É claro que me baseio em exemplos que conheço pessoalmente. Pego o exemplo do pessoal que mora em casa. A mulher-macho do meu pai não sabe educar ninguém, e meu pai é completamente omisso também. As filhas delas são imprestáveis. Nunca estudaram, não se importam em trabalhar e tem aquele "jeitinho brasileiro" de fazer as coisas. Ela tem uma criança mais nova, essa criança dorme com a irmã vadia que também mora aqui. Como ela não educa, e deixa a irmã vadia tratar ela só gritando e o caralho a quatro com a menina, a pequena está ficando igual e também não vai ser ninguém da vida*. Eu, embora tenha vivido nessa casa também desde os 10 anos, tive a sorte de ter excelentes amigos. Gente que me ensinou o que certo e o que é errado. Não me deixei influenciar pelas pessoas que moram aqui. Tanto que sou completamente desligado daqui de casa. É bem pessoal, mas por exemplo, ninguém aqui sequer soube quando eu perdi a virgindade.
Aí, vocês vão me dizer: mas com boa criação o filho pode querer se afastar da família também. E eu digo: pode. Mas o que acontece é que a família deve perceber isso e ver se o filho está com problemas e trazê-lo de volta. A opinião de uma mãe e de um pai que um filho admira valem muito mais que a opinião de um colega de classe qualquer.
Pego exemplo de um amigo meu, mãe professora. O cara é um excelente amigo, uma ótima pessoa. Ele é meu amigo de infância, lembro que no auge dos nossos 10 anos de idade, ele comentava que não iria assistir Cine Privé porque tinha conversado com o pai e o pai não deixou. O pai dele conversou que ele não tinha idade, que deveria esperar um pouco. Explicou e convenceu o filho. Não simplesmente enfiou uma porrada nele, gritou com o moleque e ameaçou ele dormir para fora de casa.
Ainda continuando no meu exemplo. Hoje eu percebo que tenho certos comportamentos iguais aos da minha família e me arrepio com isso.... Eles tem ótimas coisas que eu deveria aprender, como por exemplo a predisposição à trabalhar do meu pai. Mas ainda asism, em matéria de relacionamentos eles são um fracasso extremo. E eu sou quase isso por consequência.
* E o pior disso tudo é que você não pode fazer nada. Meu pai é um corno manso, se eu bater de frente com a mulher dele, ele se dói todo. Antes até dava para conversar e educar a pequena, mas a influência maldita é mais forte. Vem de ícones que ela considera mais que eu.