Autor Tópico: Emmanuel fala latim?  (Lida 5179 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Emmanuel fala latim?
« Resposta #25 Online: 11 de Julho de 2007, 23:32:30 »
Tópicos como este me fazem pensar na clássica expressão "surrar cachorro morto".

É muita sofisticação de análise para um fenômeno e movimento que se destacam exatamente para "toscolice".  Fica parecendo que há algum tipo de dúvida significativa ou outro bom motivo para analisar a mediunidade, quando na prática isso é simples exagero de análise.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #26 Online: 11 de Julho de 2007, 23:43:48 »
Perfeito!  :ok:
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #27 Online: 12 de Julho de 2007, 00:37:42 »
Perfeito!  :ok:
Tá se deixando influenciar pela autoridade.
=P
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #28 Online: 12 de Julho de 2007, 00:43:41 »
 :hein:

Mas não discuto, em matéria de apontar inconsistências por parte do espiritismo e seus adeptos o Dantas, em mais de uma ocasião, já deixou bem claro que é "otoridade".
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 00:53:15 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #29 Online: 12 de Julho de 2007, 01:16:33 »
Eu tenho carga horária, só isso.

Bom, motivação também.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

APODman

• Visitante
« Resposta #30 Online: 12 de Julho de 2007, 08:58:54 »

APODman

• Visitante
« Resposta #31 Online: 12 de Julho de 2007, 09:00:12 »
Mas se existe filtro na hora de escrever as mensagens de Emmanuel, onde está o filtro na hora que o Chico resolve psicografar em hebraico?
Eu explico....

Quando o médium psicografa na própria língua, o espírito apenas transmite as idéias e deixa ao médium escolher as palavras. Por exemplo, ele pode transmitir a idéia de uma laranja e o médium, se for americano, escreve orange, se for espanhol, naranja e se for brasileiro, laranja, etc....

Já no caso do espírito querer escrever na própria língua e esta não for a do médium, então ao invés de transmitir a idéia dos objetos ele transmite a idéia das letras. Por exemplo, uma brasileiro que não fala inglês recebe a idéia do "o", do "r", do "a"...., ou ainda a idéia da palavra inteira, que precisa só transcrever.

As segundas têm mais caracteres de autenticidade que as primeiras, mas são também mais lentas e menos utilizadas.

Um abraço.

Espíritas, tão previsíveis.

[ ]´s

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #32 Online: 12 de Julho de 2007, 11:24:44 »
Espíritas, tão previsíveis.

[ ]´s

Nossa, parece até que o Leafer colou :lol:

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #33 Online: 17 de Julho de 2007, 10:46:07 »
Mas se existe filtro na hora de escrever as mensagens de Emmanuel, onde está o filtro na hora que o Chico resolve psicografar em hebraico?
Eu explico...

Quando o médium psicografa na própria língua, o espírito apenas transmite as idéias e deixa ao médium escolher as palavras. Por exemplo, ele pode transmitir a idéia de uma laranja e o médium, se for americano, escreve orange, se for espanhol, naranja e se for brasileiro, laranja, etc...

Já no caso do espírito querer escrever na própria língua e esta não for a do médium, então ao invés de transmitir a idéia dos objetos ele transmite a idéia das letras. Por exemplo, uma brasileiro que não fala inglês recebe a idéia do "o", do "r", do "a"..., ou ainda a idéia da palavra inteira, que precisa só transcrever.

As segundas têm mais caracteres de autenticidade que as primeiras, mas são também mais lentas e menos utilizadas.
Um abraço.

Espíritos vêm com tecla SAP, você escolhe se quer traduzido? Legal!!!!!!
 :histeria:
E quem é analfabeto, não vai poder mandar mensagem do além? Só ditado.
Deve ser por isso que os Homem de Neandertal não mandam mensagens, deve ser porque  que eles não tinham inventado deuses e religiões no tempo das cavernas ainda.
 :quevedo:

"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #34 Online: 17 de Julho de 2007, 16:09:56 »

[/quote]
Quando o médium psicografa na própria língua, o espírito apenas transmite as idéias e deixa ao médium escolher as palavras. Por exemplo, ele pode transmitir a idéia de uma laranja e o médium, se for americano, escreve orange, se for espanhol, naranja e se for brasileiro, laranja, etc...
Já no caso do espírito querer escrever na própria língua e esta não for a do médium, então ao invés de transmitir a idéia dos objetos ele transmite a idéia das letras. Por exemplo, uma brasileiro que não fala inglês recebe a idéia do "o", do "r", do "a"..., ou ainda a idéia da palavra inteira, que precisa só transcrever.
[/quote]

Caro Leafar,
Desculpe mas também achei a sua explicação "ad hoc". Por que a suposta transmissão da idéia da letra demoraria mais que a transmissão da idéia do objeto? Se fosse um canal material de comunicação ainda poderíamos invocar conceitos da teoria de comunicações, como a capacidade do canal (tantos bits por segundo!!).... mas pra um médium isso faz sentido??? Outro ponto: supostamente Chico e outros médiuns não têm uma grande escolaridade (isso é sempre alardeado), mas suas psicografias usam um português muito castiço e às vezes até rebuscado, como no caso do Divaldo, cheio de palavras "difíceis". Ora, isso também não iria contra a teoria de idéias alheias ao universo cultural do médium? Afinal, um inglês mal falado é mais familiar do que um português rebuscado...
Sklogw

"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Leafar

• Nível 30
  • *
    • Convicção Espírita
« Resposta #35 Online: 17 de Julho de 2007, 19:06:24 »
Caro Leafar,
Desculpe mas também achei a sua explicação "ad hoc". Por que a suposta transmissão da idéia da letra demoraria mais que a transmissão da idéia do objeto? Se fosse um canal material de comunicação ainda poderíamos invocar conceitos da teoria de comunicações, como a capacidade do canal (tantos bits por segundo!!).... mas pra um médium isso faz sentido??? Outro ponto: supostamente Chico e outros médiuns não têm uma grande escolaridade (isso é sempre alardeado), mas suas psicografias usam um português muito castiço e às vezes até rebuscado, como no caso do Divaldo, cheio de palavras "difíceis". Ora, isso também não iria contra a teoria de idéias alheias ao universo cultural do médium? Afinal, um inglês mal falado é mais familiar do que um português rebuscado...
Sklogw
O Chico, até onde sei, quando escrevia era um médium inconsciente. Na mediunidade inconsciente, as idéias, os estilos, as palavras são do espírito. Ele também exercia mediunidade consciente, como quando participou do programa Pinga-Fogo em 1971. A toda hora ele dizia "Emmanuel pede para lembrar", "Emmanuel pede para citar", etc... Nesse caso ele ouvia e repetia as idéias, não sei se com suas próprias palavras ou com as dele. Havia inclusive alguns momentos que o Chico parecia estar repetindo alguma coisa que lhe diziam ao pé do ouvido.

Os tipos de mediunidade variam, mas o que se diz é que quanto mais instruído for o médium, mais fácil é a comunicação. O Chico podia não ser estudado, mas era letrado e é muito provável que pelo menos lia os livros que escrevia. Talvez ele fosse bastante ignorante no começo do seu trabalho lá pelos anos 30, na época do Parnaso de Além Túmulo. Mas dizer que permaneceu no mesmo estado por toda a sua vida seria desmerecê-lo por supor que ficasse estagnado.

A explicação pode até ser ad hoc. Mas infelizmente é a que tenho no momento. Talvez consiga melhores com outros espíritas.

Um abraço.
"Ide com a onda que nos arrasta; necessitamos do movimento, que é vida, ao passo que vós nos apresentais a imobilidade, que é a morte.... Queremos lançar-nos à vida, porquanto os séculos vindouros, que divisamos, têm horror à morte." (Obras Póstumas - Allan Kardec).

visite: http://conviccao-espirita.blogspot.com/2013/08/apresentacao-deste-blog.html

APODman

• Visitante
« Resposta #36 Online: 18 de Julho de 2007, 09:34:45 »
 Sobre o chico existe um glamour, uma mitificação que é muito superior aos fatos permitem.

A maioria das mensagens do chico eram de obviedades repetitivas como: "estou com saudades de vc filhinha", "aqui está tudo bem paizinho", "diga a mamãe que amo ela", muito pouco para que se possa atestar por comprovações.

Pouquissimas mensagens de Chico são detelhadas o sufiente para surpreender talvez pq pouquissimas vezes dados detalhados do fulano falecido eram repassados pelos presentes. Normalmente era apenas o nome, grau de parentesco e data de falecimento. Mas as vezes ( como uma amiga da minhã mãe fez quando visitamos Chico ) a pesso escrevia coisas a mais como motivo da morte, e o nome de outros parentes que não estavam presentes como o nome da filha do fulano morto.

Isto tudo é mis do que suficiente para construir inferências sobre as pessoas "encarnadas e desencarnadas" de modo a criar as mensagens.

[ ]´s

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!