Autor Tópico: 15% dos universitários nunca leram um livro  (Lida 6568 vezes)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
Re: 15% dos universitários nunca leram um livro
« Resposta #75 Online: 12 de Julho de 2007, 20:12:53 »
Por 1800 reais? Com que configurações mais ou menos?

O meu, que comprei há 3 meses atrás, tem essa configuração:

Celeron M 410
256MB Memória
40GB HD
Rede sem fio
Gravador de CD/Leitor de DVD
Tela de 14" wide (cabe dentro de um fichário)
Bateria de 4 células (1:50min aprox.)

Isso por 1699, no Ponto Frio, parcelado sem juros.

Hoje em dia tem uns até mais baratos, dá uma olhada no site das americanas:

http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/eacom.woa/wa/group?sorting=Pre%26ccedil%3Bo&grpId=1197

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #76 Online: 12 de Julho de 2007, 20:21:57 »
Os meus vão para o sebo só quando eu quero trocar por outros. Mas eles são muito muquiranas, da última vez que fui em um sebo para trocar eu dei 12 livros e mais 10 reais por um Physical Chemistry do P.W. Atkins...

É que o interesse é seu e não deles. Para eles, penso, muitos negócios são verdadeiros prejuízo. Numa seção de livros de gramática, por exemplo, você encontra 10 livros iguais, todos didáticos e todos desatualizados. Quem vai querer isses livros? Aí fica anos lá...

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #77 Online: 12 de Julho de 2007, 20:25:49 »
Por 1800 reais? Com que configurações mais ou menos?
O meu, que comprei há 3 meses atrás, tem essa configuração:

Celeron M 410
256MB Memória
40GB HD
Rede sem fio
Gravador de CD/Leitor de DVD
Tela de 14" wide (cabe dentro de um fichário)
Bateria de 4 células (1:50min aprox.)

Isso por 1699, no Ponto Frio, parcelado sem juros.

Hoje em dia tem uns até mais baratos, dá uma olhada no site das americanas:

http://www.americanas.com.br/cgi-bin/WebObjects/eacom.woa/wa/group?sorting=Pre%26ccedil%3Bo&grpId=1197

Meu desktop tem 2 anos e comprei por quase 2 000 reais e a única coisa que ele tem de melhor que esse notebook é o espaço no HD, de 80 GB. Se bem que hoje em dia vale mais a pena ter um gravador de DVD do que memória...

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #78 Online: 13 de Julho de 2007, 21:26:38 »
Quanto custa um palm? (sério, não entendo dessas coisas)

Quantos livros vocês possuem em casa? Acho que eu tenho uns 60.
O meu é o PALM Tungsten E. Os smartfones têm tela muito pequena, fica ruim para ler. O que parece ser muito melhor é o iPhone, mas até ficar acessível demora um pouco.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #79 Online: 13 de Julho de 2007, 22:21:38 »

:hihi: O meu orgulho são meus livros, atualmente mais de 300. :clap:

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #80 Online: 14 de Julho de 2007, 06:59:11 »

O meu é o PALM Tungsten E. Os smartfones têm tela muito pequena, fica ruim para ler. O que parece ser muito melhor é o iPhone, mas até ficar acessível demora um pouco.

Pra ler livros o melhor na minha opinião seria um UMPC...

ou um OLPC (laptop de 100 dólares)

Ou o Sony e-book reader:

O UMPC seria melhor porque é o mais poderoso, além de ler livros é um PC completo e um tablet.

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #81 Online: 14 de Julho de 2007, 19:15:25 »
Duas reportagens da Folha Online sobre o assunto...

---------------------------------------

08/07/2007 - 10h33
Universitários acham que seus cursos exigem pouco

Os universitários brasileiros, na maioria das áreas, lêem menos de dois livros por ano, informam-se principalmente pela televisão, não falam inglês e consideram que o curso poderia ter exigido mais deles, de acordo com reportagem (íntegra disponível só para assinantes) publicada na edição deste domingo da Folha.

De acordo com o texto, o quadro é resultado da análise dos questionários socioeconômicos dos formandos que participaram do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). No total, 48 carreiras foram avaliadas. Em 29 delas, os formandos se mostraram insatisfeitos com o nível de exigência dos cursos.

"Pelos questionários, é possível avaliar também em que cursos os alunos mais se dedicam. Os futuros médicos são, disparados, os que mais estudam além do horário das aulas, com 41% gastando mais de oito horas semanais com a atividade. A carga de estudos puxada diminui o tempo livre dos alunos para lerem outros livros que não façam parte dos exigidos pelo curso. É da medicina o maior percentual de estudantes que leram apenas dois, um ou nenhum livro no ano (66%)", afirma a Folha.

Pelos questionários, o curso de formação de professores teve mais alunos autodeclarados negros e os de engenharia e os da área médica, menos.

Os curso de formação de professores também têm maior proporção de alunos de baixa renda. No outro extremo, estão as engenharias e os cursos das áreas médicas --acrescidos de computação e arquitetura.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u310330.shtml

---------------------------------------

08/07/2007 - 10h35
"Quem lê mais busca curso de humanas"

O maior índice de leitura extracurricular, de acordo com os dados do questionário do Enade, aparece principalmente nos cursos da área de humanas, como filosofia, teatro, ciências sociais, letras e história.

"Quem já tem uma carga de leitura maior na adolescência tende a procurar cursos da área de humanas", afirma Miguel Roberto Jorge, coordenador do curso de medicina da Unifesp. É da medicina o maior percentual de estudantes que leram apenas dois, um ou nenhum livro no ano (66%).

Thiago Sartori, 24, faz o quinto ano de medicina na USP. Ele afirma que costumava ler mais antes do vestibular. À medida que a prova foi chegando, ele começou a se concentrar mais na lista de leituras cobradas no exame. "Li mais Graciliano Ramos e Machado de Assis, que eram obrigatórios."

Hoje, diz que não sobra tempo para outra coisa que não seja medicina, por conta da carga horária do curso. Nos últimos seis meses, o estudante afirma que leu três livros além dos relacionados à profissão. Entre eles, publicações sobre história e títulos como "Pai Rico, Pai Pobre", de Robert Kiyosaki.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u310332.shtml

Offline Stéfano

• Nível 34
  • *
    • Hepcentro
« Resposta #82 Online: 15 de Julho de 2007, 09:17:14 »
É da medicina o maior percentual de estudantes que leram apenas dois, um ou nenhum livro no ano (66%).
Durante a faculdade só li um ou dois livros não técnicos mesmo.
"Alternative and mainstream Medicine are not simply different methods of treating ilness. They are basically incompatible views of reality and how the material world works." Arnold S. Relman

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!