Autor Tópico: Compaixão  (Lida 1540 vezes)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Compaixão
« Online: 10 de Julho de 2007, 17:00:45 »
Não sei se aqui é o melhor lugar para discutir esse assunto, caso não seja, tenham compaixão de mim.
 :histeria:

Compaixão.
Sendo o ser humano egoísta por força maior de seus genes,  o que torna possível o ato da compaixão de um ser humano para com o seu semelhante, ou até mesmo para com outros animais de espécies diferentes?

Seria a nossa capacidade de se colocar na situação do outro?

Poderia ser apenas mais uma forma de obter prazer(recompensa)?  Assim como algumas pessoas tem prazer em comprar um sapato, o ato da compaixão também seria motivado por um ato egoísta em síntese.

Essa questão da compaixão humana me deixa intrigado,  quando vejo algum animal(exceto humanos) sendo maltratado, dizimado sem uma razão aparente lógica, me sinto mal, tenho vontade de ajudar e sempre que posso ajudo.

Se alguém aí puder me esclarecer melhor eu agradeço.

Grande Abraço.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Compaixão
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2007, 19:23:10 »
O ser humano é um animal social, vive em grupos e depende deles para sobreviver. Sendo assim a evolução nos fez desenvolver sentimentos que privilegiam as interações sociais, entre eles estaria a compaixão.

Luz

• Visitante
« Resposta #2 Online: 10 de Julho de 2007, 21:19:23 »
Hum... não sei se é apenas o fato de sermos um animal social, não.  :?

Lembram de um vídeo de um felino que ataca um primata e depois descobre um filhote no meio de seus pêlos? Eu não saberia outra palavra agora, que não compaixão para as atitudes daquele felino que cuidou do filhote depois. E bem, não estou muito certa, mas acho que aquele tipo de felino não é exatamente um animal social, que vive em grupo, acho mesmo que é um tipo mais isolado.

E tem muitos outros vídeos que passam constantemente nesses canais de documentários sobre esses momentos inusitados no reino animal. Talvez seja uma condição natural dos seres vivos ter compaixão, nem que seja, algumas vezes.

Há uns dias passou outro muito interessante de um hipopótamo que ataca um crocodilo para salvar um filhote de cervo que bebia água quando foi atacado. Depois de espantar o crocodilo ele volta e pega o filhote cuidadosamente com a boca. Naquele momento os cinegrafistas imaginam que vá se alimentar da presa, mas ele o carrega para fora d'água e fica algum tempo tentando colocá-lo de pé, reanimá-lo, levantando sua cabeça com a boca e esperando uma reação.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3 Online: 10 de Julho de 2007, 21:40:27 »
No caso do felino, acho que não se pode chamar isso de compaixão. Acho que é um instinto maternal mesmo. Há vários casos de cadelas que adotam gatinhos ou gatas que adotam cãezinhos como se fossem suas crias.

Luz

• Visitante
« Resposta #4 Online: 10 de Julho de 2007, 21:54:03 »
No caso do felino, acho que não se pode chamar isso de compaixão. Acho que é um instinto maternal mesmo. Há vários casos de cadelas que adotam gatinhos ou gatas que adotam cãezinhos como se fossem suas crias.

Bom, eu nem sei se era fêmea, mas é possível. Contudo, o felino também era um filhote que arriscava suas primeiras caçadas, quando se deparou com o outro filhote e aparentemente sem saber o que fazer, o adotou. Pode não ser compaixão a melhor palavra, mas simbolicamente se encaixa à situação. Acho que esse vídeo está no tópico de melhores vídeos aqui do fórum.

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #5 Online: 11 de Julho de 2007, 05:03:31 »
Não sei se aqui é o melhor lugar para discutir esse assunto, caso não seja, tenham compaixão de mim.
 :histeria:

Compaixão.
Sendo o ser humano egoísta por força maior de seus genes,  o que torna possível o ato da compaixão de um ser humano para com o seu semelhante, ou até mesmo para com outros animais de espécies diferentes?

Ahm.. não se sabe se esse tipo de coisa passa geneticamente, não ainda. Enfim..

Existem pessoas que praticam compaixão sem sentir compaixão. Ajudam os outros por puro interesse próprio, pela fama, por vaidade.. enfim. Não sei exatamente se o ato da compaixão requer o sentimento de compaixão.

Imagino que a compaixão como sentimento e vontade verdadeira é rara...

Seria a nossa capacidade de se colocar na situação do outro?

É.. acho que é se colocar na situação de outro, e de outro, e de outro.. e depois voltar XD (Ok, isso ficou confuso)

Poderia ser apenas mais uma forma de obter prazer(recompensa)?  Assim como algumas pessoas tem prazer em comprar um sapato, o ato da compaixão também seria motivado por um ato egoísta em síntese.

Sim.. mas seria somente o ato, não o sentimento. Praticar algo que beneficia exclusivamente outra pessoa, sem que ninguém saiba, sem que você ganhe nada com isso, sem pedir nem querer nada em troca... deve acontecer, mas deve ser raro..

Essa questão da compaixão humana me deixa intrigado,  quando vejo algum animal(exceto humanos) sendo maltratado, dizimado sem uma razão aparente lógica, me sinto mal, tenho vontade de ajudar e sempre que posso ajudo.

Eu também, embora ultimamente sinto o mesmo por humanos... alguns..

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 07:35:32 »
Citação de: Luz
Bom, eu nem sei se era fêmea, mas é possível. Contudo, o felino também era um filhote que arriscava suas primeiras caçadas, quando se deparou com o outro filhote e aparentemente sem saber o que fazer, o adotou. Pode não ser compaixão a melhor palavra, mas simbolicamente se encaixa à situação. Acho que esse vídeo está no tópico de melhores vídeos aqui do fórum.

Provavelmente é uma fêmea, pois entre os  felinos comummente é a fêmea responsável pela caça, geralmente felinos antes do ataque localizam o animal mais fraco, para poupar energia, assim um filhote sem defesa seria a preza perfeita. Quem sabe a reação do felino seria diferente se o mesmo não tivesse abatido a mãe do primata.
Caso o felino se deparasse com o filhote perdido só, acho que a reação seria outra, certamente iria virar almoço.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 08:05:23 »
Citação de: Tash
Imagino que a compaixão como sentimento e vontade verdadeira é rara....
Penso que os nossos "Sentimentos", são nada mais que mascaras, formas poetizadas de nomear atos primitivos.
O sentimento de "Compaixão"  não escapa a essa regra,  ao executar um ato de compaixão, mesmo que sem intenção de retorno aparente, estamos em busca de algum retorno pessoal ou vantagens para um grupo de indivíduos que carreguem seus genes(parentesco).

É... acho que é se colocar na situação de outro, e de outro, e de outro... e depois voltar XD (Ok, isso ficou confuso)
rs..rs...
Muito confuso mesmo.
 :olheira:
O fato de nos imaginar-mos na situação de outro, pode causar esse sentimento, mas essa teoria vai por terra quando analisamos os atos de compaixão dos felinos, acho que os felinos não têm a capacidade de criar imaginações. rs...rs...
Caso eu tenha falado alguma besteira grandiosa, peço desculpas, não tenho muito conhecimento de biologia e genética. rs...
 :vergonha:

Eu também, embora ultimamente sinto o mesmo por humanos.... alguns...
rs...rs...rs...
É verdade, são poucos os merecedores, mas existem alguns ainda. rs...rs... :D

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2007, 08:17:01 »
Acho que esse vídeo está no tópico de melhores vídeos aqui do fórum.
Se não for pedir muito, poderia me passar o link para o vídeo.
Muito obrigado.

Luz

• Visitante
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2007, 09:43:09 »

Provavelmente é uma fêmea, pois entre os  felinos comummente é a fêmea responsável pela caça, geralmente felinos antes do ataque localizam o animal mais fraco, para poupar energia, assim um filhote sem defesa seria a preza perfeita. Quem sabe a reação do felino seria diferente se o mesmo não tivesse abatido a mãe do primata.
Caso o felino se deparasse com o filhote perdido só, acho que a reação seria outra, certamente iria virar almoço.

Realmente é uma fêmea, um filhote inexperiente ao que parece. Tenha que explicação tiver é muito interessante.

Acho que esse vídeo está no tópico de melhores vídeos aqui do fórum.
Se não for pedir muito, poderia me passar o link para o vídeo.
Muito obrigado.

Aqui está.     Por nada!  :)

Offline Tash

• Nível 32
  • *
    • http://about.me/alganet
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2007, 15:41:49 »
Imagino que a compaixão como sentimento e vontade verdadeira é rara....
Penso que os nossos "Sentimentos", são nada mais que mascaras, formas poetizadas de nomear atos primitivos.
O sentimento de "Compaixão"  não escapa a essa regra,  ao executar um ato de compaixão, mesmo que sem intenção de retorno aparente, estamos em busca de algum retorno pessoal ou vantagens para um grupo de indivíduos que carreguem seus genes(parentesco).

Nem sempre a compaixão é por humanos, nesse caso a hipótese de "vantagens pra quem carrega meus genes" é meio furada. Pessoas também tem compaixão por outros animais.

Acho que a compaixão no fundo é querer que outro ser sinta-se bem, é dar a mesma (ou maior) importância ao bem estar do outro em relação ao bem estar se si.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!