Dodô, não se preocupe com o que falam sobre depressão. Depressão é uma doença como qualquer outra, tratável e controlável (nem sempre curável, é verdade). Esse preconceito com doenças psicológicas/psiquiátricas é primitivo... as pessoas não encaram o cérebro como parte do corpo (

). Não se deixe abater pela falta de compreensão alheia.
Com certeza que aos 40 todos querem estar mais que estáveis, mas nem sempre a vida nos permite. Meu pai deu tantas guinadas na vida, que para mim é até normal, sabia? Aos 38 ele abriu falência, perdeu tudo e recomeçou do zero. E é assim que funciona... a gente bate a poeira e levanta "pra cair de novo".
Quanto aos quilinhos a mais, eles incomodam (eu sei), mas procure ver que seus filhos não deixarão de amá-lo por estar gordinho, nunca sentirão vergonha de você. Eu também sei o quanto é difícil perder os quilos extra, mesmo querendo muito... mas tudo tem um começo. Nestas horas, talvez a filosofia dos AA funcione... pense num dia de cada vez.
Uma das poucas partes da bíblia que eu gosta dizia que "A cada dia, basta o seu próprio mal". Ou seja, shit happens, mas nos preocupemos com a :shit: diária... não antecipemos a :shit: de amanhã!

Ou como diria Jack, "vamos por partes"...