Valeu, Stéfano! Não sei por que, na minha cabeça colonoscopia precisa que o paciente "apague". É verdade?
Exames endoscópicos são feitos sob sedação, não sob anestesia geral. Na anestesia geral os medicamentos (em parte) são outros e a supressão do sistema nervoso central é profunda o suficiente para necessitar da presença de anestesista e assistência respiratória, pois há interrupção da respiração espontânea. Na sedação a depressão é mais leve, não deve haver depressão respiratória. Como há grande variação na sensibilidade aos sedativos de pessoa para pessoa, o recomendado é a chamada
sedação consciente, onde a pessoa estaria com o equivalente a um sono pesado o suficiente para minimizar o desconforto mas leve o suficiente para não ter depressão respiratória e permitir que você seja capaz de ajudar com o exame (mudar de posição quando solicitado, respirar fundo, engolir, etc).
O desconforto com o exame varia muito, geralmente sendo pior se você vai ao exame ansioso. Geralmente exames de pessoas com sensibilidade aumentada (como na síndrome do inestino irritável, onde o exame é normal) são muito mais desconfortáveis do que em portadores de câncer, por exemplo. Diz a lenda que muitos japoneses fazem a colonoscopia sem sedação ou com a sedação bem leve - já endoscopia a rotina até pouco tempo era de fazer sem sedação por lá.
Ah, e faça um preparo bem feito para o exame. Se for bem feito, o exame é muito menos desconfortável e significativamente mais rápido.