Autor Tópico: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'  (Lida 2640 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Porto

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2007, 00:53:16 »
Não tenho como confirmada esta afirmação, mas lembro-me dele ter se referido a aumentar a qualidade dos católicos. Não consegui achar no google, mas deve ser porque eu não consegui estruturar uma pesquisa eficiente.

(Como sempre, essa minha assinatura é o maximo)
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Vito

  • Webmaster
  • Nível 37
  • *
  • Mensagens: 3.554
  • Sexo: Masculino
    • Realidade
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2007, 01:02:54 »
Declarou como Igreja Católica é único de Cristo, mas outro lado os protestantes? Aposto vão ficar ofendidos.

Offline Porto

  • Nível 12
  • *
  • Mensagens: 238
  • Sexo: Masculino
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #27 Online: 11 de Julho de 2007, 01:52:04 »
E os mormons?
Que além de basearem sua fé em cristo ainda dizem que ele depois de ressucitado foi aos estados unidos e de visita a super civilização que existia lá (que não aparece em nenhum sitio arqueológico) para apresentar a religião assim como novos ensimamentos.
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

APODman

  • Visitante
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #28 Online: 11 de Julho de 2007, 11:01:00 »
Bento XVI tem prazer em desfazer conquistas de João Paulo II como no campo do ecumenismo.

Este Papa é uma besta além de parecer ser A Besta !


O texto polêmico, na íntegra:

"Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a Igreja"
- http://www.agencia.ecclesia.pt/noticia_all.asp?noticiaid=48596&seccaoid=9&tipoid=32



Citar
Para Vaticano, protestantes não são igreja

Documento da Santa Sé reafirma Igreja Católica como única verdadeira e revolta clérigos de outras religiões cristãs

Publicação que pretende "esclarecer" questões que datam do Concílio Vaticano 2º declara ainda que Igreja Ortodoxa tem "lacunas"

FÁBIO CHIOSSI
FLÁVIA MARREIRO
DA REDAÇÃO

O Vaticano tornou público ontem um documento chamado "Respostas a questões relativas a alguns aspectos da doutrina sobre a igreja", no qual reafirma o dogma de que a Igreja Católica é a verdadeira e única igreja de Cristo e declara que as igrejas protestantes não podem ser chamadas de igrejas.
O documento gerou protestos entre vários clérigos cristãos, que o qualificaram de ofensivo e danoso ao diálogo ecumênico.

Elaborado pela Congregação para a Doutrina da Fé e ratificado pelo papa Bento 16, o texto, em forma de cinco questões e suas respectivas respostas, pretende "dar com clareza a genuína interpretação de algumas afirmações" sobre a natureza da Igreja Católica originadas do Concílio Vaticano 2º (1962-65). Convocado pelo papa João 23, o Vaticano 2º é visto por seus defensores como um movimento que modernizou os ritos e concepções da Igreja Católica e por seus críticos como um concílio que em parte descaracterizou o catolicismo.

As "Respostas...." afirmam que o concílio não quis modificar a "precedente doutrina sobre a igreja". O texto declara então, a título de esclarecer dúvidas, que as diversas igrejas nacionais ortodoxas podem efetivamente ser chamadas de igrejas, dado que mantêm entre seus ritos a eucaristia e a ordenação de sacerdotes. Assim, "instrumentos de santificação" estão presentes também nelas.
A Igreja Ortodoxa é aquela formada pelos cristãos do Leste Europeu, do Egito e da Ásia e que nasceu de um cisma entre as dioceses de Roma e de Constantinopla, em 1054. Porém, segue o texto, essas igrejas ortodoxas carecem da ligação com a católica -a verdadeira igreja de Cristo -e, portanto, são "lacunosas".

Segundo o site "Catholic News Service", o documento afirma, nessa passagem, que "os elementos de santificação que existem fora da estrutura da Igreja Católica podem ser usados como instrumentos de salvação, mas o valor deles deriva da "plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja Católica'".
Já sobre algumas outras comunidades cristãs, como as igrejas protestantes, entre as quais a luterana e a calvinista, nascidas no século 16 da Reforma dentro do catolicismo, as "Repostas...." atestam que não podem ser consideradas igrejas, dado que não contemplam o sacerdócio e não adotam a eucaristia, que simboliza a comunhão com Cristo.

Longa discussão

Segundo o "Catholic News Service", o documento publicado ontem encerra uma longa discussão teológica sobre o que de fato se quis dizer quando, no Vaticano 2º, chegou-se á conclusão, registrada na constituição dogmática "Lumen gentium", promulgada pelo papa Paulo 6º, que Cristo "subsiste na Igreja Católica", mas que há elementos de "santificação e verdade" fora dela.

Uma discussão relacionada veio a público em 2000, quando a Congregação para a Doutrina da Fé, então chefiada pelo cardeal Joseph Ratzinger, o atual Bento 16, afirmou, na declaração "Dominus Iesus", que o termo "igrejas irmãs" estava sendo usado de forma equivocada no diálogo ecumênico.
Ainda segundo o "Catholic News", o texto publicado ontem procurou afastar a idéia de que a igreja de Cristo é a soma de todas as igrejas e comunidades eclesiásticas ou algo que só existe como um objetivo futuro. Ela é, de acordo com a Igreja Católica, a própria Igreja Católica. É nela que Cristo está, e os "elementos de santificação" fora dela originam-se verdadeiramente dela.

A grande portadora

Segundo o padre Augustine di Noia, subsecretário da Congregação para a Doutrina da Fé e que foi ouvido pelo "Catholic News", "a igreja não está voltando atrás no seu compromisso ecumênico. Mas (....) é fundamental para qualquer diálogo que os participantes tenham clareza sobre sua identidade".
O professor Francisco Borba Ribeiro Neto, coordenador de projetos do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP, concorda com o dominicano Di Noia: "Se acharem que esse documento é um ataque ao ecumenismo, o Vaticano estará sendo mal interpretado. Ele é apenas uma explicitação, para precisar bem os termos do diálogo ecumênico. Não significa uma diminuição das outras denominações". Ribeiro Neto diz ainda que "é constitutivo da Igreja Católica se autodenominar a grande portadora da mensagem de Jesus Cristo. Qualquer afirmação fora disso é falsa diplomacia".

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1107200711.htm


Citar
Texto é hostil, diz líder que viu papa em SP

DA REDAÇÃO

Líderes das igrejas ortodoxas e protestantes criticaram ontem o documento divulgado pela Congregação para a Doutrina da Fé, afirmando que o texto representa um obstáculo ao avanço do diálogo ecumênico e inter-religioso.

"É um texto hostil ao ecumenismo, porque considera "parciais" as igrejas não-católicas", diz o reverendo Manoel de Souza Miranda, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil.
Miranda esteve entre os líderes religiosos recebidos pelo papa Bento 16 em São Paulo em maio. A brevidade do encontro, diz ele, foi reveladora da importância dada pelo pontífice à questão. "O papa não nos dedicou mais do que 15 minutos." O reverendo crê que, apesar do "constrangimento" causado pelo texto, a Igreja Católica no Brasil continuará empenhada no ecumenismo, "um caminho irreversível", independentemente das opiniões do Vaticano.

"É um grande passo para trás na relação da igreja com as outras comunidades cristãs", disse ao jornal "Coriere della Sera" o presidente da Federação das Igrejas Evangélicas da Itália, Domenico Maselli.
Para o bispo Christopher Epting, responsável pelo comitê de relações ecumênicas e inter-religiosas da Igreja Episcopal dos EUA, o texto não traz novidade, mas mostra que o diálogo não avança: "Para nós, como anglicanos, não há novidade. Estamos neste diálogo há 40 anos, mas seguimos discordando desta posição".

Já o metropolita Kirill, da Igreja Ortodoxa Russa, disse que "o princípio de unidade reivindicado pela Igreja Católica vale plenamente também para a Igreja Ortodoxa, que é herdeira direta da antiga igreja unida".


fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1107200712.htm


[ ]´s

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #29 Online: 11 de Julho de 2007, 13:47:24 »
Muito "joia" este papa :)
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Spitfire

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 7.530
  • Sexo: Masculino
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #30 Online: 11 de Julho de 2007, 14:17:03 »
A ICAR é só um franchising de Jesus.... assim como todas as demais, nem mais e nem menos.

Gostaria de ver o contrato firmado (e assinado) com o proprietário da marca.  :hihi:


Obvio que isto trata-se apenas de uma jogada para a torcida (no caso os fiéis).... eles, ICAR, sabem muito bem que isto terá nenhum valor para os concorrentes.  :wink:
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 14:19:36 por Spitfire »

Offline Pégasus

  • Nível 04
  • *
  • Mensagens: 47
  • Quem sou, aonde vou?
Re: Vaticano definirá Igreja Católica como a 'Única de Cristo'
« Resposta #31 Online: 11 de Julho de 2007, 15:02:46 »
A intolerância que leva a conflitos começa assim, com uma certa "distinção".
"Quando o ser humano nasce, ele sente falta dos pais. Quando ele cresce, sente a falta de Deus." (Usuário teísta do Orkut)

Offline Eduardo Vanderlei

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 357
  • Sexo: Masculino
Para publica documento onde afirma que a única igreja "certa" é a ICAR
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 22:02:31 »
Alguém tomou conhecimento?

    Eu acho que essa atitude do papa é um reflexo do que vi aqui perto de casa domingo passado: próximo à minha casa, há duas igrejas: uma católica e uma protestante-batista-não-sei-o-que-das-quantas. Na frente da igreja de crentes, os dois lados da rua ocupados por um sem-número de carros. Em frente da católica, ninguém.
    Os católicos perderam muito mercado para os crentes, provavelmente pelo modo diferenciado como os crentes abordam os clientes, ops, fiéis. Eles associam a crença em gezuis (por intermédio deles) à conquista de bens materiais, enquanto que os católicos falam em "recompensa" apenas para o pós-morte.
    Quanto ao documento publicado pelo papa, gostaria de saber se tem carimbo e assinatura de gezuis reconhecida em cartório  :?
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline Luis Dantas

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 15.195
  • Sexo: Masculino
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Para publica documento onde afirma que a única igreja "certa" é a ICAR
« Resposta #33 Online: 12 de Julho de 2007, 22:29:17 »
Há outro tópico a respeito:

../forum/topic=12061.0.html

No futuro próximo os dois serão unidos.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Eduardo Vanderlei

  • Nível 15
  • *
  • Mensagens: 357
  • Sexo: Masculino
Re: Para publica documento onde afirma que a única igreja "certa" é a ICAR
« Resposta #34 Online: 12 de Julho de 2007, 22:32:22 »
 :ok:
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!