Autor Tópico: Por que em geral Homens tem facilidade com matemática e mulheres com línguas?  (Lida 5813 vezes)

Offline Arquimedes

• Nível 13
  • *
Olá pessoal,

Desde meus tempos de Estudante secundarista eu já havia percebido que em geral os homens se saem melhor em matemática e as mulheres em línguas. Por que será que isso acontece? Será uma predisposição genética na configuração dos cérebros masculino e feminino? Bem, eu não tenho as respostas, mas suspeito que no caminho evolutivo dos sexos houve uma seleção maior para o racicionio Espacial-lógico-matemático nos homens e línguas e comportamento nas mulheres. Se algum colega tiver uma hipótese ou explicação para tal fenômeno ficarei agradecido se postar suas idéias. :)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Por que em geral Homens tem facilidade com matemática e mulheres com línguas?
« Resposta #1 Online: 11 de Julho de 2007, 22:21:18 »
Nas últimas décadas as mulheres começaram a estuduar tanto quanto os homens, ingressar nas faculdades e assumir profissões antes consideradas masculinas, como a Medicina. Atualmente as mulheres viraram o jogo e já são maioria nas faculdades. Exceto nas ciências exatas. Nas ciências humanas e nas biológicas as mulheres já superaram os homens em número, mas nas exatas os homens ainda são maioria absoluta. Não sei por que é assim, mas como faço Engenharia eu só lamento essa falta de mulher :lol:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
Re: Por que em geral Homens tem facilidade com matemática e mulheres com línguas?
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2007, 23:04:38 »
Engenharia? você não sabe como está bem... na Física é que a gente sofre.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2007, 23:23:18 »
Adoro mulheres com facilidade na língua!

Offline Porto

• Nível 12
  • *
« Resposta #4 Online: 12 de Julho de 2007, 00:40:32 »
P.S.: Algum moderador podia mover essas piadinhas para um tópico apropriado.
Por favor

Mas vocês já perceberam como o numero de mulheres em profissões que eram consideradas masculinas aumenta ano a ano?
Já existem pedreiras, funileiras, borracheiras, motoritas de onibus/caminhão, controladoras de tráfico aéreo, traficantes de drogas, engenheiras, físicas, bandeirinhas de futebol.

É por isso que eu digo, profissão pra macho mesmo hoje em dia só Drag Queen
Isso sim que é profissão pra homem!
« Última modificação: 12 de Julho de 2007, 00:45:07 por Porto »
"The computers are useless, they can only give you answers."
"Os computadores são inúteis, eles podem apenas lhe fornecer respostas."
- Pablo Picasso
"....mas há que notar que na época de Pepino, o breve, diriam que é praticamente herético usar manteiga e azeite de oliva na mesma refeição."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #5 Online: 12 de Julho de 2007, 00:52:45 »
É que em algumas profissões elas já são maioria. Em outras, longe disso.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
Re: Por que em geral Homens tem facilidade com matemática e mulheres com línguas
« Resposta #6 Online: 12 de Julho de 2007, 01:30:45 »
P.S.: Algum moderador podia mover essas piadinhas para um tópico apropriado.

Piadinhas movidas:

../forum/topic=12107.0.html
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #7 Online: 12 de Julho de 2007, 01:41:00 »
[achismo]

Durante a pré-história os homens exercitavam mais a lógica durante a caça e na contagem de rabanhios enquanto as mulheres se preocupavam mais em passar a cultura do povo para os filhos.

[/achismo]

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #8 Online: 12 de Julho de 2007, 16:07:01 »
Sim, certamente é por aí.

Nao vejo por que não possa haver uma tendência a certas atividades por parte de homens e outras por parte de mulheres. Acho que o "machismo" há muito deixou de colar para explicar a grande diferença entre os sexos em atividades específicas. A esmagadora maioria, senão todos, dos grandes fisiologistas e cientistas naturais da história foram homens, e nem por isso as mulheres são minorias em cursos destas áreas. Em alguns são maioria, inclusive. Por outro lado, apesar de praticamente todos os maiores matemáticos, físicos, engenheiros, etc, da história terem também sido homens, não se observa a mesma migração feminina para estas áreas hoje em dia.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #9 Online: 12 de Julho de 2007, 16:14:38 »
Toda boa regra tem excessão  :)

Apesar de sempre ter me saído muito bem em história, literatura e gramática eu prefiro as exatas  :ok:

Minha tese estava tão recheada de cálculos gigantes que a banca nem acreditou que eu tivesse feito  |( (machistas!)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 12 de Julho de 2007, 16:28:16 »
Sim, certamente é por aí.

Nao vejo por que não possa haver uma tendência a certas atividades por parte de homens e outras por parte de mulheres. Acho que o "machismo" há muito deixou de colar para explicar a grande diferença entre os sexos em atividades específicas. A esmagadora maioria, senão todos, dos grandes fisiologistas e cientistas naturais da história foram homens, e nem por isso as mulheres são minorias em cursos destas áreas. Em alguns são maioria, inclusive. Por outro lado, apesar de praticamente todos os maiores matemáticos, físicos, engenheiros, etc, da história terem também sido homens, não se observa a mesma migração feminina para estas áreas hoje em dia.

Isso aí não cola porque as mulheres só começaram a virar maioria nessas áreas de uns quarenta anos para cá. Por séculos todas as atividades intelectuais do Ocidente foram quase exclusividade masculina, então em todas as áreas: ciências, artes, política, filosofia; os grandes gênios são todos homens exceto por pouquíssimas excessões. Somente mais recentemente que a Civilização Ocidental abriu as portas para as mulheres. O que causa estranheza por enquanto é o fato de as mulheres estarem muito menos representadas nas ciências exatas do que nas outras áreas.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 12 de Julho de 2007, 17:39:30 »
É, resumindo o que o Gabriel escreveu, essa já é uma questão cultural.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #12 Online: 12 de Julho de 2007, 17:46:53 »
Aí eu não sei. Não sei se é cultural ou biológico as mulheres terem menos interesse em exatas...

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 12 de Julho de 2007, 17:49:18 »
Quem escreve cartinhas e tudo o que vê quando é criança...? Acho que é por aí.... Sei não....  :?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Por que em geral Homens tem facilidade com matemática e mulheres com línguas
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2007, 18:05:52 »
Mas as mulheres não escrevem mais que os homens! Pelo menos livros. Se a lista de mais vendidos do Submarino serve como amostragem, na desta semana temos seis mulheres (Rhonda Byrne, Asne Seierstad, Zíbia Gaspareto, J.K. Rowling, Barbara Peise e Marian Keyes) contra dezesseis homens (sem contar os espíritos co-autores dos livros da Zíbia :lol:) e um que pelo nome não deu para identificar o sexo:
Mais vendidos Submarino

Então ou os homens escrevem mais livros ou eles vendem mais mesmo.

Eu acho que, embora se possa dizer que os homens dominam as exatas, não há nenhuma área que se possa dizer ser feminina, pois mesmo onde as mulheres são maioria, na maioria das vezes elas são maioria por uma margem apertada.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 12 de Julho de 2007, 18:26:19 »
Aí eu não sei. Não sei se é cultural ou biológico as mulheres terem menos interesse em exatas...
Me referi a "A esmagadora maioria, senão todos, dos grandes fisiologistas e cientistas naturais da história foram homens, e nem por isso as mulheres são minorias em cursos destas áreas."

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 12 de Julho de 2007, 18:33:50 »
Me referi a "A esmagadora maioria, senão todos, dos grandes fisiologistas e cientistas naturais da história foram homens, e nem por isso as mulheres são minorias em cursos destas áreas."

Não foi essa minha crítica. Minha crítica foi ao uso da palavra "história", em vez da palavra "atualidade". É claro que a maioria dos grandes nomes da fisiologia na história é de homens porque a história dos homens na fisiologia é muito mais longa. Há vinte ou trinta anos os homens ainda eram maioria esmagadora. Há uns cinqüenta de repente os homens não eram nem a maioria, mas a totalidade!

O argumento do Procedure não procede porque ele compara a quantidade de grandes nomes na história com as proporções homem/mulher de hoje. Se fosse a comparação entre os grandes nomes de hoje e a proporção de hoje aí sim faria sentido.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #17 Online: 12 de Julho de 2007, 21:03:58 »
Ah, sim, sim..

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #18 Online: 15 de Julho de 2007, 11:49:13 »
Se você quiser saber sobre o assunto sem gastar muito dinheiro, aproveita que ainda está nas bancas:

Qual é o papel da evolução, do ambiente e da cultura sobre a forma como homens e mulheres pensam, agem, amam e dão sentido ao mundo? A edição especial nº 10 de Mente & Cérebro aborda as diversas facetas dessa questão, incluindo temas polêmicos como homossexualidade, orgasmo, perversão e violência. O que o balanço dessa comparação minunciosa tem mais de fascinante, porém, parece ser justamente a riqueza e a ambivalência da essência humana.

O poder dos hormônios
Doreen Kimura
Padrões de comportamento e de repertório cognitivo refletem influências endócrinas na química cerebral

Coisas de mulher
Simon Baron-Cohen
Preocupação com os sentimentos dos outros torna o funcionamento psíquico feminino mais sutil e elaborado

Engrenagens do cérebro masculino
Simon Baron-Cohen
O cérebro dos homens organiza os pensamentos como se fossem sistemas geométricos

Orgasmo: dez segundos de êxtase
Jonathan Margolis
O jorro de seratonina que acompanha o ápice sexual é a droga mais popular do planeta

Entre Iguais
Suzana Herculano-Houzel
Mecanismos neurais próprios do desenvolvimento determinam as bases biológicas da sexualidade

Arquitetura da diversidade
Larry Cahill
Diferenças no funcionamento cerebral dão origem a terapias específicas para cada sexo

O corpo e a cultura
Cláudia Vianna e Daniela Finco
A socialização influencia não só a cognição e o comportamento, mas também as habilidades motoras

Meninos e Meninas
David Dobbs
Segundo psicóloga de Harvard, no início da vida o papel dos hormônios é maior que o da cultura

Na sala de aula
Laura Battaglia Pires Cavalcante
Diferenças de desempenho escolar parecem refletir projeções subjetivas e sociais

Quem mente mais
Ulrich Kraft
Faltar com a verdade pode ser sinal de competência social

A dança do ciúme
Christine Harris
Para evolucionistas, “módulo inato” processa emoção de forma variada nos homens e nas mulheres

Intrigas e agressões
Gerhard Roth, Monika Lück e Daniel Strüber
Elas são boas na dissimulação: eles perdem o controle mais facilmente

O masculino e o feminino na perversão
Leandro Alves Rodrigues dos Santos
Mesmo reconhecendo as leis e as convenções sociais, o perverso insiste em burlá-las

Desafios do tempo
Joel Rennó Jr.
A menopausa marca o fim do período reprodutivo da mulher, mas não é comparável à “andropausa”

Saindo do sótão
Moacir Scliar
Território tradicionalmente masculino, hoje a literatura tem forte presença feminina
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #19 Online: 15 de Julho de 2007, 11:57:32 »
Um texto polêmico com uma possível pista sobre porque os homens se destacam mais em diversas áreas do que as mulheres:

../forum/topic=12153.0.html#msg222596

Geoffrey Miller traz uma nova teoria sobre por que o cérebro humano é tão mais desenvolvido que o dos outros animais. Ele sugere que foram as mulheres que nos fizeram mais inteligentes. Até hoje, homens selecionam mulheres bonitas, mas mulheres selecionam homens inteligentes. Elas namoram mauricinhos, mas casam-se com o que chamam de "homem-cabeça".

Offline Res Cogitans

• Nível 14
  • *
« Resposta #20 Online: 15 de Julho de 2007, 12:37:42 »
Ele, Ela
O cérebro masculino e o feminino são bem diferentes em termos de arquitetura e atividade. Pesquisas sobre essas variações podem levar a tratamentos mais adequados a cada sexo para problemas como depressão e esquizofrenia.
por Larry Cahill

on-line 0800:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/ele_ela.html
« Última modificação: 15 de Julho de 2007, 18:27:50 por Res Cogitans »
"Conhecer a verdade não é o mesmo que amá-la, e amar a verdade não equivale a deleitar-se com ela" Confúcio

Offline Týr

• Nível 36
  • *
  • ?
    • »Costa Advocacia«
« Resposta #21 Online: 15 de Julho de 2007, 16:53:51 »
Um dia vi uma reportagem no Discovery falando sobre isso

Os homens em geral tem maior capacidade nas áreas exatas, e de trabalhos que sejam necessárias habilidades espaciais (operar máquinas, etc), inclusive foi demonstrado com alguns exemplos práticos.

Já as mulheres tem mais facilidade para se comunicar, e memória, dado exemplos também.

Dizem que é biológico, e que o cérebro do homem é mais desenvolvido para as funções supracitadas, e a das mulheres para outras funções, mas há exceções, homens bons em comunicação, e mulheres em lógica, isso segundo a reportagem se deve a hormônios, antes mesmo do nascimento da criança.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #22 Online: 19 de Julho de 2007, 15:46:04 »
Filhos reduzem drasticamente a produção científica de qualquer mulher  ::)

Eu admito isso  :P

Offline Daniboy

• Nível 21
  • *
  • "Penso, logo, sou ateu."
    • The Richard Dawkins Foundation for Reason and Science
« Resposta #23 Online: 19 de Julho de 2007, 16:39:20 »
Nunca vi isso sobre matemática, eu sou péssimo em matemática e razoável em português...
"Afirmar que "Deus fez isso" não é nada mais do que uma admissão de ignorância vestida enganadoramente como uma explicação."
Peter Atkins

"Sou ateu apenas porque Deus não existe. Se existisse e fosse como dizem as religiões, eu o odiaria!"

"Os teístas distorcem seus conhecimentos devido a suas crenças, os ateus distorcem suas crenças devido a seus conhecimentos."

Offline Nero

• Nível 10
  • *
  • Sou o Imperador Artista de Roma
« Resposta #24 Online: 19 de Julho de 2007, 17:19:26 »
Já eu sou intermediário: Não sou ruim em comunicação, mas também não sou ótimo. Já em exatas... eu me garanto. Na escola as minhas amigas me pedem resposta do dever de matemática.
Eu sou Nero, o imperador
Que sentiu dor,
Que provocou dor,
Um artista amador.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!