Autor Tópico: Deus - O que não é religião?  (Lida 4914 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Deus - O que não é religião?
« Resposta #25 Online: 08 de Julho de 2007, 14:42:59 »
Da minha sabedoria você pode duvidar o quanto quiser, Adriano.

Mas da minha caridade, depois de tanta atenção, aí eu já levo para o lado pessoal.... :)
Esclarecimento e caridade, se eu quiser recorro ao espiritismo  :P

Não adianta discutir comigo e não levar a sério o que eu falo.  :'(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #26 Online: 08 de Julho de 2007, 16:20:16 »
No começo, vivíamos como os animais que somos. O poderoso se opondo aos demais qual fosse seu interesse, o sexo livre de valores e tantos outros amigos modernos se faziam presentes nessa época. Ao contrário de agora, não havia técnica suficiente para lidar com o alto grau de insatisfação que o regime impunha às pessoas, em outras palavras, não havia informação suficiente para desviar/definhar a atenção das pessoas.

Sendo assim os insatisfeitos começaram por pedir melhorias, mas os pedidos se tornavam inférteis na medida em que iam contra algum interesse dos poderosos; depois tentaram convencer esses de que as melhorias que propunham se faziam necessárias, mas não tinham poder para que a persuasão se impusesse; por fim só restou a eles a tentativa de coagir os poderosos, mas a coação militar se provou infrutífera, pois lhes faltava a estrutura que os poderosos já tinham há muito.

Enfim, não havia quem pudesse se impor aos interesses dos poderosos por meios "físicos", mesmo assim a esperança persistia a espera de alimento....

Um belo dia, um insatisfeito encontrou um conformado que olhava espantado para uma árvore gigante.

_Quem vem lá?
_Piludo do Mato!
_Piludo, que faz ai?
_A última vez que passei aqui, nesse mesmo lugar, havia uma árvore pequena e risquei um desenho nela pra não me perder quando precisa-se voltar, mas a arvorezinha sumiu e cá está essa grande.
O insatisfeito olhou, olhou....
_Piludo, você tinha desenhado a lua?
_Isso mesmo, como sabe? Foi você que pegou a arvorezinha?
_Não Piludo, veja! _ disse o insatisfeito apontando pro desenho que rapidamente foi reconhecido como o do conformado.
_Rapaz.... como será que ela ficou assim, tão grande?
O insatisfeito não viu boca na árvore, não viu movimentos na árvore.... então juntou e murmurou meia dúzia de palavras que mudariam o destino dele e de milhares de outras pessoas:
_Bem, Piludo.... alguém fez.

Logo, existia alguém que fazia árvores crescerem, água cair do céu, rios subirem e tudo mais quanto achassem crível os homens que pouco percebiam do mundo. Alguém mais poderoso que os poderosos, alguém a quem os poderosos estivessem subjulgados, enfim alguém que alimentasse a esperança de dias melhores.

Em alguns lugares, a crença que em outros derrubou a força dos poderosos pela união dos impotentes, foi instituída e se tornou uma das principais muletas do regime. O passo seguinte foi a adaptação da crença à realidade da comunidade, assim muitos credos se uniram aos cultos o que tornou cada vez mais completas suas instruções sobre como a "tal vida" deveria ser.

Estava ali, o arcabouço da religião, coisa sedutora demais para ser ignorada, tanto para o jóvem processador biológico ávido por instruções, quanto para o ser social que queria cruzar e ter segurança.

Desde então, religião é um conjunto de idéias fortes o suficiente para manter um grupo de semelhantes sob suas instruções.
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 16:59:11 por Tarcísio »

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #27 Online: 09 de Julho de 2007, 08:22:31 »
Não é a crença em deuses ou qualquer ser sobrenatural que distigue religião. Por exemplo, Epicuro falava em deuses como se realmente existissem, mas dizendo que eles são indiferentes em relação aos humanos e por isso não há qualquer benefício em prestar culto. E existem religiões ateias, como o Budismo e Jainismo, ou que pelo menos são indiferentes em relação à existência de deuses.

Nem tão pouco a práctica de rituais e uso de símbolos definem religião. Nós todos temos os nossos rituais, praticando-os desde que acordamos, e qualquer civilização tem os seus símbolos, nem que seja num alfabeto, mas também em bandeiras, ícones e nós no fórum temos avatares (e "avatar" é um termo hindu, que se refere a um tipo de reencarnação). É necessário usar o adjectivo "religioso" para indicar a natureza de um ritual ou símbolo.

Nem sequer as superstições e dogmas definem religião.  Há ateus dogmáticos anti-religiosos e pode-se acreditar em idiotices sem que sejam encaradas como uma religião, como os mitos urbanos.

O que define a religião é a noção de sagrado. A crença num deus não é uma religião se não for sagrado. Um pedaço de terra só tem conotação religiosa se for sagrada. Mesmo que acreditem que existem vampiros e zombies na terra (que são superstições) não quer dizer que são religiosos. Um símbolo só é religioso se for sagrado. Um livro só é religioso se for sagrado. Um ritual só é religioso se for sagrado. Um desporto é religioso se for sagrado (por exemplo no futebol isso acontece; até cá em Portugal adeptos chamam à sua equipe de O Glorioso - mesmo que não vença -, o estádio é A Catedral e o presidente de um clube é o Bispo).
Se o que é sagrado for uma personalidade (real ou fantasiosa), chama-se ídolo. Já vi uma criança a colar-se ao chão, chorando, berrando com a face toda vermelha e batendo nos pais porque queria ver o Nodi. O Elvis é um ídolo de algumas pessoas nos Estados Unidos, que até fazem santuários com fotografias e velas. Mulheres gritam e desejam perder a sua virgindade (pureza) com os seus ídolos (puros). Os zelotas fazem proseletismo daquilo que usam, como algo puro e que todas as outras alternativas são impuras.

O sagrado é o absoluto: a Pureza, o Caminho, a Luz, a Verdade, o Messias, o Deus, é Ele, é o Tal. Basta fazer referência ao sagrado como a autoridade que acaba com discussões entre os membros. Não penso que a religião seja a busca da verdade, mas sim a busca para atingir a Verdade. Quem busca a verdade, reconhece o desconhecido.

:)
Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #28 Online: 09 de Julho de 2007, 09:39:17 »
O sagrado é apenas uma das propriedades adquiridas pelo ideário que conceituei. A função do sagrado é tornar o ideário mais duro, menos sucetível a destruição por argumento ou experiências. Muito embora seja característica de alguns, não acho que seja de todas.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 09 de Julho de 2007, 09:40:57 »
O sagrado é apenas uma das propriedades adquiridas pelo ideário que conceituei. A função do sagrado é tornar o ideário mais duro, menos sucetível a destruição por argumento ou experiências. Muito embora seja característica de alguns, não acho que seja de todas.

Essa definição parece mais adequada para tabu ou dogma do que para sagrado.  Na minha concepção sagrado é aquilo que inspira e motiva atos que busquem à transcendência, superação, criação de algo novo e válido.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #30 Online: 09 de Julho de 2007, 10:22:46 »
Onde defini sagrado? Dei a função dele, a de ser inviolável. Agora dizer que sagrado significa superação, criação, busca... pra mim isso não tem nada a ver com sagrado e não achei lugar algum que concordasse com você.

Vejam! A árvore sagrada!

Seguidores da árvore sagrada eu vos questiono!

A característica sagrada da árvore indica quê:

a)Ela é transcendente.
b)Ela inspira superação.
c)Ela motiva a criação de algo novo.
d)Ela deve ser respeitada.

VALENDO UM MILION DE REALES. Qual é a resposta certa?

APODman

• Visitante
« Resposta #31 Online: 09 de Julho de 2007, 10:26:51 »
Onde defini sagrado? Dei a função dele, a de ser inviolável. Agora dizer que sagrado significa superação, criação, busca.... pra mim isso não tem nada a ver com sagrado e não achei lugar algum que concordasse com você.

Vejam! A árvore sagrada!

a)Ela é transcendente.
b)Ela inspira superação.

Herege, todos sabemos que o Bulê de Chá Gigante é o único ser sagrado !

Vou criar arbitrariamente definições mais poderosas que as suas e vc terá que se render a esta verdade !

[ ]´s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #32 Online: 09 de Julho de 2007, 10:28:59 »
Onde defini sagrado? Dei a função dele, a de ser inviolável.

Eu entendi como uma definição: "sagrado é o elemento inviolável de um ideário".

Agora dizer que sagrado significa superação, criação, busca.... pra mim isso não tem nada a ver com sagrado e não achei lugar algum que concordasse com você.

Vejam! A árvore sagrada!

a)Ela é transcendente.
b)Ela inspira superação.

Pode dizer, Tarcísio, eu aguento: você REALMENTE não quer seguir à risca cada desejo e preferência meus, não é verdade?

Por essas e outras que desisti de ser o ditador benevolente tirânico da humanidade... :(

Falando sério, a minha experiência em ambientes religiosos mostra que a função do sagrado é essa que descrevi.  Se você discorda, paciência... vou tentar sobreviver.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #33 Online: 09 de Julho de 2007, 10:51:34 »
Além de sagrado tem o termo numinoso:

O sentimento numinoso é um estado afetivo específico provocado pelo objeto
numinoso. O numem é o que emerge da idéia do sagrado enquanto elemento não apreendido
por conceitos racionais mas por determinado sentimento. Segundo OTTO (1992, p. 15): “Falo de
uma categoria numinosa como de uma categoria especial de interpretação e de avaliação e, da
mesma maneira, de um estado de alma numinoso que se manifesta quando esta categoria se
aplica, isto é, sempre que um objecto se concebe como numinoso. Esta categoria é
absolutamente sui generis; como todo o dado originário e fundamental, é objecto não de
definição no sentido estrito da palavra, mas somente do exame.”

http://www.geog.ufpr.br/geografiadareligiao/arquivos/o_sagrado_e_a_religiao.pdf

Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #34 Online: 09 de Julho de 2007, 11:34:25 »
Herege, todos sabemos que o Bulê de Chá Gigante é o único ser sagrado !

Vou criar arbitrariamente definições mais poderosas que as suas e vc terá que se render a esta verdade !

[ ]´s
Jamais! A Árvore sagrada tem seu começo e fim em si mesma, enquanto o Bulê de Chá Gigante é um dependente de Ervas de Chá Gigante, de Colhedoras Gigantes de Ervas Gigantes de Chá para Bulês Gigantes, de Toras de Lenha Gigantes, de Colhedores Gigantes de To....

....toras? Que crença mais subversiva! Que todos os seus proselitos queimem nas fogue....

.... humm....

.... que todos eles se afoguem!

Pode dizer, Tarcísio, eu aguento: você REALMENTE não quer seguir à risca cada desejo e preferência meus, não é verdade?

Por essas e outras que desisti de ser o ditador benevolente tirânico da humanidade.... :(

Falando sério, a minha experiência em ambientes religiosos mostra que a função do sagrado é essa que descrevi.  Se você discorda, paciência.... vou tentar sobreviver.

Poxa desculpa Luis, :/

numinoso. O numem é o que emerge da idéia do sagrado enquanto elemento não apreendido
por conceitos racionais mas por determinado sentimento. Segundo OTTO (1992, p. 15): “Falo de
uma categoria numinosa como de uma categoria especial de interpretação e de avaliação e, da
mesma maneira, de um estado de alma numinoso que se manifesta quando esta categoria se
aplica, isto é, sempre que um objecto se concebe como numinoso. Esta categoria é
absolutamente sui generis; como todo o dado originário e fundamental, é objecto não de

Achei só coisa de Jung, tem outra fonte sobre isso ai???
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 11:40:53 por Tarcísio »

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #35 Online: 10 de Julho de 2007, 23:52:32 »
A origem da crença divina se resume a uma visão antropocêntrica.

As pessoas definem que o mais importante para sua vida como sua família e seus amigos, ou seja, outros seres humanos.
Nada mais justo que atribuir as perguntas fundamentais como "porque existimos" ou "porque estamos aqui" a uma outra pessoa. Como não podemos ver nem tocar, então torna os tais humanos mestres de tudo infalseáveis.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #36 Online: 11 de Julho de 2007, 00:02:42 »

Por que me pede desculpas?  É você que está prejudicado, não eu.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #37 Online: 11 de Julho de 2007, 00:06:50 »
Citação de: Luis
Por essas e outras que desisti de ser o ditador benevolente tirânico da humanidade...

Por que me pede desculpas?  É você que está prejudicado, não eu.

Ótima :D

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #38 Online: 11 de Julho de 2007, 00:08:29 »
Eu achei fraca, mas fazer o que?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #39 Online: 11 de Julho de 2007, 00:15:17 »
:hein:

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #40 Online: 11 de Julho de 2007, 10:15:32 »

Achei só coisa de Jung, tem outra fonte sobre isso ai???
Pode parecer pois Jung pesquisa o simbólico, e religião é só simbolismo, o numinoso é o sentimento do sagrado. Não é necessário outra fonte, eu quis contribuir com essa informação que é muito recorrente nos textos de ciência da religião.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!