que você tivesse desenvolvido sua tese antes de fazer sua pergunta poderíamos conversar, mas do jeito que está é como se eu te perguntasse: "Você ainda bate na sua mulher?"

One

• Visitante
« Resposta #20 Online: 04 de Julho de 2007, 18:59:22 »
Façam o favor de ler o tópico para teístas na área religião ( aberto por mim).

Queiram desculpar, mas deste modo isto é ineficiente e não chegará a lado nenhum.
Por isso retiro-me deste tópico mesmo tendo sido aberto por mim.

A moderação poderá bloquear ou fazer o que achar melhor.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Julho de 2007, 19:12:21 »

1 - militante ateu é para mim perda de tempo e absurdo.
Aliás pude perceber que muitos ateus pensam do mesmo modo.

3 e 4 - Vejo que a maioria dos ateus substitui a religião teísta por outras formas ideológicas que passaram a ser a razão de viver dos mesmos.
Ateus budistas é demasiado evidente, mas existe cientificismo, humanismo, secularismo que se tornaram formas de religião.
Como venho dito a palavra religião é latina, sequer existe noutras regiões do mundo.
Eu considero que todos os seres humanos são religiosos, se admitirem que é desta forma que eu penso, às confusões acabam-se.
Podem não concordar e achar até absurdo, mas é deste modo que eu penso.

religião - conjunto de regras que constituem o modo de vida de um individuo ou colectivo.

1 - Um ateu fanático é realmente absurdo, supondo que por ateu militante você esteja se referindo aquele ateu que pretende propagar o ateísmo e converter outros a "causa".

2 - Falar a respeito de religião não é, na minha opinião, perda de tempo, entre outros motivos porque a religião influencia e muito na mesma sociedade em que eu vivo. É interessante discutir sobre algo que tem tanta influência sobre o mundo. E esse é apenas um motivo, poderia te citar ainda a importante defesa , na minha opinião, do laicismo.

3,4 - Seria interessante então que você utilizasse a expressão "Filosofia de Vida" ao invés de religião, não ? No mais não vejo qualquer problema em substituir a religião, qualquer uma, por outra filosofia de vida.

Considerando o peso e significado normalmente utilizado para  "religião" é díficil aceitar que todos são religiosos. Todos tem uma filosofia de vida claro, mas acho muito dizer que todos são religiosos implica em colocar um etiqueta de religião nas pessoas que não tem nenhum comportamento religioso.

Outra coisa, acho engraçado essa transformação do ateísmo em uma religião, mesmo no sentido de filosofia/modo de vida. Seria como dizer que ser careca é uma filosofia ou modo de vida.

(...)  Sua pergunta, para começo de conversa, já é uma falácia lógica chamada "petição de princípio", pois para respondermos à sua pergunta devemos assumir que o que você declara nela é verdade (que o ateísmo é uma religião e que essa religião é uma perda de tempo). Ainda que você tivesse desenvolvido sua tese antes de fazer sua pergunta poderíamos conversar, mas do jeito que está é como se eu te perguntasse: "Você ainda bate na sua mulher?"

idem.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Temporal

• Nível 06
  • *
« Resposta #22 Online: 05 de Julho de 2007, 04:50:27 »
Citação de: One

Droga, pq eu não vim mais cedo?!

Mas, voltando… caso a sua pergunta tenha sido (pois há 2 interpretações para a frase q vc fez):
1->Pra que os crentes perdem tempo em seguir um deus que na verdade nunca apareceu e nem nunca fez nada por elas;
A resposta seria pra tentar, entre outras coisas, uma desculpa pra não serem mais ativas na "ajuda" ao mundo, pois, uma vez que não há mais um "Deus", não há também mais um "Diabo", o qual seria o responsável por todas as coisas ruins no mundo…

2->Por que existem ateus militantes?
Aqui eu posso fazer um CTRL+C, CTRL+V d euma resposta que eu dei ontem pela madrugada, em um dos fóruns pelo orkut:

Vamos ver…
Muitos de vcs crentes acreditam no criacionismo bíblico, não acreditando na T.E., com isso, muitos querem que esta seja aprensentada em pé de igualdade com aquela e outros inclusive prefeririam que apenas aquela fosse apresentada nas escolas.

Um jeito de provar que o criacionismo não existe é mostrar que as bases para tal não são… "sólidas". Portanto, aí temos 1 explicação dos ataques de ateus às religiões.

Outros por acharem que as religiões é que têm causado vários estragos à humanidade, hora "relaxando" as pessoas de fazerem coisas boas(uma vez que rezam ao invés de ajudar), hora desperdiçando recursos(passar horas rezando e dando dinheiro às igrejas - esse tempo/dinheiro poderia ser melhor empregado em ONGS…

Também tem o fato da religião ser perfeita pra alienar as pessaos menos instruídas, fazendo-as seguirem o caminho do "pastor" da forma que ele quiser, tendo em vista que qualquer um com um pouco de inteligência pode interpretar a Bíblia de forma a fazê-la defender qualquer tipo de coisa - inclusive o ateísmo.

E etc etc etc…
O amor e a bondade não são uma propriedade ou uma franquia de alguma coisa ou alguém. Ao Invés disso, eles estão em cada um de nós.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #23 Online: 05 de Julho de 2007, 08:00:26 »

Sem dúvida ocorrem excessos e exageros - seria estranho se não houvesse - mas não falta legitimidade nem bons motivos para criticar a religião teísta, Ricardo.  Deus não existe (segundo nós ateus) mas a prática da religião teísta EXISTE e tem efeitos também sobre nós.

Aliás, os primeiros a fazê-lo deveriam ser os próprios religiosos teístas.  Quando se ama se expõe os problemas para que se possa buscar soluções para eles :)

E portanto...?

Também acho arbitrária a distinção que se tenta criar entre uma coisa e outra.  Você deve ter visto minhas discussões com o Mussolim Bucetê a respeito.  Volta e meia algum gaiato tenta me convencer de que eu "sigo a filosofia e não a religião budista", sem se dar conta de que está simplesmente me convidando a obscurecer os fatos para se sentir mais confortável.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #24 Online: 05 de Julho de 2007, 08:33:53 »

Alem de concordar com a maioria dos motivos de ser ateu militante citada a cima, existe uma outra que talvez seja a que me motive mais, rs...

Já que deus não existe, a vida é desprovida de sentido em si mesma, então para não ficar entediando eu fico contestando os teístas.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!