Os judeus costumam referir-se a Deus como o eterno.
O que é o eterno?
(já lá voltaremos)
Decidi abrir este tópico para tentar entender o que é religião.
Para lá chegar, pensei em tentar definir o que não será religião.
Será religião:
Os ritos e cerimónias tradicionais ?
As imagens e símbolos ( ex. cruz) ?
A crença ( ex. Deus...superstições várias) ?
Minha resposta é que isto não pode ser religião.
Religião propõe atingir a compreensão do mundo, do real, fazendo portanto a distinção do que é falso.
Como é que alguém pode pensar em descobrir a verdade ao se limitar cumprir fórmulas estabelecidas pelos ancestrais.
Além de impossível descobrir a verdade deste modo ( sem compreender ou experimentar), esta forma de viver a religião ( ritos, símbolos e crença) leva a conflitos inúteis sobre a melhor forma de copiar os ancestrais ( cisma religioso, guerras).
Voltando ao inicio,
Comecei por definir Deus como o eterno, porque, considero que a verdade deve ser intemporal.
Minha proposta para definir religião sustenta-se na busca do individuo para entender Deus/Eterno, para realizar essa busca, proponho que se separe o supérfluo ( ritos, símbolos e crença) do Eterno.
Estando num fórum essencialmente ateu, não podia deixar estes religiosos de fora

Os ateus, os mais furiosos opositores do supérfluo ( ritos, símbolos e crença), são por ventura os mais empenhados no percurso religioso de descobrir a verdade.
...
Nota: não pretendi provar nada, somente fazer parte de uma reflexão que me surgiu hoje...
Nota 2 : para os críticos literários