Não sei se aqui é o melhor lugar para discutir esse assunto, caso não seja, tenham compaixão de mim.

Compaixão.
Sendo o ser humano egoísta por força maior de seus genes, o que torna possível o ato da compaixão de um ser humano para com o seu semelhante, ou até mesmo para com outros animais de espécies diferentes?
Ahm.. não se sabe se esse tipo de coisa passa geneticamente, não ainda. Enfim..
Existem pessoas que praticam compaixão sem sentir compaixão. Ajudam os outros por
puro interesse próprio, pela fama, por vaidade.. enfim. Não sei exatamente se o
ato da compaixão requer o
sentimento de compaixão.
Imagino que a compaixão como sentimento e vontade verdadeira é rara...
Seria a nossa capacidade de se colocar na situação do outro?
É.. acho que é se colocar na situação de outro, e de outro, e de outro.. e depois voltar XD (Ok, isso ficou confuso)
Poderia ser apenas mais uma forma de obter prazer(recompensa)? Assim como algumas pessoas tem prazer em comprar um sapato, o ato da compaixão também seria motivado por um ato egoísta em síntese.
Sim.. mas seria somente o ato, não o sentimento. Praticar algo que beneficia exclusivamente outra pessoa, sem que ninguém saiba, sem que você ganhe nada com isso, sem pedir nem querer nada em troca... deve acontecer, mas deve ser raro..
Essa questão da compaixão humana me deixa intrigado, quando vejo algum animal(exceto humanos) sendo maltratado, dizimado sem uma razão aparente lógica, me sinto mal, tenho vontade de ajudar e sempre que posso ajudo.
Eu também, embora ultimamente sinto o mesmo por humanos... alguns..