Autor Tópico: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'  (Lida 2639 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Online: 09 de Julho de 2007, 19:57:29 »
Vaticano definirá Igreja Católica como 'única de Cristo'

09/07 - 16:18 - BBC Brasil

O Vaticano deve divulgar nesta terça-feira um documento que define a Igreja Católica como a única igreja de Cristo.
O texto da Congregação para a Doutrina da Fé, responsável por promover e tutelar a doutrina da fé e a moral no mundo católico, deve esclarecer uma frase do documento Iumem Gentium ("A luz das nações", sobre a missão universal da Igreja), do Concílio Vaticano 2º, dizendo que a única Igreja de Cristo "subsiste" na Igreja Católica.

Durante o Concílio, uma reunião de bispos e cardeais realizada entre 1962 e 1965, a Igreja adotou mudanças, como a realização de missas nos idiomas modernos, e afirmou o respeito aos não-católicos.

Último Segundo

Tarcísio

• Visitante
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #1 Online: 09 de Julho de 2007, 20:24:09 »
Demorou pra fazer isso. Decisão mais acertada não há.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #2 Online: 09 de Julho de 2007, 20:24:34 »
Lá se vai o avanço no diálogo com cristãos ortodoxos, anglicanos e outros... mas pelo menos estão assumindo o que pensam.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #3 Online: 09 de Julho de 2007, 20:49:40 »
Não digo todos, mas muitos cultos novos usam da imagem de Jesus como a de uma prostituta que se vende barato. Não acho certo equiparar-se uma fé milenar e universal por definição à fé que rifa Jesus.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2007, 20:50:04 »
Monopólio de Cristo...

Cobrarão Royalties????

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #5 Online: 09 de Julho de 2007, 20:54:53 »
Monopólio de Cristo....

Cobrarão Royalties????

Ué, já não está em domínio público?
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #6 Online: 09 de Julho de 2007, 21:01:06 »
Em 2 ou 3 anos de papado do Bento 16, a ingreja católica retrocedeu algumas décadas ou quem sabe séculos.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2007, 21:05:23 »
Já está acertada a volta da missa em latim , numa concessão aos fundamentalistas tipo Lefebvre.
O pior é que circula o boato de que restaurariam na missa a prece pela conversão dos judeus , retirada após o concílio Vaticano II :nojo:
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 09 de Julho de 2007, 21:10:58 »
 :demente:

ps: JC não era teoricamente judeu???

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 09 de Julho de 2007, 21:39:15 »
:demente:

ps: JC não era teoricamente judeu???

Teoricamente não... Jesus, se exisitu de fato, foi judeu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2007, 07:27:03 »
Não digo todos, mas muitos cultos novos usam da imagem de Jesus como a de uma prostituta que se vende barato. Não acho certo equiparar-se uma fé milenar e universal por definição à fé que rifa Jesus.

Se o Vaticano por acaso for uma Igreja mais sólida e competente do que alguma outra, isso deveria ser evidenciado pela sua prática.  Um decreto dogmático não tem esse poder, e de fato é um tanto patético que se dêem ao trabalho de tentar.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2007, 09:27:26 »
A religião justifica a si mesma e se adaptar aos moldes amorfos da modernidade é algo que deve ser evitado para que não perca credibilidade. Por isso não concordo que deva ser evidenciada sua "soberania" pela prática e eficiência, ambas as idéias se relacionariam ao "mercado" da fé e não na crença por si mesma.

Faço uma igreja cristã do sexo e maria madalena, garanto milhares de fiéis em poucos anos... talvez eu dominasse o mercado da fé em poucas décadas... seria minha religião sólida e competente? Claro que sim, mas apenas ao que me propuser e não a todo o ideário da igreja.

O decreto dogmático tem o poder de expor a opnião da igreja, não é patético, mas um aviso claro a nação cristã, eu sou o verdadeiro, o resto é enganação.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #12 Online: 10 de Julho de 2007, 12:36:05 »
Se Bento de XVI é mesmo o sucessor de Pedro, é ele quem tem autoridade sobre as palavras de Cristo, e não as milhares de seitas cristãs espalhadas por aí. Logo, só a sua Igreja é legítima. Pra mim é totalmente coerente.

Agora, em relação a política, talvez o preço a ser pago não seja muito bom.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #13 Online: 10 de Julho de 2007, 16:10:37 »
Se Bento de XVI é mesmo o sucessor de Pedro, é ele quem tem autoridade sobre as palavras de Cristo, e não as milhares de seitas cristãs espalhadas por aí. Logo, só a sua Igreja é legítima. Pra mim é totalmente coerente.

Agora, em relação a política, talvez o preço a ser pago não seja muito bom.
:ok: Concordo

Mas não precisava de nenhum decreto, é bem óbvio que qualquer religião se entitule a única verdadeira.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #14 Online: 10 de Julho de 2007, 18:15:35 »
Pois é, ficou com cara de provocação.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #15 Online: 10 de Julho de 2007, 21:42:52 »
A religião justifica a si mesma e se adaptar aos moldes amorfos da modernidade é algo que deve ser evitado para que não perca credibilidade.

Cê consegue conter o riso o bastante para escrever isso?  Fico impressionado com seu auto-controle.

Por isso não concordo que deva ser evidenciada sua "soberania" pela prática e eficiência, ambas as idéias se relacionariam ao "mercado" da fé e não na crença por si mesma.

Mercado?  Acho que você não entendeu o que eu disse.

Faço uma igreja cristã do sexo e maria madalena, garanto milhares de fiéis em poucos anos.... talvez eu dominasse o mercado da fé em poucas décadas.... seria minha religião sólida e competente? Claro que sim, mas apenas ao que me propuser e não a todo o ideário da igreja.

Uma Igreja tem de prestar contas à realidade dos fatos para ter algum valor.  Além disso, qual seria a origem desse ideário da igreja a que você se refere?

O decreto dogmático tem o poder de expor a opinião da igreja, não é patético, mas um aviso claro a nação cristã, eu sou o verdadeiro, o resto é enganação.

POR ISSO é patético, uai... uma Igreja verdadeira não deveria ter necessidade de bravatas vazias.  Medo de mudanças mostra falta de fé nos praticantes.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #16 Online: 10 de Julho de 2007, 21:45:58 »
Mas não precisava de nenhum decreto, é bem óbvio que qualquer religião se entitule a única verdadeira.

Nops! No way!  Nada a ver! Pelo contrário, é algo bastante exótico. 

Muitas religiões são um tanto etnocêntricas e portanto implicitamente (pelo menos) reconhece a legitimidade de outras religiões "lá fora"; outras tantas são sincréticas (e desde tempos bem remotos) e portanto consideram PELO MENOS as suas inspirações como verdadeiras. 

Até mesmo o Islã e o Cristianismo, que estão perto de ser as únicas com essa atitude de "sou a única verdadeira" fora do universo das doideiras de hospício, reconhecem algum grau de legitimidade ao Judaísmo (e no caso do Islã, ao Cristianismo).
« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 21:53:01 por Luis Dantas »

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #17 Online: 10 de Julho de 2007, 21:47:21 »
Otimo então eu só preciso criticar a igreja católica quando quiser falar mal de Cristo agora.
Já tem dono.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #18 Online: 10 de Julho de 2007, 21:50:31 »
Até mesmo o Islã e o Cristianismo, que estão perto de ser as únicas com essa atitude de "sou a única verdadeira" fora do universos das doideiras de hospício, reconhecem algum grau de legitimidade ao Judaísmo (e no caso do Islã, ao Cristianismo).

Realmente eu já li muitos livros arabes antes de 11/09 que falavam sobre os Nazarenos (cristãos).
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #19 Online: 10 de Julho de 2007, 23:38:46 »
Eu faço o que posso :D

Uma Igreja tem de prestar contas à realidade dos fatos para ter algum valor.

Essas projeções que você adora, me arrebentam. Como posso tornar falsa essa afirmação?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 10 de Julho de 2007, 23:57:06 »
Se eu entendesse o que sua pergunta significa, podia tentar responder.  Porém não é esse o caso.

Há alguma relação entre sua pergunta e o trecho que você citou?  Qual?  O que sua pergunta quer dizer afinal de contas?

Tarcísio

• Visitante
« Resposta #21 Online: 11 de Julho de 2007, 00:05:00 »
Como posso te provar que uma Igreja não tem de prestar contas à realidade dos fatos para ter algum valor?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #22 Online: 11 de Julho de 2007, 00:07:30 »
Como posso te provar que uma Igreja não tem de prestar contas à realidade dos fatos para ter algum valor?

Não creio que possa. 

Até porque a premissa já é contraditória; uma igreja inútil (=desconectada da realidade) não tem valor.  Ou pior.

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #23 Online: 11 de Julho de 2007, 00:09:04 »
Eu ainda acho que estas ações do papa vão fazer a igrejar perder fiéis e criar/manter os mais fanáticos.

É um processo totalmente voltado para fundamentalização do pensamento cristão.
- Pablo Picasso

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #24 Online: 11 de Julho de 2007, 00:10:33 »
Eu ainda acho que estas ações do papa vão fazer a igrejar perder fiéis e criar manter os mais fanáticos.

É um processo totalmente voltado para fundamentalização do pensamento cristão.

Concordo. 

Aparentemente alguns pensam que isso é algum tipo de conquista (inclusive, suponho, o próprio Ratzinger).

O que não pode ser considerado nada melhor do que miopia grave.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!